Rio sedia seletiva para a maior disputa mundial de profissões técnicas

Treze competidores se digladiam em busca do sonho de representar o país na WorldSkills no próximo ano

O Rio de Janeiro sedia, nesta semana, as seletivas da WorldSkills , maior competição mundial de profissões técnicas, na ocupação de Soldagem. Ao todo, são 13 competidores, divididos em dois turnos, que estão em busca da medalha de ouro. O aluno do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) do Gama, no Distrito Federal, Antônio Pedro Breno Silva, é um dos participantes. O vencedor vai ficar mais próximo de representar o Brasil na WorldSkills, que será realizada em outubro do ano que vem em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.

Os jovens já passaram pela ambientação. Um dia inteiro para reconhecer o posto de trabalho, parâmetros das máquinas e ferramentas utilizadas durante a competição. Depois, os competidores tiveram acesso ao corpo da prova e iniciaram as tarefas – de dificuldade e padrão internacional - realizaram o exame de radiografia, fratura, visual e pressão hidrostática, todas descritas em norma.

Nesta quinta-feira (14), eles encaram seis horas de prova, sob pressão, calor e nervosismo. A disputa continua nesta sexta-feira (15), onde cada competidor terá de concluir a soldagem de um vaso de pressão de água e ar. O resultado também será divulgado nesta sexta-feira.

PARA VOCÊ ENTENDER - O vaso de pressão é um dos itens determinantes para conhecermos o representante brasileiro na WorldSkills 2017. Os avaliadores vão levar em consideração a montagem, leitura do projeto, e diversos processos de soldagem, como a MAG ( Metal Active Gas ) com arame tubular e sólido, eletrodo revertido e a solda  TIG ( Tungsten Inert Gas ) com alumínio e inox.

“A avaliação envolve todos os processos que são abordados nos cursos de qualificação profissional da área. Além disso, os vasos serão submetidos a vários níveis de pressão para testar a qualidade da soldagem”, explica o técnico do estudante brasiliense, Ademir Cavalcante.

A escolha do Rio de Janeiro para abrir a seletiva de Soldagem não foi por acaso. A unidade do SENAI do bairro Maracanã abriga o Instituto SENAI de Tecnologia em Solda. O espaço se destaca por sua infraestrutura e equipamentos modernos. A unidade é referência nacional na educação profissional na área de soldagem e atua com forte presença no desenvolvimento de tecnologia e inovação para o setor.

SENAI GAMA - No Distrito Federal, o SENAI Gama é referência quando o assunto é soldagem. A unidade oferece cursos nos processos a Arco Elétrico com Eletrodo Revestido, TIG ( Tungsten Inert Gas ) e MAG/MIG ( Metal Active Gas ), que são itens avaliados nas provas da WorldSkills. “Temos equipamentos modernos e um corpo técnico qualificado. Trazemos o que há de mais moderno para as salas de aula. Nós formamos profissionais olímpicos”, ressalta a coordenadora de administração da unidade, Luciana Katta.

SELETIVAS WS - As seletivas para a WorldSkills acontecem em 32 cidades de várias regiões do Brasil. Ao todo, são 407 estudantes de até 21 anos, divididos em 43 ocupações. Os melhores serão treinados para representar o Brasil na 44ª WorldSkills.

Relacionadas

Leia mais

VÍDEO: A WorldSkills vem aí. Você sabe o que é a competição?
DF conquista oito medalhas nas Seletivas WorldSkills 2017; Quatro são de ouro
Dupla gaúcha vence seletivas de Mecatrônica e pode representar o Brasil na Worldskills 2017

Comentários