Cresce a participação dos importados no consumo nacional

Estudo da CNI e da Funcex mostra que, com a valorização do real, o Brasil perdeu espaço para os concorrentes estrangeiros nos mercados interno e externo

Com a leve recuperação do consumo e a valorização do real frente ao dólar, a indústria brasileira  aumentou as importações. A participação dos produtos importados no consumo nacional subiu de 16,4% para 16,8%, a preços constantes, no acumulado de julho de 2016 a junho deste ano. No mesmo período, a participação das vendas externas no valor da produção da indústria de transformação ficou em 15,6%, quase o mesmo registrado no acumulado de janeiro a dezembro de 2016. As informações são do estudo Coeficientes de Abertura Comercial, divulgado nesta terça-feira (12) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI)

O estudo alerta que o desempenho dos quatro coeficientes -  dois que avaliam as exportações e dois que medem a participação das importações no mercado doméstico - indica o aumento das dificuldades de competição dos produtos brasileiros. "A evolução dos coeficientes mostra que o desafio continua sendo a elevação da competitividade da indústria", diz o estudo feito em parceria com a Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior (Funcex).

"Os resultados, em 2017, refletem a fragilidade do ganho de competitividade baseado na depreciação do real e tornam novamente evidente a baixa competitividade do país frente aos concorrentes estrangeiros. A baixa competitividade significa maiores dificuldades para as empresas e pode comprometer a retomada do crescimento econômico", afirma a economista da CNI Samantha Cunha. 

De acordo com o trabalho, o aumento da participação das importações no mercado doméstico e a interrupção da recuperação do coeficiente de exportação deve-se, especialmente, à instabilidade e à valorização da moeda nacional frente ao dólar. Em 2016, o real se valorizou 6,6%. 

SETORES - Nos últimos 12 meses, o coeficiente de exportação caiu em nove dos 23 setores da indústria de transformação. As maiores quedas frente a 2016 foram nos setores de fumo, outros equipamentos de transporte (reboques, aviões, navios) e têxteis. O maior aumento das exportações em relação à produção foi registrado nos setores de veículos automotores e de madeira. 

O coeficiente de penetração das importações, que mede a participação dos produtos estrangeiros no consumo nacional,  cresceu na maioria dos setores,  especialmente nos de coque (espécie de carvão mineral), derivados do petróleo, bicombustíveis, produtos têxteis, máquinas e materiais elétricos e farmacêutico. "Apenas outros equipamentos de transportes, máquinas e equipamentos e fumo registraram queda no coeficiente de penetração das importações a preços constantes", afirma o estudo. 

Conheça os quatro coeficiente de abertura comercial

1. Coeficiente de exportação: O indicador mede a participação das vendas externas no valor da produção da indústria de transformação. Com isso,  mostra a importância do mercado externo para a indústria. Quanto maior o coeficiente, maior é a importância do mercado externo para o setor. O Coeficiente de Exportação a preços constantes, que exclui os efeitos das variações de preços, caiu de 15,7% em 2016 para 15,6% no acumulado em 12 meses encerrado em junho deste ano. Isso significa que a indústria de transformação brasileira exportou 15,6% da produção.

2. Coeficiente de penetração de  importações:  O indicador mede a participação dos produtos importados no consumo brasileiro. Quanto maior o coeficiente, maior é a participação de importados no mercado interno. O coeficiente de penetração das importações a preços constantes subiu  para 16,8% no acumulado em 12 meses encerrado em junho de 2017. Isso significa que entre todos os produtos consumidos no país naquele período, 16,8% foram importados.

3. Coeficiente de insumos industriais importados: O indicador mede a participação dos insumos industriais importados no total de insumos industriais adquiridos pela indústria de transformação. Quanto maior o coeficiente, maior é a utilização de insumos importados pela indústria. O indicador ficou em 23,1% a preços constantes no acumulado em 12 meses terminado em junho de 2017. Isso significa que do total de insumos industriais consumidos pela indústria de transformação naquele período, 23,1% foram importados.

4. Coeficiente de exportações líquidas: O indicador mostra a diferença entre as receitas obtidas com as exportações e as despesas com a importação de insumos industriais, ambos medidos em relação ao valor da produção. Se o coeficiente é positivo,  a receita com  exportação é maior do que os gastos com importações de insumos industriais. No acumulado em 12 meses terminado em junho de 2017, o coeficiente ficou em 4,3% a preços constantes. Em 2014, era negativo em 0,5%. 

SAIBA MAIS  - Acesse a página dos Coeficientes de Abertura Comercial para ter todos os detalhes do estudo.

Relacionadas

Leia mais

Economia brasileira manterá crescimento gradual nos próximos meses, avalia CNI
CNI defende aceleração do acordo comercial com México
Governos de Brasil e Argentina mostram sintonia inédita e relação bilateral avança

Comentários