Confiança do empresário melhora, mas pessimismo permanece

De acordo com a pesquisa, há 20 meses o empresário está com falta de confiança. Além disso, a alta no índice em novembro foi insuficiente para recuperar a queda de 3,9 pontos dos quatro meses anteriores e está 8,4 pontos abaixo do registrado em novembro de 2014

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) cresceu 1,4 ponto em novembro frente a outubro e atingiu 36,4 pontos. No entanto, o indicador está abaixo da linha divisória dos 50 pontos, o que sinaliza pessimismo, revela pesquisa divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) nesta quarta-feira (18). O ICEI varia de zero a cem pontos. Quanto mais abaixo de 50 pontos, maior e mais disseminada é a falta de confiança.

De acordo com a pesquisa, há 20 meses o empresário está com falta de confiança. Além disso, a alta no índice em novembro foi insuficiente para recuperar a queda de 3,9 pontos dos quatro meses anteriores e está 8,4 pontos abaixo do registrado em novembro de 2014.  “O crescimento do ICEI é positivo, mas ainda é cedo para se falar em tendência de recuperação da confiança do industrial”, destaca o documento da CNI.

Todos os componentes do ICEI, que medem a percepção dos empresários em relação à situação atual e o futuro das empresas e da economia, se mantêm abaixo dos 50 pontos. No entanto, a alta do indicador ocorreu, sobretudo, pela melhora da percepção das grandes empresas, cujo índice foi de 35,7 pontos em outubro para 37,7 pontos em novembro. O ICEI das pequenas empresas registrou 35,3 pontos e o das médias indústrias assinalou 35,1 pontos.

Essa edição do ICEI foi feita entre 3 e 12 de novembro com 3.001 empresas de todo o país. Dessas, 1.185 são pequenas, 1.139 são médias e 677 são de grande porte.

SAIBA MAIS - Acesse a página do Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) para todos os detalhes da pesquisa.
 

Relacionadas

Leia mais

Presidente da CNI diz que crise ética minou credibilidade do país
Governo americano discute com empresários brasileiros como derrubar barreiras ao comércio
Metade dos moradores da região Sudeste reduziu atividades de lazer em função da crise

Comentários