Confiança da indústria na economia diminui em abril, segundo CNI

Segundo Índice de Confiança do Empresário Industrial, a Indústria percebeu piora das condições atuais e das expectativas da economia em relação aos últimos seis meses

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) recuou 1,3 ponto na passagem de março para abril de 2024. Apesar da queda, o indicador da Confederação Nacional da Indústria (CNI) registrou 51,5 pontos no quarto mês do ano e segue acima da linha dos 50 pontos, que separa confiança de falta de confiança. Foram consultadas 1.238 empresas de todos os portes, entre os dias 1º e 5 abril.


“Quando perguntados sobre as próprias empresas, os industriais demonstram confiança, mas há uma maior preocupação quando o questionamento é sobre a economia atual e o cenário econômico futuro”, explica do gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo.


Essa preocupação fica clara ao analisarmos, detalhadamente, os componentes do ICEI, pois o recuo foi mais intenso nos indicadores relativos à economia brasileira.

No Índice de Condições Atuais, que mensura a percepção das condições correntes da economia brasileira e da empresa, houve uma queda de 1,8 ponto – de 47,5 pontos em março para 45,7 pontos em abril. Isso mostra que essa percepção negativa aumentou e está mais disseminada entre os industriais quando comparada com março.

O Índice de Expectativas passou de 55,4 pontos em março para 54,4 pontos em abril, porém, mesmo com a queda, o indicador segue acima da linha divisória de 50 pontos. O dado indica que os empresários industriais têm expectativas para os próximos meses, mas estão com o otimismo mais moderado.

Sobre o ICEI

O ICEI consulta empresários industriais para prever o desempenho e sinalizar as mudanças de tendência da produção da indústria. A pesquisa é mensal e coleta as informações necessárias para a construção do ICEI e da Sondagem Industrial e da Sondagem Indústria da Construção.

Relacionadas

Leia mais

Exportações de bens de capital foram recorde em 2023
CNI lança cartilha para empresários sobre linhas de crédito da Nova Indústria Brasil
Custos da indústria sobem e ficam 30% acima do período pré-pandemia, aponta CNI

Comentários