Confiança do empresário continua baixa, informa CNI

Mesmo com o aumento, o índice continua inferior a 50 pontos, o que indica falta de confiança dos empresários

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) ficou em 45,2 pontos em dezembro, 0,4 ponto acima do registrado em novembro, interrompendo a queda do indicador. Mesmo com o aumento, o índice continua inferior a 50 pontos, o que indica falta de confiança dos empresários. Foi o nono mês consecutivo que o ICEI ficou abaixo da linha divisória dos 50 pontos, informa a pesquisa divulgada nesta sexta-feira (12), pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) . Os indicadores variam de zero a cem pontos. Acima de 50 mostram empresários confiantes.

A melhora do ICEI em dezembro é deve-se à recuperação das perspectivas dos empresários sobre o desempenho das empresas e da economia nos próximos seis meses, diz a CNI. O indicador de expectativas aumentou de 48,2 pontos em novembro para 49,2 pontos, aproximando-se da linha divisória de 50 pontos, que separa as perspectivas pessimistas das otimistas.

A pesquisa revela que a confiança melhorou principalmente nas grandes empresas, segmento em que o ICEI cresceu 0,9 ponto em relação a novembro e alcançou 46,3 pontos em dezembro. Nas pequenas empresas,  o  indicador caiu 0,2 pontos, para 44,4 pontos,  e, nas médias, aumentou 0,3 ponto e ficou em 44 pontos.

Esta edição do ICEI foi feita entre 1º e 10 de dezembro com 2.758 empresas. Dessas, 1.061 são de pequeno porte, 1.047 são médias e 650 de grande porte.

SAIBA MAIS - Acesse a página do Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) para ver todos os detalhes da pesquisa.

Relacionadas

Leia mais

Definidos os curadores que disputam o Prêmio Marcantonio Vilaça
Projeto Verão Espetacular, da TV Globo, tem apoio do SESI
Economia brasileira dá sinais de recuperação, mas incertezas  políticas podem comprometer retomada, alerta CNI

Comentários