Definidos os curadores que disputam o Prêmio Marcantonio Vilaça

O Prêmio selecionou seis curadores emergentes para uma premiação inédita

A quinta edição do Prêmio foi aberta com uma exposição no Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro

O Prêmio CNI SESI SENAI Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas selecionou seis curadores emergentes para uma premiação inédita. Eles foram escolhidos a partir das propostas de curadoria apresentadas. A partir de agora, todos vão receber acompanhamento para o desenvolvimento desses projetos que serão novamente submetidos a julgamento.
Nessa etapa, foram selecionados: Divino Sobral (GO), Douglas de Freitas (SP), Kamilla Nunes (SC), Orlando Maneschy (PA), Raphael Fonseca (RJ) e Renan Araujo (SP). Serão premiados os dois melhores curadores. O resultado será divulgado na abertura da exposição do Prêmio Marcantonio, em abril de 2015, no Museu de Arte Contemporânea ( MAC ), em São Paulo.

Para um dos curadores do Prêmio, Marcus Lontra, a presença desses profissionais no meio artístico está cada vez mais evidente. “Exposições coletivas, temáticas e retrospectivas exigem um profissional bem preparado que consiga sintetizar todo o trabalho e apresentar um projeto que permita uma leitura mais fácil”, disse. Lontra também ressaltou que a intenção é reconhecer e incentivar esse trabalho. Ouça aqui


ARTISTAS SELECIONADOS – Em novembro, foi divugada a lista dos 30 artistas selecionados nesta quinta edição do Prêmio. O grupo com representantes de vários estados participa da exposição no MAC, quando também serão conhecidos os cinco vencedores.
Confira a relação de artistas . O Prêmio Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas é uma iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) , do Serviço Social da Indústria (SESI) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) .

MUDANÇAS - Entre as novidades da quinta edição do Prêmio está o aumento do valor da bolsa de pesquisa para os vencedores, que passa de R$ 30 mil para R$ 40 mil. Veja o regulamento . Também foi feita uma parceria com a Universidade Metropolitana de Manchester, da Inglaterra. Um artista e um curador, a serem definidos pela curadoria do prêmio, participarão de uma residência na Faculdade de Artes da universidade inglesa.

 

Relacionadas

Leia mais

Projeto Verão Espetacular, da TV Globo, tem apoio do SESI
Prêmio Marcantonio Vilaça bate recorde de inscrições e divulga artistas selecionados
Prêmio Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas comemora 10 anos com edição especial

Comentários