Confiança da indústria caiu em outubro, afirma CNI

É a maior queda de confiança do ano de 2022, que ocorre, porém, após sucessivos avanços de otimismo do setor industrial ao longo do ano

A confiança da indústria caiu em outubro de 2022, após sucessivos avanços de otimismo do setor industrial ao longo do ano. Esse é o retrato apresentado pelo Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI), da Confederação Nacional da Indústria (CNI). O indicador recuou 2,6 pontos na passagem de setembro para outubro e está em 60,2 pontos. Apesar da queda, o dado mostra que a indústria permanece confiante, pois está acima da linha de corte de 50 pontos, que separa a confiança da falta de confiança. 

De acordo com a economista da CNI Larissa Nocko as expectativas para os próximos seis meses estão mais moderadas, tanto no que diz respeito à visão do empresário para a empresa quanto para a economia brasileira. O Índice de Expectativas recuou 3,2 pontos em relação a setembro, para 61,8 pontos. Ainda assim, por estar acima de 50 pontos, o índice continua demonstrando expectativas otimistas.

O Índice de Condições Atuais recuou 1,5 ponto para 56,9 pontos. Mesmo assim continua em um patamar elevado e apontando melhora da percepção do momento atual da economia brasileira e das empresas em relação aos seis meses anteriores. A avaliação, porém, é mais moderada que em setembro, especialmente na visão dos empresários com relação às condições das suas próprias empresas.

Confira a pesquisa na íntegra:

Sim, nós somos multimídia!

O Banco de Mídia da Indústria traz sonoras de porta-vozes, imagens em vídeo e fotos, e infográficos sobre os temas das pesquisas e de diversos assuntos de interesse da indústria. O acesso é gratuito, basta fazer uma breve inscrição.

Relacionadas

Leia mais

CNI projeta crescimento de 3,1% para o PIB do Brasil em 2022
Confiança da indústria sobe em 27 dos 29 setores analisados em setembro, mostra CNI
Confiança da indústria avança para 62,8 pontos em setembro, mostra CNI

Comentários