Competição desleal se tornou um grave problema para a indústria de transformação, afirma CNI

Pesquisa aponta ainda preocupação do setor com alta carga tributária, baixa procura por bens industriais e elevadas taxas de juros, responsáveis por dificuldades de crédito e maior inadimplência

Os empresários da indústria de transformação perceberam um aumento significativo da competição desleal em 2023. De acordo com a Nota Econômica 31, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), no primeiro trimestre de 2021, a competição desleal foi citada por 10,4% dos empresários como uma dificuldade importante naquele momento. No terceiro trimestre de 2023, entrou para a lista dos três principais problemas ao ser assinalada por 20% dos empresários industriais.

O documento mostra que está cada vez mais difícil competir com a informalidade, contrabando e pirataria. A concorrência desleal só ficou atrás de dois problemas recorrentes: a elevada carga tributária, que foi o principal problema da indústria de transformação, com 37,5% assinalações, e demanda interna insuficiente, atestada por 31,2% dos empresários industriais. As taxas de juros aparecem em quarto lugar com 19,5%.

De acordo com o gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo, entre os 22 setores analisados, a competição desleal ficou no topo do ranking para o setor de Produtos diversos, e como segundo maior problema para os setores de Vestuário e acessórios e Produtos de borracha.


"As consequências desses problemas são perda de competitividade pela alta carga tributária, baixa procura por bens da indústria pela demanda interna insuficiente e dificuldades na obtenção de crédito e maior inadimplência pelas taxas de juros elevadas", diz o economista.


Elevada carga tributária é o principal problema de 14 setores da indústria de transformação

A elevada carga tributária foi o principal problema para 14 dos 22 setores industriais analisados na pesquisa. Mas em três deles, o problema é bastante crítico. Nos setores de Produtos de limpeza, perfumaria e higiene pessoal; Bebidas; e Impressão e reprodução, mais da metade dos empresários marcaram a carga tributária como sua principal dificuldade.

Os setores de Madeira e de Produtos de limpeza, perfumaria e higiene pessoal foram os setores com as maiores variações na quantidade de respostas, com alta de 12,7 pontos percentuais entre o quatro trimestre de 2023 e o terceiro trimestre do ano passado. No setor de Móveis, a variação foi positiva em 12,6 pontos percentuais no período e a preocupação do setor Couros e artefatos de couro aumentou 9,6 pontos percentuais.

Mesmo nos setores que não elegeram a tributação como o principal problema, a carga tributária aparece entre os três principais no último trimestre de 2023.

Baixa procura por bens industriais é o principal problema para 8 setores da indústria de transformação

A demanda interna insuficiente foi o principal problema oito setores: Têxteis; Couros e artefatos de couro; Metalurgia; Minerais não metálicos; Equipamentos de informática, eletrônicos e óticos; Máquinas e materiais elétricos; Produtos de borracha; e Celulose e papel.

Dos 22 setores considerados, 20 elencaram a demanda interna insuficiente dentre os três principais problemas. Ela só não figurou dentre os três maiores entraves para Vestuário e acessórios e Bebidas.

Os setores Couros e artefatos de couro e Equipamentos de informática, eletrônicos e ópticos foram os que registraram maiores altas no quarto trimestre de 2023, em relação ao terceiro trimestre de 2023, com aumentos de 16 e 11,9 pontos percentuais, respectivamente. Outro setor que também observou grandes altas foi de Têxteis, com aumento de 8,9 pontos percentuais. Os setores com as maiores reduções no período são: Vestuário e acessórios, com queda de 13,5 pontos percentuais, e Móveis, com queda de 12,4 pontos percentuais.

Alta taxa de juros segue entre os principais problemas das indústrias

O problema dos juros elevadas não foi classificado como principal para nenhum dos setores, mas. mesmo assim, ainda prejudicam os setores da indústria de transformação. É ainda a segunda questão mais citada na indústria de Veículos automotores e Máquinas e equipamentos. A queda nas assinalações ocorre em sintonia com os consecutivos cortes na taxa básica de juros, Selic

Relacionadas

Leia mais

Fórum Industrial da Mulher Empresária apresenta plano de trabalho para 2024
CNI questiona lei das subvenções no Supremo
Como ampliar negócios em feiras e missões internacionais?

Comentários