CNI e entidades empresarias de vários países apresentam propostas para a reforma da OMC

Na avaliação da Confederação, o aumento do protecionismo e do unilateralismo sobre políticas comerciais, a queda do crescimento do comércio mundial e o aumento da concentração na participação das exportações põem a OMC numa crise sem precedentes

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Câmara de Comércio Internacional (ICC) vão unir forças com organizações empresarias dos Estados Unidos, México, União Europeia e países do Mercosul, na terça-feira (2), em São Paulo, para discutir e apontar um caminho comum aos respectivos governos para a reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC). As entidades vão apresentar propostas para aprimorar a governança do sistema multilateral de comércio mundial.

A OMC vive uma crise sem precedentes. A guerra comercial entre Estados Unidos e China, o crescimento do protecionismo no mundo, e o aumento na concentração das exportações mundiais colocam em xeque a entidade. E, com isso, perde força a organização responsável por regulamentar e fiscalizar o comércio no mundo. Os prejuízos para o Brasil são milionários se a reforma da OMC não se concretizar.

As discussões serão embasadas pelos principais especialistas em comércio do mundo, entre eles Richard Baldwin, professor de economia internacional no Instituto de Pós-Graduação em Estudos Internacionais e de Desenvolvimento em Genebra, onde pesquisa globalização e o comércio desde 1990, e Jeffrey Schott, membro sênior do Instituto Peterson de Economia Internacional para políticas comerciais e sanções econômicas. Também estará presente o chefe de gabinete da OMC, Tim Yeend, além do diretor de política global da Câmara de Comércio Internacioal, Nikolaus Schultze. A ICC representa 45 milhões de empresas no mundo.

SERVIÇO
REFORMA DA OMC: propostas para aprimorar a governança do sistema multilateral de comércio
DATA: 2 de abril
HORÁRIO: 9h às 16h
LOCAL: Rua Surubim, nº 504, 9º andar, Brooklin Novo, São Paulo
 

Relacionadas

Leia mais

CNI apresenta a Agenda Legislativa da Indústria 2019 com 123 propostas para melhorar o ambiente de negócios do Brasil
A digitalização dos serviços públicos e o setor produtivo de TI
Crucial para melhorar o ambiente de negócios

Comentários