Desempenho da indústria da construção cai, mas fica acima do esperado para janeiro

Pesquisa da CNI, em parceria com a CBIC, aponta que queda da atividade e do emprego na passagem de dezembro de 2023 para janeiro de 2024, no entanto o recuo foi mais brando do que a média do mês

Desempenho da indústria da construção em janeiro ficou acima da média para o mês

O desempenho da indústria da construção e do emprego em janeiro caiu na comparação com o mês anterior, ainda assim ficou acima da média para o período. O índice de evolução do nível de atividade da indústria da construção recuou 2,3 pontos e encerrou janeiro em 45,4 pontos. De acordo com a Sondagem Indústria da Construção, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), o recuo afasta o índice ainda mais da linha divisória de 50 pontos, que separa o aumento da queda da atividade. No entanto, o indicador está 1 ponto maior do que a média de 44,4 pontos para meses de janeiro. 

A economista da CNI Paula Verlangeiro explica que recuo do emprego também foi mais brando do que o esperado. O índice de evolução do número de empregados da construção recuou pelo terceiro mês consecutivo. Em janeiro de 2024, o índice caiu 0,6 ponto, para 44,9 pontos. Apesar disso, está acima do comportamento médio dos meses de janeiro, de 44,1 pontos. Os indicadores de atividade e emprego variam de 0 a 100, com uma linha de corte em 50 pontos. Dados abaixo da linha representam queda.


“Embora o nível de atividade e o nível de emprego usualmente sejam mais fracos nesse período do ano, por causa dos feriados, recessos, férias coletivas e até mesmo fatores ambientais que prejudicam o andamento da atividade como chuvas, os dois indicadores continuaram acima do comportamento médio esperado na passagem de dezembro de 2023 para janeiro de 2024”, explica a economista. 


Foram consultadas 333 empresas, sendo 127 pequenas, 132 médias e 74 grandes, entre 1º e 16 de fevereiro de 2024. A pesquisa é feita em parceria com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).

O Índice de Confiança do Empresário Industrial da indústria da construção recuou 2,1 pontos em fevereiro

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) da indústria da construção ficou em 53,4 pontos em fevereiro. Um recuo 2,1 pontos na comparação com janeiro de 2024. A queda não reverte a confiança do setor, mas indica que a confiança está menos intensa e menos disseminada.

Índices de expectativas caem na passagem de janeiro para fevereiro de 2024

Todos os índices de expectativa do empresário em relação nível de atividade, novos empreendimentos e serviços, compra de insumos e matérias-primas e número de empregados caíram na passagem de janeiro para fevereiro de 2024. Mas, apesar da queda, os indicadores encontram-se em patamar positivo, acima dos 50 pontos, indicando expectativas otimistas para os próximos meses.

Relacionadas

Leia mais

Estoques industriais registram terceiro mês de queda, aponta CNI
Onde conseguir crédito para abrir um negócio? O NAC Responde!
O que tem de linha de crédito no mercado?

Comentários