Alta na produção, no emprego e no uso do parque industrial marcam agosto na indústria

Pesquisa da CNI mostra que as expectativas seguem otimistas e os empresários esperam aumento das exportações, do número de empregados e das compras de matérias-primas nos próximos meses

Produção e emprego subiram em agosto na indústria, pelo quarto mês consecutivo, conforme dados da Sondagem Industrial, da Confederação Nacional da Indústria (CNI). A alta também está acompanhada de uma maior aceleração do ritmo de crescimento em relação a julho de 2022.

O índice de evolução da produção registrou 54,5 pontos em agosto de 2022, resultado acima da linha divisória dos 50 pontos, o que significa que a produção aumentou ante o mês anterior. O valor médio para os meses de agosto é de 52,7 pontos. Como o resultado está acima da média para o mês, o resultado indica aumento do ritmo de produção acima da média para o mês.

O comportamento do emprego em agosto subiu, contrariando o que geralmente ocorre nesse período, quando há queda nas contratações. O índice de evolução do número de empregados foi 52,2 pontos, acima da linha divisória de 50 pontos que separa queda de alta do emprego.

A Utilização da Capacidade Instalada (UCI) aumentou 2 pontos percentuais entre julho e agosto de 2022, para 73%. Além de ser o maior valor observado em 2022, é o valor mais alto para um mês de agosto desde 2013, quando o UCI atingiu 74%.

Confira abaixo o comentário do gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo, sobre a Sondagem Industrial.

Índices de expectativas de setembro indicam otimismo do empresário industrial

O índice de expectativa de demanda de setembro de 2022 ficou em 59,3 pontos, apresentando leve queda de 0,4 ponto na comparação com o mês anterior. O índice de expectativa de número de empregados ficou em 53,9, representando leve aumento de 0,2 ponto na passagem de agosto para setembro de 2022. O resultado de setembro de 2022 indica expectativas especialmente elevadas, considerando que o índice alcançou o maior valor desde setembro de 2021.

O índice de expectativa de compras de matérias-primas registrou 56,9, recuo de 0,4 ponto ante agosto de 2022. E o índice de expectativa de quantidade exportada ficou em 52,8 pontos, mantendo relativa estabilidade com relação ao resultado de agosto, quando o índice registrou 52,9 pontos.

Intenção de investimento da indústria avança pelo segundo mês consecutivo

O índice de intenção de investimento avançou em agosto de 2022, alcançando 59 pontos, maior valor entre meses de setembro desde o início da série. O resultado representa um aumento de 2,1 ponto na comparação com o mês anterior. Confira a entrevista na íntegra:

Sim, nós somos multimídia!

O Banco de Mídia da Indústria traz sonoras de porta-vozes, imagens em vídeo e fotos, e infográficos sobre os temas das pesquisas e de diversos assuntos de interesse da indústria. O acesso é gratuito, basta fazer uma breve inscrição.

Relacionadas

Leia mais

Preocupação das empresas com taxa de juros é a maior desde 2016, aponta Sondagem Industrial
Produção e emprego na indústria crescem em maio, aponta Sondagem Industrial
Apenas 10% das empresas usam recursos públicos para inovação, diz sondagem da CNI

Comentários