Enxame de incentivos ao empreendedorismo sustentável 🐝

Com o propósito de difundir a criação de abelhas, Stefânia criou a Urbees, empresa que foca na regeneração não apenas socioambiental, mas também da relação das pessoas com a natureza

Segundo a empreendedora, a questão que a intrigou e motivou foi: por que todo mundo não tem uma colmeia em casa?

Formada em Engenharia Sanitária e Ambiental, a catarinense Stefânia Hofmann Mohedano sempre se dedicou à preservação do meio-ambiente. Já tendo trabalhado com saneamento básico e gestão de resíduos, a profissional decidiu, em 2019, investir em uma nova área de atuação: a economia regenerativa. Ao descobrir a criação de abelhas sem ferrão – ação conhecida como meliponicultura – e compreender sua importância para a natureza, ela decidiu disseminar a prática entre os conterrâneos.


“As abelhas são fundamentais para o equilíbrio dos ecossistemas por conta da polinização. Sem esse processo, a alimentação de diversas espécies, incluindo a nossa, estaria seriamente comprometida”, explica a empreendedora.


 

“As áreas em que trabalhei têm tudo a ver com o nosso envolvimento, enquanto cidadãos, com a natureza e o ecossistema”, afirma.

Dessa forma, em maio de 2020 surgiu a Urbees, uma rede destinada a regeneração socioambiental a partir da criação de abelhas sem ferrão, que oferece variados serviços e produtos da área. No mesmo ano da inauguração, a empresa foi reconhecida como um dos 500 melhores projetos ambientais da América Latina pelo Prêmios Latinoamerica Verde, e ocupou o 16º lugar na categoria de preservação da fauna. Mais recentemente, Stefânia conquistou o terceiro lugar na categoria de Microempreendedora Individual (MEI) na etapa estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios.

Programas de incentivo impulsionaram a empresa

Um dos muitos fatores responsáveis por encaminhar o negócio ao sucesso foram os programas de incentivo à inovação. Em 2019, antes da abertura legal da empresa, Stefânia participou do Programa Centelha, mecanismo que financia empreendimentos inovadores de áreas variadas. Apesar de não ter passado para última etapa de aprovação, o processo foi determinante na composição da Urbees. “Tudo começou a tomar forma quando participei do Centelha. Escrever para o edital foi um exercício importantíssimo para colocar meus planos em uma estrutura coerente”, conta a fundadora.

No final de julho deste ano, com a empresa já consolidada, ela ingressou no InovAtiva de Impacto Socioambiental, iniciativa de consultoria e aceleração para negócios inovadores. Até o momento, apenas a primeira mentoria foi realizada, mas a profissional já percebe “uma grande oportunidade de conseguir opiniões estratégicas bem embasadas”.

"Fico muito feliz de poder ser porta-voz dessas abelhas, pois elas são fantásticas, falta apenas espaços para serem mais conhecidas", declara.

Tanto o Programa Centelha quanto o InovAtiva de Impacto Socioambiental estão presentes no MEI Tools, ferramenta criada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), por iniciativa da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), com o objetivo de ajudar empresas e startups brasileiras na busca por programas de incentivo à inovação. O MEI Tools é atualizado a cada três meses e conta, atualmente, com 182 instrumentos listados, que fornecem diferentes tipos de apoio, como: financiamento direto e indireto; técnico, tecnológico e consultivo; e à inserção global.

“Os programas de incentivo foram fundamentais. Fui atrás deles porque precisava aprender a empreender da melhor forma, e todos me ajudaram muito. Um dos grandes ganhos, por exemplo, é o networking desenvolvido”, conclui Stefânia, criadora da Urbees, hoje responsável por mais de 220 colmeias vendidas, que já ajudaram a regenerar mais de 127 mil hectares urbanos em 37 municípios.

Relacionadas

Leia mais

MEI Tools: todas as possibilidades de incentivo à inovação para MPEs
Alunas do SESI-SP criam aplicativo de tradução de libras em tempo real
VÍDEO: Inove com a ajuda do MEI Tools

Comentários