PDA desenvolve ações estratégicas para a indústria

Mesa-redonda sobre como captar e manter associados aconteceu no último dia 13, com participação do Simno e Sinplast, entre outros representantes

Para compartilhar experiências sobre como atrair e manter associados, presidentes e representantes de sindicatos patronais do segmento industrial participaram, no último dia 13, no Auditório Antônio Cansanção, da Casa da Indústria Napoleão Barbosa, de uma mesa-redonda com o tema “Como atrair e manter associados”. A ação faz parte do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI). Durante o encontro, foram apresentadas estratégias adotadas por dois sindicatos para atrair e manter associados, que os tornam casos de sucesso.

Convidado para compartilhar as experiências do Sindicato das Indústrias Madeireiras e Moveleiras do Noroeste de Mato Grosso (Simno), o presidente da entidade, Roberto Rios Lima, apresentou um vídeo sobre Reserva Legal (manejo florestal) e destacou algumas das ações da entidade nos últimos anos, como a criação de delegacias regionais no interior, fóruns ambientais, manejo florestal de árvores nativas, caravanas de sustentabilidade, e intensas ações de comunicação para visibilidade do sindicato.

“A mídia é fundamental para fazer o sindicato ‘aparecer’ e a atuação de um executivo contratado para dar este impulso foi uma das estratégias adotadas pelo sindicato, aumentando o número de associados de 37 para 190, em sete anos, atendemos a oito municípios e conseguimos formar uma sede com o apoio dos associados de 4000 m²”, destacou.

Já para o Sindicato da Indústria de Plásticos e Tintas do Estado de Alagoas (Sinplast), as leis de incentivos fiscais diferenciadas para o segmento no Estado fizeram a diferença. O presidente do Sinplast, Wander Lobo, destacou a importância de boas parcerias e a criação da Cadeia Produtiva da Química e Plástico como a Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), do Senai, Governo do Estado (Seplande), Assedi-MD, Adedi, Sebrae e Braskem. Outro marco do Sinplast no Estado é a parceria com a Braskem em oferecer bonificações através de matérias-primas nas compras anuais para empresas associadas. Em 2004, o Sinplast saltou de 12 associados para 42 com essa iniciativa.

Wander reforça que, através do reforço em conjunto dos parceiros, o sindicato construiu o NTPlás voltado a qualificar profissionais para o segmento. Atualmente a participação da Cadeia Produtiva com estandes, em feiras de renome nacional e internacional é outro destaque do Sindicato. O Sinplast já levou a força da integração para feiras como: Feiplastic, Embala Nordeste e Interplast.

O encontro foi mediado pelo empresário e líder sindical da Federação das Indústrias do Es-tado de Minas Gerais (FIEMG), e consultor da CNI, Getúlio Vargas, que destacou, ainda, a importância de os dirigentes sindicais de conhecerem bem a Federação das Indústrias e como ela pode auxiliar no papel de representação, mobilização e defesa de interesses.

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), José Carlos Lyra de Andrade, elogiou o encontro. “Das experiências apresentadas muito pode ser aproveitado e aplicado na melhor estruturação dos sindicatos e para o fortalecimento do associativismo”, ressaltou.

Relacionadas

Leia mais

FIEA capacita lideranças sindicais sobre mobilização de interesses
Fiea promove curso gratuito sobre competitividade industrial

Comentários