Empresários discutem Programa de Desenvolvimento Produtivo

Iniciativa pretende diminuir os gargalos de infraestrutura econômica, ampliar a atração de investimentos e aumentar as exportações

A Federação das Indústrias do Estrado do Piauí (FIEPI), por meio do Centro Internacional de Negócios (CIN), em parceria como o Banco do Nordeste (BNB) promoveu, nesta segunda-feira (3), uma reunião com presidentes de sindicatos patronais da indústria para apresentação do Programa de Desenvolvimento Produtivo (Prodepro). 

O programa, que é desenvolvido pelo BNB em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), é voltado para diminuir os gargalos de infraestrutura econômica, ampliar a atração de investimentos e aumentar as exportações. O presidente da FIEPI, Félix Raposo, deu as boas vindas aos participantes e disse que a reunião dava sequência a outra realizada recentemente como BNB, mas agora com uma dimensão maior.

Logo em seguida Pablo Diaz, consultor do BID, fez a apresentação do Plano Diretor de Investimentos, documento que norteia as ações do Programa. Segundo ele, o Plano visa aumentar a competitividade das cadeias produtivas do Nordeste por meio de investimentos, estudos e fortalecimento institucional, com o objetivo de superar os principais segmentos existentes nessas cadeias.

Ele citou como exemplo a implantação Zonas de Processamento de Exportação (ZPEs), polos petroquímicos e o desenvolvimento da cadeia produtiva de energia, gasodutos, rodovias e acesso anéis viários, dentre outras aglomerações produtivas que podem ser contemplados com recursos do programa.

Para o Gerente Francisco Lopes de Lacerda, “a reunião foi bastante proveitosa e contribui para fazermos os esclarecimentos a que o projeto propõe, além de ouvir as necessidades dos empresários para juntos buscarmos os investimentos dos diversos segmentos da indústria piauiense”. 

Waldyr Junior, presidente do Sindicato das Cerâmicas do Estado do Piauí (SINDICER/PI), o Prodepro Nordeste será de grande importância no financiamento das infraestruturas produtivas. “Com base nas informações que foram levantadas na reunião podemos definir algumas prioridades para o nosso setor”, afirmou Waldyr Junior.

Islano Matos, Gerente do Centro Internacional de Negócios (CIN) da FIEPI, que organizou a reunião, disse que o encontro era muito importante, haja vista que os anteriores ficavam em apenas em nível técnico. “Mantivemos um entendimento com o presidente da FIEPI e resolvemos expandir para o empresariado e assim contribuir diretamente com o Prodepro”, afirmou Islano Matos.

Participaram ainda representantes instituições públicas ligadas ao setor e de entidades como a Associação Industrial do Piauí (AIP) e da Zona de Processamento de Exportação (ZPE). 

Relacionadas

Leia mais

FIEPI participa do 19º Encontro Nacional da RDA
Programa do SESI com o BID beneficia 360 micros e pequenas empresas
Segurança jurídica é imprescindível para o desenvolvimento da infraestrutura brasileira

Comentários