CNI lança mapas para o desenvolvimento de competências de líderes e executivos sindicais

São dois documentos que guiarão a CNI, federações e sindicatos na seleção de temas e no desenvolvimento de ações para formação das lideranças sindicais e de suas equipes.

A Gerência-Executiva de Desenvolvimento Associativo da CNI lançou, na manhã desta terça-feira (30), dois documentos que guiarão a CNI, federações e sindicatos na seleção de temas e no desenvolvimento de ações voltadas à formação das lideranças sindicais e de suas equipes. O lançamento aconteceu durante o 19º Encontro da Rede de Desenvolvimento Associativo (RDA). 

As publicações Competências do Líder Sindical e Competências do Executivo Sindical detalham conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias ao pleno desempenho de suas funções, considerando  cinco eixos de atuação: comunicação, gestão do negócio, liderança, relacionamento e representação e defesa de interesses. 

Os documentos trazem ainda uma relação de conteúdos fundamentais para o desenvolvimento das competências apresentadas e uma régua com diferentes níveis de complexidade para cada uma delas. Para tornar o conteúdo mais acessível e facilitar a consulta pelos sindicatos, foram produzidos dois infográficos com a síntese do conteúdo das publicações. 

"Além de servir de referência para a formação dos representantes sindicais, na busca pelo aprimoramento das competências profissionais, as publicações também têm o objetivo de respaldar a atuação das federações no fortalecimento dos sindicatos que compõem a base", explica a gerente-executiva de Desenvolvimento Associativo da CNI, Camilla Cavalcanti. 

FUTURO - Os documentos foram elaborados por um Grupo de Trabalho formado por representantes da RDA dos estados de Alagoas, Minas Gerais, Mato Grosso, Rio Grande do Sul e Rondônia. O processo contou ainda com a participação direta de 25 presidentes, dirigentes e executivos de sindicatos, que contribuíram para a definição e o detalhamento das competências. 

A assessora da Unidade Sindical da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), Maria Rita Santana, acredita que os mapas serão fundamentais para o desenvolvimento de novas lideranças. "Os documentos serão usados tanto pelos dirigentes atuais, que podem aprimorar suas competências e as características de liderança, quanto na formação de futuros líderes e executivos. Esse é um trabalho de base", avalia.

Relacionadas

Leia mais

CNI e Federações têm 225 vagas em ações gratuitas para melhorar a gestão de sindicatos empresariais
Em Blumenau, FIESC capacita 21 empresários e líderes sindicais em negociação coletiva
Aplicativo da Rede Sindical facilitará comunicação entre lideranças e mobilização empresarial

Comentários