Simples brinquedos? Que nada! Veja alguns dos robôs que estão na etapa nacional do Torneio de Robótica, promovido pelo SESI

Centro de Convenções Ulysses Guimarães sedia competição com os robôs estrelas do Torneio Nacional de Robótica FLL

As máquinas invadiram a capital federal. Mais precisamente o Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Na realidade, os robôs são as estrelas do Torneio Nacional de Robótica FLL, organizado pelo Serviço Social da Indústria (SESI). Quem decidir visitar a competição, vai se deparar com máquinas inusitadas, que podem até parecer brinquedos, mas estão provocando uma revolução na aprendizagem.

Snap

Pra começar, tem o simpático dragão que se chama Snap. Acionado por um sensor de presença, ele foi programado para morder qualquer coisa que se aproxime (só uma mordiscada, claro). Desenvolvido pela Lego Education, Snap tem o objetivo de despertar o interesse dos estudantes pelas tecnologias. Por sorte, ele não cospe fogo!

Já este outro é o mais comum dentro do Torneio. É o robô que encara os desafios da temporada atual. São projetados, montados e programados pelos alunos que participam da competição. Durante os rounds oficiais, essas máquinas precisam cumprir várias missões, como abrir portas, arremessar bolas ao gol e retirar argolas de cima de árvores, tudo de lego, claro. E que vençam os melhores!

Giroboy

Tem também o Giroboy. Um robô de múltiplas aplicações em sala de aula, principalmente no ensino da física e da matemática. Imagina só, quantos cálculos e estudos precisam ser feitos para fazer essa máquina se equilibrar sozinha sobre duas rodas. Uma lição e tanto para quem aceitar o desafio de montar esse robô. Vai encarar?

Stivenson

Talvez não tenha tanta tecnologia como os outros que acabamos de ver, mas ele é o queridinho da equipe Androids, da cidade de Esteio, no Rio Grande do Sul. O Stivenson, como é chamado pelos alunos do Colégio Coração de Maria, se tornou o mascote do time. Tem tudo a ver!!

Mascote

E tem ainda um grandalhão de 2,20 metros de altura que está fazendo o maior sucesso com os competidores e visitantes. Todo mundo quer tirar uma foto com a mascote da competição. Contratado pelo SESI, o robô circula pelos estandes e tem animado a galera. Chega mais e aproveita para fazer a sua selfie!

A COMPETIÇÃO – O torneio é uma iniciativa do grupo Lego, da Dinamarca, e da organização americana FIRST (For Inspiration and Recognition of Science and Technology), realizado em mais de 80 países. No Brasil, o SESI é o organizador oficial do evento. O objetivo é fazer com que essa experiência criativa desperte o interesse das crianças e adolescentes para as carreiras de engenharia e tecnologia.

MULTIMÍDIA - Todas as fotos do evento estão no perfil da CNI no Flickr. Acompanhe a disputa também pelo Facebook, Instagram, e pelo perfil do Torneio no Snapchat: @roboticafll.

Mais notícias

Relacionadas

Leia mais

Torneio de Robótica ajuda participantes a escolherem profissão
Lego Bros vence a etapa mineira do Torneio de Robótica
Lançada a nova temporada do Torneio de Robótica FIRST LEGO League

Comentários