Torneio de Robótica ajuda participantes a escolherem profissão

O evento ocorrerá neste final de semana em Brasília e contará com engenheiros, cientistas, médicos, jornalistas, professores e até futuros atores

Engenheiros, cientistas, médicos, jornalistas, professores e até futuros atores participam, neste fim de semana, em Brasília, da etapa nacional do Torneio de Robótica FIRST LEGO League, promovido pelo Serviço Social da Indústria (SESI). Essas são apenas algumas da profissões desejadas por alunos com quem a Agência CNI de Notícias conversou durante a competição. O objetivo da disputa é aproximar os alunos de áreas como matemática, física e química, para formar futuros engenheiros e cientistas. Pelo jeito, a tática está dando certo. Confira o depoimento de estudantes:

Giovanna de Castro Ambrózio, 16 anos, estudante do 2º ano do SESI de São José do Rio Preto (SP), deseja ser engenheira mecatrônica. Ela sempre gostou da área de tecnologia, mas não tinha noção do mundo da robótica. Programadora do robô na equipe, diz que os conceitos de matemática, física e química são muito importantes para a tarefa que desempenhou. Ouça aqui.

Cleywert Thiago da Silva, 15 anos, é estudante da unidade 3 do SESI Manaus. Ele quer cursar alguma engenharia ou ciência da computação na universidade. Segundo Cleywert, a robótica certamente abrirá caminhos no futuro. Ouça aqui.

León Diez Starke, 14 anos, estuda no Colégio Liceu Franco-Brasileiro, no Rio de Janeiro. Ele diz que já está decidido: quer ser biomédico. Ao entrar no projeto de robótica da escola, pretendia trabalhar na montagem do robô, mas acabou indo para a área de pesquisa, e se surpreendeu. Para León, o aprendizado com a robótica é fundamental para o futuro como biomédico ou em qualquer profissão que escolher. Ouça aqui.

Luan Oliveira Cavallaro, 14 anos, é aluno do 9º ano do SESI Ipiranga, em São Paulo. Ele diz que pretende cursar engenharia civil ou mecânica, projetando robôs. Ouça aqui.

Geovana Correia, 13 anos, 8º ano do SESI de Goiânia. Queria ser engenheira ambiental e, com a robótica, mudou de ideia. Ouça aqui

Lucas Vitor Vidal, 12 anos, cursa o 7º ano do SESI de Goiânia. Quer ser engenheiro civil. Entrou na robótica há dois anos e se apaixonou pela área. Ouça aqui.

A COMPETIÇÃO – O torneio é uma iniciativa do grupo Lego, da Dinamarca, e da organização americana FIRST (For Inspiration and Recognition of Science and Technology), realizado em mais de 80 países. No Brasil, o SESI é o organizador oficial do evento. Nessa temporada, o desafio dos estudantes foi pesquisar e apresentar propostas inovadoras para aperfeiçoar o aprendizado, dentro e fora das salas de aula.

MULTIMÍDIA - Todas as fotos do evento estão no perfil da CNI no Flickr. Acompanhe a disputa também pelo Facebook, Instagram, e pelo perfil do Torneio no Snapchat: @roboticafll.

Mais notícias

Relacionadas

Leia mais

Alunos do Brasil conquistam primeiro lugar em torneio de robótica na Austrália
O torneio de robótica é uma oportunidade de autoconhecimento, diz Lucas Trambaiolli
Equipes do SESI ganham prêmios em torneio de robótica nas Filipinas

Comentários