REPORTAGEM ESPECIAL: Crédito fácil e barato vai reduzir custos financeiros das empresas e estimular investimentos

No Brasil, o acesso é difícil e os custos dos empréstimos bancários são fatores que prejudicam o desenvolvimento do país. No quarto capítulo da série especial de reportagens sobre o Mapa Estratégico da Indústria 2018-2022, o tema é financiamento

Com o empréstimo do Banco do Nordeste, o empresário Renato Dantas conseguiu tirar do papel o antigo projeto de implantar uma fábrica de discos de alumínio, um dos principais insumos da indústria de panelas. "Usei o financiamento para comprar as máquinas. Sem isso, não teria capital para adquirir os insumos e colocar a fábrica para funcionar", diz. Localizada em Juazeiro do Norte, no interior do Ceará, a empresa de Dantas, a Império Indústria de Laminados Ltda, começou a operar há quase seis meses, emprega 22 pessoas e fornece discos de alumínio para 60 fabricantes de panelas da região.

Dantas pagou a primeira parcela do empréstimo de R$ 954 mil do Banco do Nordeste em março. Ele conta que pedirá, mais adiante, outro crédito, desta vez, para capital de giro. O financiamento obtido  no Banco do Nordeste equivale a cerca de 30% do projeto de Dantas. A história da pequena indústria do interior do Ceará mostra como o crédito é importante para aumentar os investimentos na produção e criar empregos no país. No entanto, o crédito no Brasil é caro e escasso, diz a economista da CNI Flávia Ferraz. Por isso, o financiamento é um dos fatores-chave do Mapa Estratégico da Indústria 2018-2022.

"As empresas brasileiras ainda enfrentam dificuldades para financiar suas atividades produtivas, de vendas e de exportação. Recursos insuficientes, a custos elevados ou com prazos inadequados, frustram projetos de investimentos e, consequentemente, o crescimento econômico", diz o Mapa.

REPORTAGEM COMPLETA - Leia a matéria multimídia na íntegra no site do Mapa Estratégico da Indústria 2018-2022 com infográficos, vídeos e entrevistas exclusivas.

Relacionadas

Leia mais

REPORTAGEM ESPECIAL: Normas estáveis reduzem custos operacionais das empresas
Eficiência do Estado é tema da 2ª reportagem do especial sobre o Mapa Estratégico da Indústria 2018-2022
Mapa Estratégico da Indústria aponta caminhos para o Brasil crescer, inovar e criar empregos

Comentários