Quer participar do Torneio de Robótica? Saiba como se inscrever!

Basta formar uma equipe de 4 a 10 integrantes, que devem ter entre 9 e 15 anos, e podem ser grupos de alunos de escolas estaduais, municipais, particulares, do SESI e também grupos de amigos nos bairros

É a primeira vez que a Escola Municipal Professora Sônia Maria da Silva Barbosa, de Manaus, participa da etapa nacional do Torneio de Robótica

Brincar de Lego ganha outro sentido durante o Torneio de Robótica First Lego League. Na competição, crianças de 9 a 15 anos trabalham em equipe no desenvolvimento de robôs e na realização dos desafios propostos. O melhor disso é que estudantes de todo o país, de escolas públicas, particulares ou até mesmo grupos de amigos de escolas diferentes, podem participar da disputa. 

"O torneio despertou o meu interesse por áreas como engenharia e matemática. Eu aprendi muito com esse projeto”, diz a estudante Sulamita do Nascimento Ferreira, de 14 anos. Vinda da Escola Municipal Professora Sônia Maria da Silva Barbosa, de Manaus, ela faz parte da equipe Live Corp na etapa nacional do Torneio de Robótica, realizada em Taguatinga, Brasília. É a primeira vez que sua escola participa da competição. 

Sulamita disse que o grupo trabalhou durante cinco meses para chegar entre os 60 melhores times do país. Ao Portal da Indústria, ela contou que, por causa do torneio, já pensa na carreira profissional. Ouça clicando aqui.
 

João Vítor quer ser engenheiro aeroespacial

No interior de Minas Gerais, na cidade de Cachoeira de Minas, um grupo de estudantes também resolveu se unir para participar do torneio. A ideia deu tão certo que os meninos estão pela quarta vez na etapa nacional com a equipe Tilt. Alguns deles são da Escola Estadual Senador Bueno de Paiva, mas os treinos acontecem na casa de um dos integrantes do grupo. É a chamada equipe de “garagem”.

Para João Vítor de Oliveira Gomes, 13 anos, a disputa foi um grande incentivo. “Eu tinha um sonho de criança de ser piloto de avião. O torneio me mostrou que isso é possível e que eu posso até desenvolver um sistema para aeronaves. Agora eu quero ser engenheiro aeroespacial”, concluiu.

Em Guarujá (SP), alunos da Escola Municipal Lucimara de Jesus Vicente também vivenciam uma experiência semelhante com a equipe Eye of The Tiger. Vinícius de Freitas Lima, de 14 anos, trabalhava com programação em computadores, mas nem imaginava como seria nos robôs. “Achava que era difícil, mas hoje eu vejo que é bem mais simples. As empresas querem profissionais inovadores e que saibam trabalhar em equipe, e isso eu aprendi no torneio”, finalizou.

"As empresas querem profissionais inovadores e que saibam trabalhar em equipe, e isso eu aprendi no torneio” - Vinícius de Freitas, de 14 anos (ao fundo, de óculos)

SAIBA COMO PARTICIPAR – Para participar do Torneio de Robótica, basta formar uma equipe de 4 a 10 integrantes, que devem ter entre 9 e 15 anos. Podem ser grupos de alunos de escolas estaduais, municipais, particulares ou do SESI. Mas a equipe também pode ser montada por grupos de amigos nos bairros, são as chamadas equipes “garagem”, que treinam em casa.

A nova temporada da competição, com novos desafios e regras, será lançada entre agosto e setembro de 2014. A partir daí, é preciso adquirir um kit da Lego Mindstorms com o material necessário para criar e programar robôs. Para saber tudo sobre a próxima edição, basta acompanhar a página do torneio na internet e também o Facebook.

TORNEIO DE ROBÓTICA FLL - O torneio é realizado pelo Serviço Social da Indústria (SESI), em conjunto com os parceiros fundadores Lego e a organização americana First (For Inspiration and Recognition of Science and Technology).

O tema deste ano é Fúria da Natureza. Os estudantes montaram e programaram robôs para solucionar problemas ocasionados por desastres naturais, como avalanches, deslizamentos de terra, enchentes, tsunamis e tempestades. A disputa termina hoje no SESI Taguatinga, em Brasília. Os  melhores colocados vão participar de torneios nos Estados Unidos, Espanha e Canadá.

INTERAÇÃO - Acesse todas as fotos da disputa no Flickr da CNI! Pelo Facebook do Torneio de Robótica, também é possível acompanhar a cobertura em tempo real.

Mais notícias

Relacionadas

Leia mais

Robôs simulam dificuldades do dia a dia dos idosos
Simples brinquedos? Que nada! Veja alguns dos robôs que estão na etapa nacional do Torneio de Robótica, promovido pelo SESI
Torneio nacional de robôs reúne 600 competidores no Distrito Federal

Comentários