Torneio nacional de robôs reúne 600 competidores no Distrito Federal

Estudantes entre 9 e 14 anos devem apresentar soluções para facilitar a vida de idosos, e as três melhores equipes garantem vaga para disputas internacionais

Seiscentos competidores apresentarão o resultado de meses de trabalho em que desenvolveram soluções para melhorar a vida de idosos. Nos dias 9 e 10 de março, eles participam da etapa nacional do Torneio de Robótica FIRST® LEGO® League (FLL) (página em inglês) com provas realizadas entre cerca de 60 equipes, das 9h às 17h, no SESI de Taguatinga, cidade a 27 quilômetros de Brasília. A entrada é aberta a toda a comunidade. Os participantes vêm de 11 estados, depois de passarem por oito etapas regionais. Os três times melhor classificados garantem vaga em torneios internacionais nos Estados Unidos e na Europa.

O torneio é realizado pelo Serviço Social da Indústria (SESI) e pelo Instituto Aprender Fazendo, em conjunto com os parceiros fundadores LEGO e a organização americana FIRST. A iniciativa contribui para despertar nos alunos de escolas públicas e particulares o interesse pelo estudo das ciências, dentro do ambiente escolar. Além de fortalecer a capacidade de inovação, criatividade e raciocínio lógico e inspirar a seguir carreira no ramo da engenharia, matemática e tecnologia.

O objetivo das equipes é propor inovações para melhorar a qualidade de vida dos idosos, a partir de soluções para problemas de acesso e locomoção. Entre elas estão um relógio com GPS para pessoas com Mal de Alzheimer e um colete com sensor de objetos para deficientes visuais.

Além das soluções, as equipes terão que montar e programar um robô utilizando a tecnologia LEGO® MINDSTORMS® (página em inglês), uma linha de peças voltada para a educação tecnológica, e o kit de missões desta temporada (local onde acontecem as disputas). Durante o torneio, os times competem três vezes na arena oficial. Cada partida tem duração de 2,5 minutos.

Durante o evento serão avaliadas e premiadas as equipes que mais se destacarem nas categorias Projeto de Pesquisa (inovação, apresentação e processo de pesquisa), Projeto do Robô (design do robô, programação e estratégia e inovação) e Core Values (inspiração, trabalho em equipe e gracious professionalism ™).

Há ainda a premiação máxima, o Champion's Award , que é dada à equipe que melhor traduz a experiência da FLL, incorporando os valores do evento e demonstrando excelência e inovação tanto no Desafio do Robô, quanto na realização do projeto de pesquisa.

SERVIÇO – Torneio de Robótica FIRST® LEGO® League (FLL)
Data: 9 e 10 de março
Horário: das 9h às 17h
Local: SESI Taguatinga (QNF 24 Área Especial – Taguatinga – DF)

Relacionadas

Leia mais

Robôs de Lego entram em ação no maior torneio de robótica do Brasil
Super-heróis e cangaceiros invadem o Torneio Nacional de Robótica
Começa o Torneio Nacional de Robótica! Entenda a competição

Comentários