Quenianos visitam unidades do SENAI em busca de expertise em educação profissional

A delegação que esteve no Brasil é formada por representantes da Autoridade Nacional de Formação Profissional (NITA), órgão similar ao SENAI no país africano. Os quenianos querem aperfeiçoar o modelo de ensino profissional e podem fechar a parceria com o SENAI

Representantes da Autoridade Nacional de Formação Profissional (NITA), do Quênia, conheceram algumas unidades do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) no Rio de Janeiro e em Brasília. No Rio, a delegação do país africano visitou o Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil (SENAI CETIQT) e também o Instituto SENAI de Inovação em Sistemas Virtuais de Produção. Na capital federal, os quenianos foram até o SENAI Taguatinga.

Os quenianos estão em busca de boas práticas em formação profissional, que possam contribuir para a reestruturação do sistema de educação, de modo que esteja mais alinhado às demandas industriais do Quênia.

A NITA pretende organizar, por exemplo, a oferta de cursos de acordo com as demandas do setor – um dos pontos fortes do SENAI. O presidente da NITA, Kamau Gachigi, disse que ficou surpreso com o que viu no Brasil e, ao final do encontro, deu como certa uma futura parceria da NITA com o SENAI. “A chance é de 100%”, afirmou.

Até o fim do ano, uma missão do SENAI vai ao país africano para conhecer a estrutura da NITA. Para o gerente-executivo de Relações Internacionais do SENAI, Frederico Lamego, essas parcerias ampliam o reconhecimento internacional da educação oferecida pelo SENAI. Ouça:

ONU – Em 2016, a Organização das Nações Unidas (ONU) apontou o SENAI como uma das três mais importantes instituições para alcance do objetivo de assegurar educação de qualidade entre os integrantes da Cooperação Sul-Sul – mecanismo de países emergentes do hemisfério destinado a dar respostas conjuntas a desafios comuns.

Na publicação, a ONU destaca o compromisso do SENAI com a oferta de cursos de qualidade em 28 áreas tecnológicas, de forma presencial e a distância, alinhada com as necessidades da indústria. O documento cita, entre outros, o programa SENAI de Tecnologias Educacionais, que investiu no desenvolvimento de aplicativos para smartphones e tablets destinados a seus alunos, como exemplo do comprometimento da instituição com novas práticas pedagógicas. A ONU realça ainda o papel internacional da instituição, que administra centros de formação profissional em nove países.

MELHOR EDUCAÇÃO DO MUNDO – Em 2015, o Brasil foi o grande vencedor da WorldSkills, maior competição de educação profissional do mundo, realizada em São Paulo, e que reuniu competidores de 60 países. A delegação brasileira ficou em primeiro lugar no ranking total de pontos e conquistou o maior número de medalhas por ocupação, sendo 11 de ouro, 10 de prata e seis de bronze, além de 18 certificados de excelência, concedidos a competidores com alta pontuação.

Os competidores, treinados pelo SENAI, subiram ao pódio em 27 ocupações. Ao todo, o país teve 31 medalhistas. Foram 24 vencedores em ocupações individuais e sete em ocupações por equipe, o que coloca o SENAI como a melhor instituição de educação profissional do mundo.

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