ENAI 2014: Presidente da República deve liderar agenda de competitividade

CNI apresentará proposta para formalizar uma instância de governança específica, que envolva o setor empresarial e seja liderada por um executivo indicado pela presidente

A questão essencial da competitividade da economia brasileira não é de diagnóstico, mas de governança. O país precisa de uma estrutura capaz de estabelecer novos padrões de articulação e cooperação entre atores governamentais, empresariais e políticos com o objetivo comum de superar os gargalos da competitividade. A proposta, apresentada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), será discutida no painelComo garantir que a agenda da competitividade seja implementada , durante o 9º Encontro Nacional da Indústria (ENAI 2014), que ocorre nestas quarta e quinta-feira (5 e 6),  no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. 

No painel desta quarta-feira, adiado para 12h30, os empresários Jorge Gerdau Johannpeter, presidente do Conselho de Administração do Grupo Gerdau, e Luiz Fernando Furlan, membro do Conselho de Administração da BRF- Brasil Foods, debaterão com o consultor Gustavo Morelli, diretor da Macroplan, sobre a capacidade de coordenação do governo para enfrentar a agenda da competitividade. O debate será mediado pelo jornalista William Waack. 

No documento Governança para a competitividade da indústria brasileira, a CNI apresenta propostas que o governo federal deve adotar para fazer a agenda da competitividade deslanchar. A indústria defende que a competitividade se torne uma prioridade do país e que seja traduzida em objetivos, metas e modelo de governança e de gestão. "A agenda de competitividade está dispersa e fragmentada. O governo precisa se organizar com uma estrutura especial com clareza de objetivos e metas para reduzir o custo Brasil", afirma o diretor de Políticas e Estratégia da CNI, José Augusto Fernandes. Confira no vídeo:

O ponto central do modelo proposto é a formalização de uma instância de governança específica, que envolva o setor empresarial e seja liderada por um executivo indicado pela presidente. A estrutura deve ter caráter decisório e ter metas e objetivos bem definidos. A sistemática de trabalho deve ser clara e objetiva e as ações devem ser monitoradas e avaliadas periodicamente.

REFLEXÕES PARA O PAÍS - O Encontro Nacional da Indústria, que ocorre anualmente desde 2006, é a maior reunião de líderes empresariais e representantes de sindicatos e associações industriais de todo o país. No evento, empresários, representantes do governo, líderes políticos e acadêmicos refletem, debatem e propõem ações sobre os temas que têm impacto no desempenho da indústria e da economia brasileiras. O ENAI expõe a agenda do setor produtivo e fortalece o diálogo entre os empresários, o governo e os outros segmentos da sociedade.

PROPOSTAS DA INDÚSTRIA - Confira o site com todos os estudos organizados pela CNI com as sugestões do setor para o próximo governo. Nele é possível fazer o download dos estudos em PDF ou dos infográficos que resumem as 42 propostas.

MULTIMÍDIA - O Portal da Indústria transmite a 9ª edição do ENAI ao vivo. Você também pode acompanhar a cobertura completa do evento nos perfis da CNI no Facebook e no Twitter, além de acessar as principais fotos no Flickr.

COBERTURA COMPLETA

Relacionadas

Leia mais

Encontro Nacional da Indústria 2014
Brasil corre o risco de ser superado pela Argentina no ranking da competitividade, aponta estudo da CNI

Comentários