ENAI 2013: Pimentel e Mercadante defendem aumento da competitividade

Mercadante destacou o crescimento da educação profissional com a ampliação das instituições de ensino técnico e a execução do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec)

"O Brasil será de forma inequívoca um país competitivo" - Pimentel

Os ministros do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, e da Educação, Aloizio Mercadante, defenderam nesta quarta-feira (11), na abertura do Encontro Nacional da Indústria (ENAI) 2013 , a necessidade de se ampliar a competitividade das empresas brasileiras. "O Brasil será de forma inequívoca um país competitivo", declarou Pimentel no evento promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF).

Citando a campanha das eleições diretas, o Plano Real e o combate à pobreza no governo Lula como "grandes consensos nacionais" que permitiram avanços do Brasil, o ministro do Desenvolvimento enfatizou estar se formando, hoje, com a ajuda da indústria, o quarto grande consenso nacional. Trata-se, segundo Pimentel,  da construção de um país competitivo, do qual um dos exemplos é o programa em curso de concessões à iniciativa privada em infraestrutura, o maior da história brasileira, assinalou ele.

"O conhecimento técnico não pode ser uma torre de marfim. Tem de dialogar com o chão de fábrica" - Mercadante

Mercadante destacou o crescimento da educação profissional com a ampliação das instituições de ensino técnico e a execução do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), a criação do programa Ciência Sem Fronteiras, que permite o aperfeiçoamento de estudantes no exterior, e da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) como instrumentos que permitirão aumentar a prática da inovação no país. "O conhecimento técnico não pode ser uma torre de marfim. Tem de dialogar com o chão de fábrica", pontuou o ministro da Educação, ressaltando a parceria da CNI na implementação das três iniciativas.

Mais notícias

Relacionadas

Leia mais

Qualificação e inovação para a competitividade
Ações em defesa de interesses da indústria visam a aumentar a competitividade do setor
5 serviços do SESI que podem aumentar a competitividade da sua empresa

Comentários