Empresa do Ceará aumenta produtividade em 40% após consultoria do SENAI

Os números são expressivos e refletem não somente o resultado de um trabalho técnico do SENAI, mas também de sensibilização da mão de obra do chão de fábrica

Antes, cada colaborador produzia em média 224 bolsas mensais. Após as intervenções realizadas pela consultoria, passaram a ser produzidas 315 bolsas, representando uma melhoria sistêmica de produtividade de 40,6%

Carol Aguiar é empresária da indústria cearense de bolsas Couro & Cia. Com o desejo de aumentar a produtividade da empresa, procurou o programa do governo federal Brasil Mais Produtivo , desenvolvido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) . Sob a coordenação técnica do Centro de Excelência em Tecnologia e Inovação do SENAI (CETIS), em Maracanaú, contou com a presença de consultores do SENAI na fábrica durante três meses - entre maio e julho deste ano.

No período, os profissionais analisaram e aplicaram ações baseadas na manufatura enxuta, que objetiva a eliminação de desperdícios no processo produtivo. Essas ferramentas são de simples aplicação, baixo custo de investimento e que buscam ganhos expressivos na produtividade da empresa. “Soubemos do programa pelo Sindicato da Indústria de Calçados de Fortaleza (Sindcalf) e nos interessamos”, conta a empresária Carol Aguiar.

Gleison Cruz e Valdeíza Mesquista, consultores do SENAI CETIS, acompanharam a implementação de várias intervenções no chão de fábrica da empresa. O processo produtivo passou por uma verdadeira transformação durante o período da consultoria. A Couro & Cia conta com 24 colaboradores na produção, trabalhando nos setores de modelagem, pintura, costura e montagem. Segundo Gleison, algumas mudanças sugeridas foram difíceis de serem aceitas pelos trabalhadores, porém, com o andamento do programa, eles acabaram acatando as sugestões. Um dos que absorveram as ideias da consultoria foi o supervisor da empresa, Fábio Barros. “A consultoria melhorou a organização das ferramentas nas mesas. Antes, na etapa de produção, se perdia muito tempo procurando as peças nas caixas. Agora, os emassadores (responsáveis por montar as partes da bolsa) estão mais perto do setor de pintura e costura, e isso reduz muito a movimentação na produção”, conta.

Na fábrica, os setores que davam sequência à produção das bolsas ficavam distantes uns dos outros. Isso acarretava uma movimentação desnecessária das peças, cansaço dos trabalhadores que precisavam andar mais para saber se a peça estava pintada ou costurada para dar continuidade ao processo, ocasionando uma diminuição da produtividade. Essas e outras oportunidades de melhoria foram diagnosticadas pelos consultores do SENAI, que trataram de realizar uma série de ações durante aqueles três meses.

Dentre as intervenções, estão as mudanças no layout dos setores de acordo com o fluxo de produção; balanceamento dos setores produtivos, 5S, MFV (mapeamento de fluxo de valor), Spaghetti Chart e Kanban visual. Após essas ações, a movimentação das peças durante o processo de fabricação foi reduzida em 71,4% (passando de 388 para 110,6 metros); e, se antes cada colaborador produzia em média 224 bolsas mensais, após as intervenções realizadas pela consultoria, passaram a ser produzidas 315 bolsas, representando uma melhoria sistêmica de produtividade de impressionantes 40,6%.

Os números são expressivos e refletem não somente o resultado de um trabalho técnico do SENAI, mas também de sensibilização da mão de obra do chão de fábrica. A empresária Carol Aguiar, animada com os resultados, conta que o programa fez com que a Couro & Cia saísse da zona de conforto. Ela já tinha apostado em outros serviços para aumentar a produtividade da fábrica, mas nenhum tinha obtido êxito. Foram investimentos sem resultado, muito diferente do alcançado por meio do programa Brasil Mais Produtivo. A empresa Couro & Cia trabalha com sistema de franquias e, desse modo, com o aumento da produtividade, conseguiu alavancar seu faturamento mensal em aproximadamente 33,7%.

A empresária Carol Aguiar já havia apostado em outros serviços para aumentar a produtividade da fábrica, porém, sem sucesso

MAIS ESTÍMULO - Leomar Pereira também foi um dos responsáveis por essas melhorias. Com pouco mais de um ano na Couro & Cia, sua função de montador é uma das mais importantes no processo de fabricação das bolsas. Ele precisa saber de todo o andamento da peça para montar suas partes. Aberto às mudanças, Leomar foi um dos que mais contribuiu com sugestões. “Estou muito satisfeito com o lugar mais organizado. Isso deu um estímulo a mais para trabalhar”, afirma.

Gleison, consultor do SENAI CETIS, ressalta que o programa “propicia que a empresa desperte”. Hoje, a Couro & Cia colhe os frutos do serviço de consultoria do SENAI e torna-se mais um case de sucesso do programa Brasil Mais Produtivo. “Nenhum resultado teria sido alcançado se a empresa não tivesse abraçado o programa e se comprometido na execução das ações indicadas”, complementa o consultor.

O PROGRAMA - O programa Brasil Mais Produtivo, sob coordenação técnica do SENAI pelo país, prevê o aumento em 20% na produtividade das empresas por meio de modificações rápidas e de baixo custo nas empresas para alcançar ganhos expressivos de produtividade por meio de técnicas de manufatura enxuta. O conceito de manufatura enxuta baseia-se na redução de sete tipos de desperdícios (superprodução, tempo de espera, transporte, excesso de processamento, inventário, movimento e defeitos).

Podem participar do programa as indústrias manufatureiras de pequeno e médio porte, que tenham entre 11 e 200 empregados e, preferencialmente, que estejam inseridas em Arranjos Produtivos Locais (APL). Na primeira fase do programa, os setores elegíveis no Estado são metalmecânico, vestuário e calçados.

O programa é inspirado no projeto-piloto do Indústria Mais Produtiva , desenvolvido em 2015 pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) junto a 18 empresas de médio porte (com faturamento entre R$ 3,6 milhões e R$ 20 milhões) dos setores de alimentos, confecção, calçados, metalmecânico e brinquedos nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Ceará.

A iniciativa, sob coordenação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), tem como parceiros, além do SENAI, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). No Estado, os sindicatos ligados aos segmentos beneficiados, SIMEC, Sindroupas, Sindconfecções e Sindcalf, também são parceiros do Programa.

SAIBA MAIS - Acesse o site do programa Brasil Mais Produtivo e impulsione a produtividade na sua empresa!

Relacionadas

Leia mais

SENAI oferecerá consultoria a 3 mil indústrias de pequeno e médio porte para aumentar produtividade
35 ações do Sistema Indústria que impulsionam o desenvolvimento do Brasil
Encontro da Moda Brasileira

Comentários