CNI quer empresários e trabalhadores juntos em defesa da indústria

Presidente da Confederação Nacional da Indústria, Robson Braga de Andrade, defendeu esforços conjuntos de empresários e trabalhadores para melhorar a competitividade da indústria brasileira

O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, defendeu nesta quinta-feira, 6 de setembro, esforços conjuntos de empresários e trabalhadores para melhorar a competitividade da indústria brasileira, que teve um recuo de 2,1% na produção dos últimos 12 meses e tem perdido participação na economia. A afirmação foi feita no Encontro Nacional da Confederação Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB), em São Paulo, que contou também com a presença do ministro do Trabalho, Brizola Neto.

“Temos de ter coragem de trabalhar juntos, empresários e trabalhadores, em prol das empresas instaladas no Brasil. Só com uma indústria forte teremos empregos de qualidade, com bons salários e um mercado consumidor de peso”, salientou o presidente da CNI durante o encontro, realizado “em defesa do salário, do emprego e da indústria nacional”.

Andrade listou alguns dos entraves à maior competitividade da indústria nacional: câmbio ainda desfavorável,  taxas de juros acima das dos principais países concorrentes do Brasil, apesar das reduções promovidas pelo Banco Central, que elogiou;  o aumento das importações, a carga tributária elevada sem os correspondentes serviços e os pesados custos trabalhistas.

“Acredito que empresários e trabalhadores podem trabalhar juntos para tentar diminuir esses entraves, porque se as empresas crescem, o empresário tem de contratar mais funcionários e pagar melhor. Todos ganham”, ressaltou.

Na opinião do presidente da CNI, o primeiro passo a ser dado em conjunto por industriais e trabalhadores é o dos custos do trabalho. “Sem prejuízo do valor dos salários e também das garantias ao trabalhador, podemos estudar e defender juntos formas de reduzir os custos trabalhistas, que oneram as empresas em mais de 100% os valores pagos em salários”,  disse.

Andrade cumprimentou o presidente da CGTB, Ubiraci Dantas de Oliveira, o Bira, por conseguir reunir representantes dos trabalhadores e do empresariado para uma conversa franca em defesa  do fortalecimento da indústria.

Relacionadas

Leia mais

Brasileiros dizem que ter uma indústria forte deve ser prioridade para o país, segundo pesquisa da CNI
Dilma diz na CNI que Brasil não dará certo sem uma indústria forte
Investimentos do BNDES são essenciais para a retomada do crescimento econômico, diz Robson Braga de Andrade

Comentários