CNI defende aprovação de projetos de lei capazes de aumentar a competitividade das empresas

Para presidente da entidade, precisam ser aprovadas com urgência a regulamentação da terceirização, o projeto que estabelece novas regras para o licenciamento ambiental e o novo marco legal para as agências reguladoras

José Augusto Fernandes, Robson Braga de Andrade, senador Lindbergh Farias e Rafael Lucchesi

O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, disse que o Congresso Nacional pode ajudar a resolver os problemas que impedem os investimentos no Brasil. Segundo Andrade, entre as propostas que precisam ser aprovadas com urgência estão a regulamentação da terceirização (PL 4330/2004), o projeto que estabelece novas regras para o licenciamento ambiental (PL 3729/2004) e o novo marco legal para as agências reguladoras (PLS 52/13). “A aprovação desses projetos é decisiva para criar um ambiente mais propício aos investimentos”, afirmou Andrade em audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal nesta terça-feira (18).

No audiência, ele apresentou aos senadores o Mapa Estratégico da Indústria 2013-2022.  O documento, liderado pela CNI, foi construído por 500 representantes empresariais durante nove meses e aponta os dez fatores-chave para a competitividade, os indicadores e as metas para o país crescer mais e melhor na próxima década. “Hoje, a indústria responde por 14% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. Nossa proposta é que a participação no PIB volte a ficar acima de 20% até 2022. Todo país forte tem uma indústria forte. A indústria gera conhecimento e produtividade nos outros setores”, destacou Andrade.

Reconhecendo "os esforços e as políticas que o governo federal tem implementado, como as desonerações da folha de pagamentos", ele afirmou ainda que o país precisa avançar e buscar soluções para a elevada carga tributária e a deficiente infraestrutura logística.

ACORDOS INTERNACIONAIS - Outra questão que precisa ser resolvida, na avaliação do presidente da CNI, é a necessidade de o Brasil fazer acordos comerciais com outros países. "Temos defendido a necessidade de o Brasil fazer acordos internacionais, até mesmo os de livre comércio. Temos impedimentos como o Mercosul, que hoje representa muito mais um obstáculo ao avanço do comércio do que uma estrutura organizada com peso nas negociações internacionais”, afirmou Andrade. Segundo ele, eventuais acordos com a União Européia e os Estados Unidos podem favorecer o Brasil.

Esses acordos comerciais ajudarão o país a ganhar competitividade no mercado internacional, reforçou o diretor de Políticas e Estratégia da CNI, José Augusto Fernandes. “O nosso grande desafio, para não perdermos a nossa posição nas cadeiras produtivas globais, é melhorar o ambiente institucional. Produtividade tem um peso muito forte nessa estratégia. E o Brasil não poderá construir a sua estratégia apenas com o mercado doméstico”, destacou Fernandes.

FATORES-CHAVE DA COMPETITIVIDADE - Na base de toda a estratégia definida pela CNI está a educação, um dos dez fatores-chave que compõem o Mapa Estratégico da Indústria 2013-2022. “O Brasil precisa de um modelo de educação que favoreça o desenvolvimento econômico e social. Precisamos de uma agenda que discuta a educação para o mundo do trabalho”, afirma o diretor-geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Rafael Lucchesi. Estudo da CNI aponta que 70% dos empresários brasileiros afirmam que a falta de trabalhador qualificado prejudica o aumento da competitividade do país.

O Mapa Estratégico da Indústria está estruturado em dez fatores-chaves capazes de garantir a produtividade e a competitividade da indústria brasileira na próxima década. Esses requisitos foram selecionados por terem impacto relevante e direto na competitividade da indústria e por terem abrangência e durabilidade em termos de ganho de produtividade. São eles: educação, ambiente macroeconômico, eficiência do Estado, segurança jurídica e burocracia, desenvolvimento de mercados, relações de trabalho, financiamento, infraestrutura, tributação e inovação e produtividade.

VÍDEO - Assista ao vídeo com a apresentação do Mapa Estratégico da Indústria na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal. As imagens são da TV Senado.

Relacionadas

Leia mais

CNI defende convergência de regras tributárias brasileiras com os padrões da OCDE
Conselho da CNI defende derrubada do veto ao Refis da Pequena Empresa
CNI defende aceleração do acordo comercial com México

Comentários