CNI apresenta agenda tributária para aumentar a competitividade do Brasil

Proposta para presidenciáveis prevê a modernização da tributação indireta, com redução da cumulatividade e da complexidade. Instituição indica caminho pragmático para corrigir as distorções que limitam o crescimento, a inserção internacional e os investimentos

O Brasil precisa de um modelo tributário eficiente, simples, transparente e isonômico. Essa é a base do estudo Modernizar a tributação indireta para garantir a competitividade do Brasil e parte do conjunto de 43 documentos sobre temas estratégicos que foram entregues aos candidatos à presidência da República pela Confederação Nacional da Indústria (CNI)

O documento mostra que há caminhos possíveis para a superação dos desafios tributários. A proposta pragmática foca em três grandes distorções do sistema brasileiro: cumulatividade, complexidade no pagamento de tributos e a atraso na devolução de créditos tributários. 

O gerente-executivo de Política Econômica da CNI, Flávio Castelo Branco, lembra que quanto mais complexo for o sistema tributário, mais tempo e dinheiro as empresas vão gastar para atenderem as exigências do Fisco. Com a cumulatividade de impostos, Castelo Branco explica que o produto nacional se torna mais caro e perde a competitividade no mercado interno para o bem importado e no exterior para os produtos vendidos por outros países. 

“Em mais de 150 países, a tributação é totalmente não cumulativa e os bens e serviços pagam apenas o Imposto de Valor Agregado (IVA). No Brasil, há cinco impostos total ou parcialmente cumulativos: ICMS, PIS/Pasep, Cofins, IPI e ISS. O resultado disso é que 6,45% da carga tributária total gerada pelo atual sistema tributário brasileiro foram recolhidos por incidências cumulativas”, explica Castelo Branco.

O economista afirma que o próximo governo deve atacar as distorções tributárias do Brasil de forma coerente, levando em consideração os efeitos da cumulatividade. Só assim, diz Castelo Branco, a tributação cumprirá sua função social e econômica e deixará de ser um entrave ao crescimento mais acelerado do Produto Interno Bruto (PIB). Além disso, atualmente, os custos das empresas brasileiras são elevados pelas dificuldades para compensação e restituição de tributos indiretos, como IPI, PIS/Pasep, Cofins e ICMS. 

FIM DA CUMULATIVIDADE – A CNI defende a substituição do conceito de crédito físico pelo de crédito financeiro no sistema de débito-crédito do ICMS, do PIS/Pasep e da Cofins. No crédito físico só há geração de crédito na aquisição de insumos e produtos intermediários consumidos no processo de industrialização.No crédito financeiro a geração de crédito considera os valores pagos na aquisição de todos os bens e serviços envolvidos na manufatura. Com essa alteração, será possível deduzir todo tributo pago pelo contribuinte em suas aquisições, eliminando a cumulatividade na tributação indireta.

Outra ação para reduzir os malefícios causados pelos impostos no Brasil, é estabelecer um prazo máximo para devolução dos créditos de ICMS, PIS/Pasep e Cofins, de, no máximo, 30 dias úteis após o pedido de restituição. 

COMPENSAÇÃO DE CRÉDITOS – Além disso, a CNI propõe que os créditos tributários federais (IPI e PIS/Cofins) possam ser compensados, sem vedações, com quaisquer débitos também de caráter federal, inclusive previdenciários. Segundo Castelo Branco, no caso do ICMS é importante que as empresas possam fazer a compensação de débitos e créditos entre elas, desde que estejam localizadas no mesmo Estado. Ainda os créditos do ICMS poderiam ser usados para pagar os débitos com ICMS-ST, ICMS-Importação e ICMS-Difal (diferencial de alíquota).

“É preciso agilizar o processo de compra e venda de créditos tributários entre empresas. Atualmente, esse expediente é comprometido pela morosidade e incerteza que cerca a avaliação do Fisco”, diz o gerente-executivo de Política Econômica da CNI. 

REDUÇÃO DA COMPLEXIDADE – A Confederação também defende a alteração da cobrança do ICMS da origem para o destino. Essa é considerada a forma mais desejável de tributação sobre consumo e permitirá que as exportações sejam completamente desoneradas, elevando a competitividade dos produtos brasileiros no mercado externo. Outro resultado positivo da medida é o fim da “guerra fiscal” entre os estados.

Para superar a insegurança e a complexidade operacional gerada pelo emaranhado de regras dos fiscos estaduais no âmbito do ICMS, a CNI propõe um estatuto de coordenação tributária do ICMS entre os estados, com alíquotas mínimas e máximas, padronização das faturas e das declarações de ICMS e dos critérios.

Castelo Branco chama a atenção para o aumento da transparência na tributação indireta no Brasil. Uma das formas de se resolver o problema é substituir o sistema de cálculo “por dentro” pelo cálculo “por fora” na apuração do valor a ser pago de ICMS, do PIS/Pasep e da Cofins. 

Essa alteração evita que a alíquota desses tributos seja considerada na composição da base de cálculo sobre a qual o imposto é aplicado. Com isso, as alíquotas do ICMS, do PIS/Pasep e da Cofins serão aplicadas diretamente sobre o valor da fatura do produto ou serviço comercializado.

DESONERAÇÃO DOS INVESTIMENTOS – A CNI também apresenta propostas para a desoneração de investimentos produtivos no Brasil. O setor produtivo defende que o governo reduza a incidência de tributos não recuperáveis. Isso se dará com a inclusão do ISS na base de incidência do ICMS na tributação de serviços e a autorização para que o IPI gere crédito na aquisição de bens de capital. 

A indústria vê a necessidade em se aperfeiçoar as regras para a restituição de tributos recuperáveis, com o uso imediato dos créditos de ICMS nas aquisições de bens de capital, além do ressarcimento, em dinheiro, dos saldos credores do PIS/Cofins. Há propostas para aprimorar as regras de tributação sobre a renda e desonerar a tributação indireta na fase de construção. 

AÇÕES PARA O BRASIL CRESCER MAIS E MELHOR - Os 43 documentos com propostas da CNI para o novo governo foram elaborados com base no Mapa Estratégico da Indústria 2018-2022, que aponta os caminhos para o Brasil construir, nos próximos quatro anos, uma economia mais produtiva, inovadora e integrada ao mercado internacional. Os estudos sugerem ações em áreas como eficiência do estado, segurança jurídica, infraestrutura, tributação, educação, meio ambiente, inovação, financiamento e segurança pública.

As propostas foram discutidas com os presidenciáveis durante o Diálogo da Indústria com os Candidatos à Presidência da República, que reuniu 2.000 líderes empresariais em Brasília. A CNI apresenta as propostas da indústria aos presidenciáveis desde a eleição de 1994.

Relacionadas

Leia mais

Um terço das ferrovias do país está inutilizada, aponta CNI
Portos brasileiros só atingirão padrões internacionais  após privatização das companhias docas
CNI defende mudanças regulatórias no setor  elétrico para diminuição no preço da energia

Comentários