Cadeias produtivas do vestuário e de calçados definem 2 gargalos comuns

Nesta quinta-feira (23/05), lideranças sindicais e empresários participaram do Encontro das Cadeias Produtivas do Vestuário e Têxtil e de Calçados, em MS

Como parte da programação da Semana da Indústria, a Fiems realizou, na tarde desta quinta-feira (23/05), no Edifício Casa da Indústria, em Campo Grande (MS), o Encontro das Cadeias Produtivas do Vestuário e Têxtil e de Calçados. No total, 31 pessoas participaram entre lideranças sindicais, empresários e o vice-prefeito de Ribas do Rio Pardo, Paulo César Silveira, que também é secretário municipal de Indústria Comércio e Turismo.

Na ocasião, os participantes definiram vários temas a serem trabalhados, mas focaram na questão da qualificação e incentivos fiscais. Segundo o diretor-corporativo da Fiems, Jaime Verruck, são segmentos importantes na economia do Estado e, por isso, a discussão da continuidade de analisar as cadeias produtiva. "Os dados do Radar Industrial da Fiems demonstram os dois segmentos são grandes geradores de emprego", pontuou.

Ele acrescenta que também foram focados os problemas das duas cadeias produtivas para encontrar a forma como Fiems, Sesi, Senai e o Sebrae podem ajudar. "A questão é trabalhar a pauta em cima de poucos pontos. A primeira questão apontada foi a do incentivo fiscal, renovado até 2028, o que dá uma maior tranquilidade às indústrias dos dois segmentos. Além disso, vimos que a qualificação de mão de obra ainda é um problema e, nesse sentido, foi colocado que a Federação já está fazendo um grande esforço com mais de 1.500 pessoas treinadas. No entanto, muitas ainda não foram para o mercado e, por isso, a qualificação continua sendo um desafio para o setor de confecção, por exemplo", declarou.

Entendimento

Para o presidente do Sindical (Sindicato das Indústrias de Calçados do Estado de Mato Grosso do Sul), João Batista de Camargo Filho, a reunião convergiu os problemas comuns aos segmentos e proporcionou melhor entendimento do decreto. "Foi um bate-papo muito importante para nos atualizar no que diz respeito as leis e prorrogações fiscais, com certeza foi um encontro muito produtivo", avaliou.

O assessor do Sindivestil (Sindicato das Indústrias do Vestuário, Tecelagem e Fiação de Três Lagoas), Nelson Ubyrajara Truzzi Tupy, explicou que as reuniões que envolvem os empresários são sempre produtivas, pois unidos os segmentos têm mais força. "Quando conseguimos agregar todos os empresários em volta do mesmo problema é que se consegue a solução. Um Estado em desenvolvimento tem necessidade do agrupamento dos empresários para conseguirmos benefícios", disse.

No mesmo tom foi a avaliação da presidente do Sindivesc (Sindicato das Indústrias do Vestuário de Corumbá), Lenise de Arruda Viegas. "Essa reunião foi ótima, muito proveitosa. A Fiems como sempre, muito maravilhosa, trabalhando muito e abordando temas importante com todos os sindicatos", declarou. Já o presidente do Sindivest/MS (Sindicato Intermunicipal das Indústrias do Vestuário, Tecelagem e Fiação de Mato Grosso do Sul), José Francisco Veloso Ribeiro, o encontro foi uma oportunidade para que o segmento trabalhe as situações que estão em andamento e as previstas.

"A Semana da Indústria tem um momento importante para vestuário porque temos oportunidade de trabalhar as situações que estão sendo feitas por meio de parceria  com Fiems, Sebrae, Senai, Sesi, além de informações importantes sobre os caminhos para ter mais segurança com a implantação e ampliação dos seus negócios em Mato Grosso do Sul", avaliou Francisco Veloso.

Também esteve presente o representa do Sinvesul (Sindicato das Empresas do Vestuário Industrial da Região Sul do Estado de Mato Grosso do Sul) e o vice-prefeito de Ribas do Rio Pardo, que também é secretário municipal de Indústria, Comércio Turismo, Paulo César Silveira. "A Fiems tem se mostrado grande parceria e interessada no desenvolvimento dos municípios, por isso viemos aqui. Nosso município tem grande potencial na área de florestas, mas precisamos, até pela proximidade da Capital, fomentar alguns segmentos que vão ajudar a crescer a economia do município", declarou.

Serviço - Mais informações sobre a Semana da Indústria podem ser obtidas pelo hotsite www.fiems.com.br/semanadaindustria

Relacionadas

Leia mais

Presidente da Fiems vistoria as obras do Sesi em Bonito e Dourados
Fiems, Famasul, Fecomércio e Sebrae reúnem-se para acertar detalhes da ExpoCidades
Diretores do Sistema Fiems vão participar do 7º Enai em Brasília

Comentários