Atletas disputam provas paralímpicas demonstrativas dos Jogos Nacionais do SESI

Corredora Alice Correa, que é deficiente visual, dará início, às 9h, às provas demonstrativas de atletismo paralímpico dos Jogos Nacionais do SESI

"Quero treinar muito e chegar onde nunca imaginei" - Mayara Rufino da Silva

A estudante do primeiro ano do ensino médio Mayara Rufino da Silva, 15 anos, sempre se destacou dentre os colegas: nasceu com um problema de má formação das pernas, o que limita muitos de seus movimentos. Há três anos, no entanto, sua vida tomou um rumo surpreendente.

A jovem carioca começou a treinar com a equipe de natação do projeto Nadando contra a Corrente , desenvolvido pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN) em parceria com o Instituto Superar, organização que investe em atletas paralímpicos. Nesta sexta (16), ela e outros cinco colegas de equipe abriram as provas demonstrativas de natação paralímpicas dos Jogos Nacionais do SESI, realizados no Rio de Janeiro até o próximo domingo (18).

“Comecei a nadar porque o doutor tinha dito que iria me fazer bem e hoje só tenho a agradecer por isso. Quero treinar muito e chegar onde nunca imaginei, participar das Paralimpíadas e ganhar medalhas pelo Brasil”, disse Mayara, emocionada, após a apresentação.

Esta é a primeira vez que a competição que reúne trabalhadores brasileiros inclui na programação provas para pessoas com deficiências. “A ideia é promover a inclusão por meio do esporte”, afirma a analista de projetos especiais do Serviço Social da Indústria (SESI), no Rio de Janeiro, Luisa Parente.

Os seis jovens participam do projeto Nadando contra a Corrente

INCLUSÃO – Neste sábado, a corredora Alice Correa, que é deficiente visual, dará início, às 9h, às provas demonstrativas de atletismo paralímpico dos Jogos Nacionais do SESI.  Os 14 atletas que participam das provas paralímpicas integram o projeto Nadando contra a Corrente .

Além das provas de atletismo, haverá, às 13h, uma partida de futebol cinco, que reunirá jogadores cegos e jogadores sem deficiência visual que serão vendados. Às 15h, três nadadores paralímpicos competirão com três vencedores das provas de natação dos Jogos do SESI. Às 14h, ocorrerá uma partida demonstrativa de vôlei sentado.

Os Jogos Nacionais do SESI, que começaram na quinta-feira (15) e se encerram neste domingo (18), reúnem 1.200 trabalhadores de 250 empresas brasileiras, no Rio de Janeiro. Eles competem em dez modalidades esportivas. As provas ocorrem em dois locais: no Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (CEFAN), na Penha, e na Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB), na Lagoa.

Relacionadas

Leia mais

Jogos Nacionais do SESI disponibilizam serviços de beleza para atletas
Pessoas com deficiência terão 13,7 mil vagas em cursos do SENAI pelo Pronatec
Espaço Zen resgata energia dos atletas durante os Jogos Nacionais do SESI

Comentários