325 projetos são selecionados para a segunda etapa do Prêmio Nacional de Inovação

Trabalhos escolhidos passaram por um funil em meio a 2022 inscrições de todo o país; próxima fase prevê entrevistas individuais com as empresas

O Prêmio Nacional de Inovação 2013 entrou na segunda etapa para escolha dos melhores projetos desta edição. Ao todo, foram recebidas 2.022 inscrições de todo o país – um recorde. Dessas, 325 ideias foram selecionadas e, durante o mês de janeiro, as empresas passarão por entrevistas individuais. A maioria das propostas veio da região Sul, com 114 projetos selecionados, seguida do Sudeste (109), Nordeste (51), Norte (30) e Centro-Oeste (21).

Acre: 2 
Alagoas: 12 
Amazonas: 8 
Bahia: 6 
Ceará: 4 
Distrito Federal: 9 
Espírito Santo: 5 
Maranhão: 8 
Minas Gerais: 15 
Mato Grosso do Sul: 9 
Mato Grosso: 3 
Pará: 9 
Paraíba: 7 
Pernambuco: 5 
Piauí: 4 
Paraná: 25 
Rio de Janeiro: 13 
Rio Grande do Norte: 2 
Rondônia: 10 
Rio Grande do Sul: 68 
Santa Catarina: 21 
Sergipe: 3 
São Paulo: 76 
Tocantins: 1

Para a terceira etapa, no mês que vem, serão escolhidos 108 projetos a partir da avaliação da comissão julgadora. As empresas concorrem a R$ 900 mil pré-aprovados no Edital SENAI SESI de Inovação. Como premiação, também há missão técnica internacional e cursos de educação executiva. Participam da disputa empresas de micro, pequeno, médio e grande portes.

Os doze vencedores serão conhecidos, em Brasília, no dia 13 de maio. O Prêmio é uma iniciativa da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), realizado pela CNI e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Tem o apoio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Movimento Brasil Competitivo (MBC), Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação.

O presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, durante discurso na última edição do Prêmio

CATEGORIAS

Gestão da Inovação – busca reconhecer métodos, técnicas e ferramentas de gestão da inovação que estabeleçam um ambiente propício ao desenvolvimento de projetos inovadores.

Agente Local de Inovação – direcionada a micro e pequenas empresas atendidas pelo Programa Agentes Locais de Inovação (ALI) do Sebrae nos setores de indústria, comércio e serviços.

Inovação Tecnológica – valoriza projetos de produtos ou processos que contribuem para o aumento dos níveis de competitividade da empresa.

Inovação em Modelo de Negócio – premia a forma como projetos são levados ao mercado a fim de aprimoramento de modelos de negócio capazes de gerar impactos na empresa.

Apenas os vencedores na categoria Gestão da Inovação concorrem aos R$ 900 mil pré-aprovados no Edital SENAI SESI.

As etapas do Prêmio Nacional de Inovação:
 

Dezembro 2013 Pré-avaliação das 2.022 inscrições
Janeiro 2014 Entrevista das 325 candidaturas selecionados
Fevereiro 2014 1ª banca de juízes avalia 108 projetos selecionados
Março 2014 Visita às 36 empresas selecionadas
Abril 2014 2ª banca de juízes escolhe os 12 vencedores
13 de maio de 2014 Cerimônia de Premiação em Brasília

Relacionadas

Leia mais

Conheça os finalistas do Prêmio Nacional de Inovação
5 razões para inscrever a sua empresa no Prêmio Nacional de Inovação
CNI e Sebrae abrem inscrições para o Prêmio Nacional de Inovação 2016/2017

Comentários