15 de 29 setores da indústria estão confiantes em outubro, aponta CNI

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) ficou acima de 50 pontos, o que representa confiança, para grandes empresas e todas as regiões, à exceção do Sul

imagem colorida de mulheres com EPIs, trabalhando em fábrica, com equipamentos de fábrica

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) de outubro mostra que 15 de 29 setores da indústria, grandes empresas e os industriais das regiões Centro-Oeste, Nordeste, Norte e Sudeste estão confiantes.

A pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) ouviu 2.044 empresas, sendo 832 de pequeno porte, 730 de médio porte e 482 de grande porte, entre 2 e 12 de outubro de 2023.

A pesquisa mostra que na passagem de setembro para outubro, a confiança ficou menor em 18 de 29 setores. Com o resultado, migraram da confiança para a falta de confiança seis setores:

  • Equipamentos de informática,
  • Eletrônicos e ópticos,
  • Máquinas e equipamentos,
  • Obras de infraestrutura,
  • Celulose e papel,
  • Calçados e suas partes, e
  • Metalurgia.

Dois setores fizeram a transição contrária, da falta de confiança para a confiança: Veículos automotores e Produtos de material plástico.

A confiança caiu em todos os portes de indústria. Com o resultado, as pequenas e médias indústrias, que registravam confiança positiva ou neutra até setembro, passam a registrar falta de confiança em outubro.

O ICEI das pequenas empresas passou de 49,9 pontos para 49 pontos, e a das médias empresas caiu de 50,6 pontos para 49,6 pontos. Dessa forma, apenas as grandes empresas seguem confiantes.

O indicador deste grupo teve uma pequena redução, de 53,6 pontos para 53,4 pontos. 

Entre as regiões, a confiança avançou 1,8 ponto na região Nordeste, mas o ICEI caiu em todas as demais regiões em outubro. O recuo mais intenso nas regiões Centro-Oeste (-1,8 ponto) e Sudeste (-1,7 ponto) e mais moderado nas regiões Sul (-0,7 ponto) e Norte (-0,1 ponto).

Apesar da queda, com exceção da região Sul, o índice de todas as demais regiões ficou acima dos 50 pontos.

O ICEI varia de 0 a 100 pontos. Valores acima de 50 pontos indicam confiança do empresário. Valores abaixo de 50 pontos indicam falta de confiança do empresário.
 

Relacionadas

Leia mais

Índice de Confiança do Empresário Industrial caiu 1,4 ponto em outubro
Da transição energética à política industrial: os 4 paradoxos das transformações globais
Agenda CNI: Confiança do Empresário Industrial de setembro será divulgada quinta-feira às 10h

Comentários