SESI-SP oferta 5 mil vagas gratuitas para EJA e SESI-MA realiza atendimentos gratuitos

Vem conferir como foi a semana da indústria e as ações dos estados para a população

Nesta semana, o sistema indústria traz diversas ações, como cursos, eventos, capacitações e muito mais! O foco está em oportunidades para os estudantes, ações voltada às mulheres e capacitação de trabalhadores. 

Vem conferir tudo no Brasil Indústria, coluna semanal da Agência de Notícias da Indústria que traz, toda sexta-feira, o que foi destaque nas federações dos estados.

SESI Itinerante, do Maranhão, realiza mais de 5 mil atendimentos 

Com aproximadamente 24 mil habitantes, o município de Buriti Bravo (MA) recebeu as ações do SESI Itinerante durante três dias na cidade. Ao todo foram 5,5 mil serviços realizados e cerca de 2,6 mil pessoas atendidas pela equipe de profissionais do Serviço Social da Indústria (SESI-MA). O SESI Itinerante é uma iniciativa voltada para a promoção da saúde visando prevenir doenças e incentivar hábitos saudáveis. 

A caravana segue realizando as ações pelo estado, tendo os municípios da Baixada Maranhense como principal destino em 2024. Mais informações no site da FIEMA.

Conheça o primeiro bolsista do programa Inova Talentos na Toyota

O programa Inova Talentos é uma iniciativa do IEL - Instituto Euvaldo Lodi que fomenta projetos de inovação em empresas e capacita jovens talentos por meio de bolsas. Dessa vez, a parceria aconteceu com a empresa Toyota Brasil e o primeiro bolsista foi selecionado. A Agência de Notícias da Indústria publica mensalmente vagas de programas de bolsas para pesquisadores pelo Inova Talentos.

UniSENAI-PR seleciona profissionais para mentoria voluntária

O UniSENAI-PR, Centro Universitário da FIEP, abriu edital para seleção de profissionais que queiram atuar como mentores voluntários em seu Programa de Mentoria – edição 2024. 

As inscrições seguem até o dia 29 de março e podem ser feita pelo formulário dentro do edital. O Programa de Mentoria tem o objetivo aproximar estudantes de graduação da realidade das indústrias brasileiras, desenvolvendo e inspirando talentos por meio de uma mentoria vocacionada e que estimule a carreira industrial. Para mais informações entre no site da FIEP. 

Homem jovem, de cabelo ruivo, usando agasalho, está ao lado de mulher, grisalha, usando blusa social. Ambos olham o notebook a sua frente.

SENAI-TO oferta cursos de qualificação pelo Programa Qualifica Paraíso

A Prefeitura de Paraíso do Tocantins, através da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio (SIC), em parceria com o SENAI-TO está oferecendo cursos de qualificação do Programa Qualifica Paraíso, uma iniciativa que visa capacitar e qualificar profissionais para o mercado de trabalho.

Ainda há vagas disponíveis para diversos cursos, incluindo NR 10 - Básico em Segurança e Instalações, Montagem de Parede em Sistemas de Drywall, Instalador Hidráulico, Patchwork, Aperfeiçoamento Profissional em Pintura de Obras Imobiliárias, e Assentador de Revestimento Cerâmico. Para se matricular, o interessado pode entrar em contato para mais informações pelo (63) 99994-3057. Mais informações no site do SENAI-TO

FIESP abre inscrições gratuitas para mentoria e capacitação de mulheres

FIESP está com inscrições abertas para mais uma edição do programa Elas na Indústria. A iniciativa pioneira que visa mentorar e capacitar mulheres em busca de cargos de liderança ou que lideram seus próprios empreendimentos no setor industrial, já formou mais de 300 mulheres, de diferentes estados do país. As interessadas em ingressar na nova turma devem fazer a inscrição até 20 de março no site da FIESP.  

Em três edições, o programa registrou um aumento de 280% de participação desde a primeira edição. Um destaque importante é o aumento da representatividade de mulheres pretas e pardas, que passou de 16% na primeira turma para 24% na terceira, reforçando o compromisso com a equidade racial. Mais informações entre no site da FIESP. 

SESI-PB oferta cursos de Excel na modalidade EAD

O Excel proporciona automatização no ambiente de trabalho, mantendo a organização e proporcionando o aumento de produtividade. Nesta perspectiva, o SESI da Paraíba está com inscrições abertas para os cursos Excel na Prática e Excel para Ambientes Corporativos, ambos ocorrerão na modalidade EAD. As inscrições acontecem até o dia 19 de março, no site do SESI-PB.

Os cursos disponibilizam acompanhamento com tutoria online, através de uma plataforma disponível 24 horas, com tutorias síncronas semanais com o desenvolvimento de conteúdo de forma prática. Informações adicionais podem ser obtidas no site do SESI-PB.

PRINT de computador, na tela do Excel.

Ação Cidadania para Elas atendeu quase 3 mil mulheres

Com a intenção de oferecer serviços exclusivamente para o público feminino, a primeira edição do Ação Cidadania para Elas recebeu 2,8 mil pessoas e realizou mais de 6 mil atendimentos. Inédita, a iniciativa foi promovida pela FIEMS, em parceria com a TV Morena e o Governo do Estado, como parte da programação do Mês das Mulheres e de ações para promoção da igualdade de gênero. 

O Ação Cidadania para Elas criou oportunidades tanto para as mulheres, que foram oferecer serviços, quanto para as que foram procurá-los. Mãe de três filhos, a dona de casa Sabrina da Silva Ramos foi em busca de renovar a carteira de identidade, além de tirar a primeira via da filha. Ela tenta agendar o serviço há pelo menos quatro meses, mas não consegue devido a rotina de cuidados com a casa e as crianças. Para Sabrina, a ação agiliza a correria do dia a dia das mulheres. “Facilita bastante, porque normalmente, não temos tempo e, quando temos, temos que levar a criançada às vezes. Ajuda os atendimentos serem realizados todos num mesmo lugar”, explicou. Confira os depoimentos na íntegra no site da FIEMS

Inscrições para a I Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação

Com apoio da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEPB), o SENAI-PB e o Governo do Estado da Paraíba deram início às inscrições para a I Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (CECTI), que acontece a partir do próximo dia 18 de março. A iniciativa busca engajar a sociedade na definição das prioridades relacionadas à CT&I para o estado, visando um desenvolvimento sustentável e uma Paraíba mais inteligente e inovadora. As inscrições estão sendo feitas pelo site do CECTI e são abertas ao público. As informações completas estão no site da FIEPB

SESI-SP oferece 5 mil vagas gratuitas na Educação de Jovens e Adultos

O SESI-SP abre inscrições, com 5 mil vagas gratuitas, para a Nova Educação de Jovens e Adultos (Nova EJA) e EJA Profissionalizante, presentes em 50 escolas da instituição no estado de São Paulo. Os interessados podem se matricular exclusivamente no site do SESI-SP, até o dia 26 de abril, para ingresso na turma que se iniciará em maio.

A Nova EJA abrange o Ensino Fundamental anos finais (do 6° ao 9° ano) e o Ensino Médio (do 1° ao 3º ano), enquanto a EJA Profissionalizante, em parceria com o SENAI-SP, oferece certificação profissional em um dos cursos disponíveis no programa: Almoxarife, Assistente de RH, Assistente de Controle de Qualidade, Controlador e Programador de Produção, Costureiro Sob Medida, Desenhista de Moda, Inspetor de Qualidade e Operador de Computador. Outras informações no site do SESI-SP.

FIEG promove 2º Seminário de Educação Inclusiva

O Fórum Goiano de Inclusão no Mercado de Trabalho das Pessoas com Deficiência e Reabilitados do INSS (FIMTPODER), realizou, em parceria com o  Ministério Público do Trabalho em Goiás (MPT/GO) e com a Federação das Indústrias do Estado de Goiás (FIEG), o 2º Seminário de Educação Inclusiva. Nesta edição, o tema foi Inclusão escolar da pessoa com deficiência: a importância do profissional de apoio na educação básica e no ensino superior. Confira todos os detalhes no site da FIEG

Indústria do ES cresce 9,1% em 2023

A economia do Espírito Santo cresceu 4,8%, em 2023, e a indústria capixaba teve o seu melhor desempenho em mais de uma década, de acordo com o Indicador de Atividade Econômica (IAE-FINDES). No ano passado, o setor industrial avançou 9,1% em relação a 2022. Esse foi o melhor resultado desde 2011 (12,3%), segundo o PIB divulgado IBGE.  

Os dados do IAE-FINDES, calculado pelo Observatório da Indústria da Federação das Indústrias do Espírito Santo (FINDES), foram divulgados nesta quinta-feira (14), em coletiva de imprensa na sede da instituição, em Vitória. Mais detalhes sobre o desempenho no site da FINDES

Como participar do Brasil Indústria?

O levantamento semanal de notícias da indústria é feito pela Agência de Notícias da Indústria, com informações dos estados! Para participar, envie sua sugestão de pauta para nosso e-mail: [email protected]

Relacionadas

Leia mais

FIESP e SESI lançam pesquisa junto às empresas para diagnóstico da saúde suplementar
Após receber 130 mil visitantes, exposição de Sebastião Salgado se despede do SESI Lab
Competição desleal se tornou um grave problema para a indústria de transformação, afirma CNI

Comentários