Inscrições abertas para o SESI e podcast sobre energias renováveis

O Brasil Indústria desta semana traz uma série de novidades, como a abertura das inscrições para estudar no SESI. Também vamos mostrar que o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) é referência em ensino

A semana da indústria foi focada em inovação, educação e capacitação de pessoas. As oportunidades espalhadas pelo Brasil mostraram que o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), o Serviço Social da Indústria (SESI) e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) são referência em ensino.

O Brasil Indústria, coluna semanal da Agência de Notícias da Indústria, traz, toda sexta-feira, o que foi destaque da indústria nos estados. Vem com a gente!

SESI-SP abre inscrições 2024

Estão abertas desde o dia 26 de outubro, as inscrições para os interessados em concorrer a vagas para estudar no SESI-SP no ano letivo de 2024, rede particular de ensino com 142 unidades pelo Estado. O maior número de vagas disponíveis é para o 1º ano do Ensino Fundamental. O cadastro deve ser feito exclusivamente online, no site do SESI-SP.

Têm prioridade nas vagas os dependentes legais de funcionários das empresas contribuintes do SESI-SP (beneficiários). Para esse público, o período de inscrições fica aberto das 8h do dia 26 de outubro até às 16h do dia 6 de novembro.

Demais públicos (não beneficiários) poderão se cadastrar a partir das 8h do dia 8 de novembro até às 16h de 10 de novembro. Nesse período, serão abertas inscrições somente nas unidades escolares que não tiveram demanda suficiente de Beneficiários para as vagas disponíveis. Não serão aceitas inscrições fora do período designado por categoria. Veja mais detalhes no site do SESI-SP.

foto colorida de alunos do SESI estudando em sala de aula, todos vestem uniforme azul

Aluno do SESI-MS cria projeto “Hydro House”, usina hidrelétrica em casa

Já pensou em ter uma usina hidrelétrica em casa e gerar energia limpa, barata e sustentável? Esse é o projeto de pesquisa do Gabriel Bento Dutra de Amorim, aluno do 1º ano do ensino médio da Escola Sesi de Corumbá, um dos finalistas da 13ª FETEC/MS, considerada a maior feira de ciência, tecnologia e inovação do Estado. Denominado “Hydro House”, o projeto é uma adaptação do modelo de hidrelétricas para as residências.

Gabriel conta que o projeto nasceu após uma reflexão em sala de aula sobre energias renováveis e não-renováveis. De acordo com o projeto, uma hélice é instalada no cano que sai do hidrômetro, equipamento que serve para medir o volume de água nos imóveis residenciais, comerciais ou industriais.


“Quando a água passa pelo hidrômetro, aciona uma hélice ligada a um alternador, gerando energia mecânica que vira energia elétrica. Em seguida, essa energia passa por um transformador e um retificador para poder ser armazenada em uma bateria de lítio-grafeno. A energia estará disponível em casos de apagões, ou então poderá abastecer o imóvel por meio de um inversor”, explica Gabriel.


Ao todo, nove projetos de estudantes da Rede SESI de Educação em Mato Grosso do Sul participam como finalistas da 13ª FETEC/MS. Para conhecer mais sobre os projetos, acesse o site do SESI-MS.

Maranhão Fashion Week: uma vitrine para a cadeia produtiva da moda no estado

O Maranhão Fashion Week (MAFW) é o evento que vai mostrar o estilo de vida maranhense na passarela durante a Expo Indústria Maranhão 2023. De 09 a 12 de novembro de 2023, o Multicenter Negócios e Eventos vai receber as principais marcas, multimarcas e estilistas do estado e do país, em um encontro de moda, design, entretenimento e negócios.

Em sua quarta edição, o MAFW se consolida como a maior plataforma de moda do Maranhão, evidenciando a cadeia produtiva do setor e promovendo a integração entre o comércio, o consumidor final e a mídia.

O evento é uma realização do Sindvest Maranhão, com apoio da FIEMA, do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF), do SENAI-MA, da produção do Circuito Nacional Fashion Week (CNFW) e parceria com a EXPO Indústria Maranhão.

Para saber mais sobre o MAFW, acesse o site oficial https://www.cnfw.com.br/mafw ou siga as redes sociais @maranhaofashionweek.

SENAI CETIQT promove encontro de empresas com o Hub de Economia Circular Brasil

“Nossa parceria com o Hub é com o intuito de trazer um olhar estratégico, com pesquisa e estudos, desenvolvendo tecnologias para que as empresas possam avançar na economia circular”. Foi assim que Camila Costa, Coordenadora das atividades do NUSEC, do SENAI CETIQT, abriu a reunião, no dia 28 de setembro, na unidade do Parque Tecnológico, Instituto SENAI de Inovação em Biossintéticos e Fibras.

O Hub de Economia Circular Brasil é um ecossistema multissetorial, que visa acelerar o setor no país, por meio de mudanças estruturais, educação e ações práticas, a partir da necessidade de ampliar o olhar de fluxo de materiais e design de produtos para criação de novas relações comerciais, visando mais resiliência, transparência e menos riscos e conflitos.

O encontro contou com executivos de diversas empresas, como Neoenergia, Gerdau, BNDES, FGV, entre outras. Em sua apresentação, Beatriz Luz – fundadora do Exchange 4 Change Brasil, explicou que a intenção desses encontros é que as pessoas saibam como diferenciar o que é realmente circular, o que não é, e o que é uma solução parcial, expandindo esse olhar.

Saiba mais como foi o encontro no site do SENAI CETIQT.

SENAI-RN lança série de webinars e podcast sobre energias renováveis, tecnologias e inovações

O Hub de Inovação e Tecnologia (HIT) do SENAI-RN lançou uma série de webinars gratuitos para discussões sobre energias renováveis, sustentabilidade e inovações que movem pesquisas, investimentos e a educação profissional para o Brasil, a partir do Rio Grande do Norte – estado brasileiro que lidera a geração de energia eólica.

As transmissões podem ser assistidas no canal do HIT no YouTube e sempre será antecedida de um podcast, no mesmo canal, com “spoilers” dos temas discutidos. Veja o projeto completo no site da FIERN.

Oito capítulos estão na agenda da iniciativa, até 13 de dezembro. Os próximos temas abordados serão:

  • Modelagem atmosférica aplicada às energias eólica e solar,
  • Impacto das mudanças climáticas para as energias renováveis,
  • Geotecnologias Aplicadas ao Setor Elétrico
  • Hidrogênio Verde e combustíveis sustentáveis
  • Impacto da Inteligência Artificial na Transformação da Rede de Energia Elétrica: Desafios e Oportunidades
  • Modelagem de CO2 e sua aplicação em combustíveis sustentáveis
  • Análise de viabilidade técnica, econômica e ambiental aplicada a energias renováveis.

Como participar do Brasil Indústria? 

O levantamento semanal de notícias da indústria é feito pela Agência de Notícias da Indústria, com informações dos estados! Para participar, envie sua sugestão de pauta para nosso e-mail: [email protected].

Relacionadas

Leia mais

Abertura de novos cursos de EJA e estudo sobre potencial da bioeconomia
Oportunidades no SENAI! São 11 mil vagas para cursos gratuitos e pagos
Emenda de Kigali: conheça as medidas para reduzir os HFCs, um dos gases de efeito estufa

Comentários