A área da saúde foi bastante debatida pelas federações da indústria ao longo da semana. Na Federação das Indústrias do Estado do Piauí (FIEPI), foi inaugurado o Centro de Saúde e Segurança na Indústria do SESI, Francisco de Sousa Neto. Já na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) houve um debate sobre a saúde mental feminina.
Acompanhe os destaques da indústria brasileira na coluna semanal da Agência de Notícias da Indústria:
FIEPI inaugura Centro de Saúde para trabalhadores da indústria
O presidente da FIEPI, Zé Filho, inaugurou o Centro de Saúde e Segurança na Indústria do SESI, Francisco de Sousa Neto. Na ocasião também foram concedidas a presidentes de sindicatos da indústria a Medalha Mérito Industrial Simplício Dias e homenagens especiais a colaboradores do SESI e SENAI. O evento fez parte da programação dos 70 anos da FIEPI, tendo também o descerramento de placas alusivas ao aniversário da instituição.
O evento também contou com a abertura de uma exposição fotográfica do empresário industrial e fotógrafo, João Freitas Filho, que além do prédio da FIEPI percorrerá os prédios do Sistema Indústria no Piauí.Veja como foi a inauguração:
FIERN e Cluster devem integrar projeto para o Planejamento Espacial Marinho do Nordeste
A região Nordeste poderá ter um Planejamento Espacial Marinho (PEM). Trata-se de um ordenamento das atividades em áreas marinhas para alcançar objetivos ecológicos, econômicos e sociais, algo semelhante a um Plano Diretor do Mar. O projeto com esse objetivo foi apresentado pelo diretor-geral Fundação Norte-Rio-Grandense de Pesquisa e Cultura (Funpec), professor Aldo Dantas, da UFRN, aos presidentes da FIERN, Roberto Serquiz, e do Cluster Tecnológico Naval do RN, Amaro Sales.
O presidente da FIERN destacou que, com a apresentação de Dantas ficou nítida a relação entre a atuação do Cluster Naval - que foi articulado pela FIERN para que a economia do mar no Estado possa ter um desenvolvimento de acordo com suas potencialidades - e a iniciativa de elaborar um projeto para um PEM na região. Roberto Serquiz disse que a federação e o Cluster devem apoiar e participar do lançamento do PEM, previsto para novembro.
“Com essa apresentação, ficou perceptível que há uma conexão entre o Planejamento Espacial Marinho e o Cluster. Então, saímos desta reunião interessados em avançar e participar do lançamento”, reforçou. Veja mais como foi o planejamento no site da FIERN.
SICOOB realiza workshop sobre Educação Financeira para alunos do Mais Aprendiz do IEL-PB
Representantes da SICOOB realizaram um workshop para alunos Instituto Euvaldo Lodi – IEL, núcleo regional da Paraíba, sobre Educação Financeira. O evento foi realizado para três turmas do programa Mais Aprendiz na unidade do IEL em João Pessoa, e reuniu jovens aprendizes numa programação de aprendizado e práticas sobre a gestão de finanças pessoais.
A ação é resultado do projeto “Se liga Finanças” que oferece conteúdo gratuito e acessível sobre finanças, para jovens de 15 a 29 anos. A proposta é apresentar os benefícios de uma vida financeira saudável, proporcionada pelo uso responsável do dinheiro, além de conscientizar sobre a importância de uma boa gestão financeira para a prosperidade dos pequenos negócios.
Durante o treinamento, os jovens foram apresentados a conceitos essenciais como planejamento financeiro, controle de orçamento, investimentos e o uso consciente do crédito. O destaque da programação foi a palestra interativa conduzida pela agente de atendimento da Sicoob, Beatriz Valentim Correia Meireles que abordou sobre a importância da poupança e dos riscos e benefícios do crédito.
Além disso, foram realizados exercícios práticos para ajudar os jovens a aplicar os conceitos aprendidos em situações do cotidiano. Confira a atividade no site da FIEPB.
Saúde mental feminina é tema de debate na FIESP
Equilibrar carreira, família e vida pessoal é um desafio para as mulheres e a corresponsabilidade das tarefas domésticas pode aliviar essa carga e evitar o estresse crônico e problemas de saúde mental.
Com o objetivo de debater o tema, o Conselho Superior Feminino (Confem) da Fiesp reuniu, na sexta-feira (20/9), autoridades e especialistas no assunto.
Para Marta Lívia Suplicy, presidente do Confem, a saúde mental é tão importante quanto a saúde física e é essencial para o bem-estar geral. “No pós-Covid, fomos apresentadas às doenças silenciosas que, com certeza, já convivíamos com elas e já mascarávamos pelas nossas rotinas e necessidades”, disse Marta Lívia.
De acordo com Laís Abramo, secretária nacional de Cuidados e Família do ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), a sobrecarga de trabalho de cuidados é um importante fator de esgotamento e problemas de saúde mental das mulheres.
“O trabalho de cuidados exige tempo e é mal pago, quando é pago. É um trabalho invisível e muitas vezes nem é considerado trabalho”, disse Abramo, lembrando que este tipo de atividade é, predominantemente, relegado às mulheres. Confira mais sobre o que foi debatido no encontro, no site da FIESP.
Brasileiro e queniana vencem a categoria elite da Corrida do Pantanal 2024
O brasileiro Wendell Jerônimo Souza e a queniana Viola Jelagat venceram a categoria elite da prova dos 15 km da Corrida do Pantanal 2024. O evento, realizado neste domingo (22/09), reuniu 25 mil pessoas para as corridas de 8 e 15 km, além da caminhada de 5 km, nos altos da avenida Afonso Pena, em Campo Grande.
Entre as mulheres, teve emoção nos metros finais. As quenianas Viola Jelagat e Naum Jepchirchir deram todo o gás para cruzar a linha de chegada em primeiro lugar. Viola venceu na base da superação.
"Agradeço a Deus pelo resultado, à organização em Campo Grande e ao meu treinador Eduardo Nascimento. Estou feliz pela prova de hoje. Eu não estava esperando a vitória, agora vou comemorar. Minha adversária estava muito forte durante a prova, mas eu me mantive com a mente focada em fazer uma chegada forte".
Confira mais sobre a Corrida do Pantanal no site da FIEMS.
FIEG e Fimtpoder promovem 2ª edição do seminário Inclusão da Pessoa com Deficiência nas Indústrias
Romper barreiras e ressignificar a presença da pessoa com deficiência (PCD) no setor industrial. Com isso em mente, o Conselho Temático de Relações do Trabalho e Inclusão (CTRTI) da Fieg promoveu, na Casa da Indústria, em Goiânia, a 2ª edição do seminário Inclusão da Pessoa com Deficiência nas Indústrias.
O evento, em uma parceria com o Fórum de Inclusão no Mercado de Trabalho das Pessoas com Deficiência e dos Reabilitados pelo INSS (Fimtpoder), contou com participação de empresários, lideranças setoriais, profissionais do setor e de representantes do Executivo, Legislativo e Judiciário, com o objetivo de discutir os desafios e incentivar a adoção de boas práticas para inclusão do profissional com deficiência no mercado de trabalho.
"A inclusão de pessoas com deficiência é uma questão que vai além do cumprimento de normas ou leis. Trata-se de um valor fundamental para o desenvolvimento social e econômico. Ao promover a inclusão, não apenas abrimos as portas do mercado de trabalho, mas também enriquecemos nossas empresas com diferentes perspectivas, talentos e experiências", afirmou o presidente em exercício da FIEG, André Rocha. Veja mais detalhes no site da FIEG.
Finlândia busca oportunidades de parcerias para apoiar a reconstrução do Estado
Ao receber a embaixadora da Finlândia, Johanna Karanko, e uma comitiva de empresas do país nórdico, o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), Claudio Bier, destacou o exemplo daquele país como referência de equilíbrio entre o desenvolvimento econômico e a proteção ambiental, no momento de crise climática que o Brasil vive.
“Os eventos recentes como as enchentes que devastaram o Rio Grande do Sul em maio e a estiagem seguida de queimadas, nos impõem a necessidade de agir de maneira responsável e urgente. Este momento clama por ações concretas, mais do que discussões sobre culpados”, afirmou Bier.
O objetivo da visita foi apresentar algumas empresas finlandesas com negócios em áreas que poderiam contribuir na reconstrução do Estado. “Viemos falar em parcerias ganha-ganha”, disse a embaixadora Karanko. “A Finlândia é referência em bioeconomia e sustentabilidade e muito poderia contribuir com o Rio Grande do Sul”, ressaltou. Ela comentou ainda que há vários eventos no Brasil com oportunidades de negócios com empresas de seu país. Johanna ainda convidou a federação a fazer uma visita de prospecção à Finlândia.
Acesse o site da FIERGS para saber mais sobre a parceria.
Como participar do Brasil Indústria?
O levantamento semanal de notícias da indústria é feito pela Agência de Notícias da Indústria, com informações dos estados! Para participar, envie sua sugestão de pauta para nosso e-mail: agenciacni@cni.com.br.