Nesta semana, a indústria se destacou com iniciativas relevantes, como o combate ao câncer e a recuperação econômica do Rio Grande do Sul. No Estado, a Sondagem Industrial da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS) revelou sinais de recuperação para o setor, com aumento na produção e no emprego. Quer saber mais? Confira todos esses detalhes e muito mais no Brasil Indústria, da Agência de Notícias da Indústria, que traz, toda sexta-feira, os principais destaques dos estados.
Na FIEG, consultoria inicia 3ª etapa e apresenta resultados já alcançados por panificadoras
Na última segunda-feira (26/08), a Casa da Indústria, sede da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (FIEG), foi palco do início da 3ª etapa do Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias (PROCOMPI) de 2024. O evento, voltado para o setor de panificação, contou com participação de representantes de 15 empresas e foi promovido em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria no Estado de Goiás (SINDIPÃO).
O encontro teve como objetivo reforçar a padronização e a melhoria dos processos produtivos nas panificadoras, além de apresentar novas oportunidades para o setor. O consultor Emerson Amaral, responsável pela consultoria técnica do grupo, conduziu os trabalhos e abordou temas cruciais para a melhoria da gestão e da qualidade na produção de pães, quitandas e confeitaria.
Amaral destacou a importância da padronização dos processos como forma de garantir a qualidade dos produtos. “O encontro foi bastante produtivo. Abordamos a criação de fichas técnicas dos produtos, a importância da gestão dos custos de matéria-prima e a implementação do processo de pré-pedido. Também apresentamos a segunda edição do Festival Sabores do Cerrado, que esperamos realizar no dia 22 de outubro. A meta é ter 30 empresas participando, para inserir a panificação na gastronomia local e, quem sabe, torná-la uma atração turística”, comentou.
O festival, que teve sua última edição em 2012, visa promover a panificação goiana e criar um evento anual que celebre a diversidade dos produtos regionais.
Superintendente anuncia Prêmio IEL Talentos em Construção
Na última terça-feira (3), foi oficialmente divulgado o Rio Construção Summit 2025, principal evento do setor no Brasil. Durante o encontro, o superintendente do IEL, Paulo Mól, anunciou o Prêmio IEL Talentos em Construção. O objetivo da premiação é incentivar estudantes de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo a buscarem soluções para a área, seguindo uma visão de sustentabilidade nas categorias “Cidades” e “Edificações”. O edital e as inscrições serão lançados em breve.
O Rio Construção Summit será realizado de 24 a 26 de setembro do próximo ano. Em 2023, na 1ª edição do evento, 10 mil pessoas passaram pelo Píer Mauá entre empresários, autoridades, especialistas, estudantes e academia. Entre os parceiros do evento, estão o Sistema Indústria; a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN) e a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).
SESI-RN e Liga Contra o Câncer formam parceria para diagnóstico precoce
O Serviço Social da Indústria do Rio Grande do Norte (SESI-RN) e a Liga Norte-Rio-Grandense Contra o Câncer firmaram uma parceria para identificar fatores de risco e reduzir a incidência de câncer em estágio avançado entre trabalhadores da indústria. O encontro, realizado na tarde desta quarta-feira (4), na Casa da Indústria, deu início a uma pesquisa que será conduzida até novembro de 2025.
A pesquisa será feita por meio de uma série de perguntas com a finalidade de entender fatores de risco relacionados à doença, como o ambiente de trabalho, alimentação, o consumo de álcool e histórico familiar. A partir da coleta, o grupo de pesquisa irá desenvolver um plano de ação e mapear o acesso dos trabalhadores a exames de rastreamento de câncer.
“Analisando isso dentro de uma população, nós somos capazes de propor ações de rastreamento, ações de promoção, ações de diagnóstico precoce do câncer. O objetivo final desse estudo é, depois de implantar as ações, feito o diagnóstico, é diminuir o número de pacientes com doença avançada”, detalha o diretor de Ensino, Pesquisa e Inovação da Liga Contra o Câncer, Edilmar de Moura.
De acordo com a gerente executiva de Saúde e Segurança na Indústria (SSI), Alice Carvalho, duas empresas associadas da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN) já aderiram à iniciativa. Ela destaca que o SESI-RN tem o propósito de ajudar a melhorar o acesso desses trabalhadores a tratamentos, a depender do resultado da pesquisa.
Inscrições abertas para a Amazon Trade, rodada de negócios do setor de alimentos e bebidas
De 8 a 10 de outubro, Belém sediará a Amazon Trade, uma rodada internacional de negócios híbrida que vai conectar empresários de até 60 empresas brasileiras da indústria de Alimentos e Bebidas (A&B) derivados da bioeconomia amazônica e brasileira a até 12 compradores internacionais. Realizado pelo Centro Internacional de Negócios da Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA/CIN), pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), o evento tem o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e colaboração de 16 Federações de Indústrias do país. Além da rodada, a iniciativa prevê visitação in loco a indústrias locais.
As inscrições já estão abertas. Para mais informações, basta enviar um e-mail para secretaria.cin@fiepa.org.br ou ligar para (91) 4009 – 4996.
Indústria goiana se destaca na criação de empregos
O Instituto Euvaldo Lodi de Goiás (IEL-GO), por meio do Observatório FIEG, divulgou Nna última quinta-feira (29/08) a análise do recorte de vagas de trabalho criadas no Estado no mês de julho/2024. Os números gerais do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) foram publicados quarta-feira (28/08) pelo Ministério do Trabalho e Emprego.
A indústria se destacou nesse cenário ao apresentar o segundo melhor desempenho na geração de empregos entre os principais setores, à frente de serviços, do agropecuário e do comércio. Entre os segmentos que lideraram esse crescimento, estão a fabricação de Produtos Alimentícios (46%); Veículos Automotores, Reboques e Carrocerias (13%); Produtos de Borracha e de Material Plástico (5%); e Produtos Farmacêuticos e Farmacêuticos (5%).
Além disso, em Goiás, a contratação de mulheres na indústria demonstrou significativo avanço. A contratação feminina em julho/2024 saltou 392% na comparação com julho/2023. Em relação à escolaridade, o destaque vai para os trabalhadores com ensino médio.
Circularidade na cadeia têxtil é tema de workshop no SENAI CETIQT
O SENAI CETIQT, no dia 25 de setembro, vai oferecer o Workshop on-line AgendaTECH: Circularidade na Cadeia Têxtil e de Confecção. O evento, que tem como objetivo mostrar os resultados do projeto desenvolvido, visando impulsionar a transição para a circularidade no setor, é gratuito e promete ser um importante passo rumo à sustentabilidade. Inscrições já estão abertas.
Além de identificar os desafios para a sua implementação, o projeto construiu uma visão em comum de uma cadeia têxtil circular, por meio do mapeamento de serviços e soluções inovadoras. Essa iniciativa busca contribuir significativamente com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especialmente os ODS 9 (Indústria, Inovação e Infraestrutura), ODS 12 (Consumo e Produção Responsáveis) e ODS 17 (Parcerias e Meios de Implementação).
Durante o encontro, os participantes terão acesso às informações sobre as melhores práticas e inovações para promover a circularidade, além de insights de especialistas sobre como superar os desafios atuais da indústria e explorar as soluções tecnológicas que podem acelerar essa transição.
SESI-SC abre inscrições para Prêmio SESI Cultura Catarina; premiação é de R$ 80 mil
O Serviço Social da Indústria de Santa Catarina (SESI-SC) abriu nesta quinta-feira (5) as inscrições ao Prêmio SESI Cultura Catarina, que busca reconhecer talentos que impulsionam a cultura no estado. As inscrições seguem até 5 de outubro.
Inédito no estado, o prêmio distribuirá R$ 80 mil a agentes culturais locais, como artistas individuais, grupos, associações, fundações e empresas de pequeno e grande portes. A premiação será dividida em oito categorias: arte e educação, arte e inclusão, arte e comunidade, teatro, música, dança, arte circense e artes plásticas e/ou audiovisuais.
Para participar é preciso residir em Santa Catarina há pelo menos dois anos e comprovar atuação no cenário cultural local durante este tempo. As regras completas estão no site do SESI-SC.
Sondagem da FIERGS revela cenário de recuperação para a indústria gaúcha
A pesquisa Sondagem Industrial do RS, divulgada nesta terça-feira (3) pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), mostra um cenário de recuperação para o setor no início do segundo semestre. Em julho, aumentaram a produção e o emprego, ao mesmo tempo que ocorreu maior utilização da capacidade instalada e uma baixa nos níveis de estoques de produtos finais pelo terceiro mês consecutivo.
“Foi uma mudança após dois meses seguidos de quedas na produção. O emprego apresentou a primeira alta depois de três meses de queda, uma situação atípica, pois historicamente julho é um mês com redução nas vagas da indústria”, diz o presidente da FIERGS, Claudio Bier.
O índice de evolução da produção atingiu 53,5 pontos, valor que, acima de 50, indica crescimento na comparação a junho. O resultado surpreende e revela ainda um avanço mais intenso e disseminado do que o observado historicamente para o mês de julho, cuja média é de 51,1 pontos. Já o índice do número de empregados foi de 50,5. Apesar de pequeno, pouco acima de 50, o aumento do emprego ocorreu em um mês cuja sazonalidade é negativa, ou seja, tende a cair. A média dos meses de julho é 48,1 pontos.
Com foco no turismo, desafio de inovação irá premiar projetos em MS com R$ 1,6 milhão
Com seus mais de 40 atrativos turísticos, entre balneários, cachoeiras e mergulhos, Bonito é conhecida no Brasil e no mundo como a capital do ecoturismo. A cidade de 23 mil habitantes recebeu no ano passado mais de 313 mil visitantes brasileiros e estrangeiros, o maior público registrado desde 2015. A presença de turistas gerou R$ 23,7 milhões em impostos sobre serviços para o município, segundo dados do Anuário Estatístico do Turismo de Bonito. Diante da relevância do turismo para a economia local e da necessidade de criar soluções inovadoras para o setor, o Serviço Social da Indústria (SESI) e a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (FUNDECT) lançam em parceria o Startup Challenge.
Em sua quarta edição, o desafio tem como objetivo encontrar soluções inovadoras para impulsionar o desenvolvimento turístico de Bonito, com foco em atrair mais visitantes e fortalecer a sustentabilidade do turismo local. Até quatro projetos serão contemplados com R$ 400 mil cada, totalizando R$ 1,6 milhão em subvenção econômica. O concurso é aberto a startups de todo o país.
As inscrições ao tiveram início nesta segunda-feira (02/09) e podem ser feitas pelo site do Startup Challenge. Na página oficial, você encontra o regulamento do desafio e o calendário de ações, além de esclarecer as dúvidas mais comuns.
Como participar do Brasil Indústria?
O levantamento semanal de notícias da indústria é feito pela Agência de Notícias da Indústria, com informações dos estados! Para participar, envie sua sugestão de pauta para nosso e-mail: agenciacni@cni.com.br.