Campanha gratuita contra a dengue em SP e desfile de moda sustentável no SESI-MA

Nesta semana, o Brasil Indústria traz diversas novidades voltadas para ações voltada às empresas e projetos itinerantes

A semana da indústria foi focada em sustentabilidade, formação de pessoas e ações para a sociedade e muito mais. As oportunidades espalhadas pelo Brasil mostraram que o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), o Serviço Social da Indústria (SESI) e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) são referência em ensino. 

O Brasil Indústria, coluna semanal da Agência de Notícias da Indústria, traz, toda sexta-feira, o que foi destaque da indústria nos estados. Vem com a gente! 

Anuário IEL: maiores empresas do ES renovam recorde de receita e superam R$ 183 bilhões 

O Anuário IEL 200 Maiores e Melhores Empresas no Espírito Santo chega em sua 27ª edição trazendo conteúdos sobre o desempenho financeiro das empresas e dos grupos empresariais com operações no Estado. Em 2022, a receita operacional líquida (ROL) das 200 maiores empresas ultrapassou os R$ 183 bilhões, 10% superior à registrada em 2021.  

A publicação, lançada nesta quarta-feira (29) durante o evento do Fórum IEL de Gestão, no Le Buffet Master, em Vitória, é uma importante fonte de registro de informações para a história do mercado capixaba. Mais informações no site da FINDES.  


“Em 2023, a economia do Estado registrou um avanço de 4% no primeiro semestre do ano. Mesmo tendo que driblar os efeitos de um ambiente externo marcado por incertezas geradas por prolongamentos e novos conflitos geopolíticos, e por um enfrentamento ao nível elevado de preços, o Espírito Santo caminha para fechar o ano de crescimento econômico. E a edição deste Anuário IEL vai mostrar as empresas capixabas que tiveram resultados expressivos nos seus negócios”, avalia a presidente da Findes, Cris Samorini.   


SESI-MS lança projeto Capital Humano e encontro itinerante de RH das indústrias  

O SESI-MS lançou duas iniciativas que visam cuidar de um dos principais ativos das indústrias: o capital humano. Em evento realizado na última quarta-feira (29), foram lançados o encontro mensal "Gente que cuida de gente" e o projeto Capital Humano SESI. As iniciativas têm como objetivo agregar os times de recursos humanos das indústrias em Mato Grosso do Sul e compartilhar conhecimento e práticas inovadoras, para que o segmento seja reconhecido como referência em gestão com pessoas no Estado. 

O evento reuniu representantes de 58 empresas na sede da Startup SESI-MS, em Campo Grande, e foi mediado pelo superintendente regional do SESI-MS, Régis Borges. Os participantes conheceram os detalhes do Projeto Capital Humano, que busca gerar desenvolvimento, resultados e aumento do engajamento nas indústrias por meio do foco nas pessoas. Capital Humano é a área do SESI-MS que reúne soluções voltadas para a gestão de capital humano, de maneira a diagnosticar as necessidades e conectar todo o portfólio do SESI-MS. Para mais informações sobre a iniciativa, interessados devem entrar em contato pelo e-mail [email protected] ou telefone 0800 723 7374. 

FIESP faz campanha contra a dengue em SP 

A FIESP, por meio do ComSaude, em parceria com a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) e a Takeda realizarão no dia 8 de dezembro, na calçada da FIESP, campanha de combate à dengue, para alertar a todos sobre o aumento no número de casos no Brasil e as formas de combater a propagação da doença. A ação é gratuita e acontece das 10h às 14h. Venha para Avenida Paulista e fique por dentro desse assunto. Mais informações no site da FIESP

Plataforma de maturidade em economia circular oferece autodiagnóstico para empresas 

Ter uma economia próspera, otimizar os processos produtivos, sem produzir montanhas de lixo e ainda diminuir os custos são alguns dos efeitos esperados para quem entrou no mercado da economia circular. Quer saber o quanto a sua empresa está inserida nesse modo de produção e quanto ela pode avançar nas práticas sustentáveis? A Rota de Maturidade em Economia Circular pode te ajudar. E de graça! 

O primeiro passo é acessar o link no site da FIEB e fazer um cadastro do CNPJ; 
Depois, basta responder os questionários, que podem ser de 4 níveis: toda a empresa, uma unidade, um modelo de negócio ou um produto. O preenchimento dos dados não precisa ser feito todo de uma vez. É possível salvar e continuar depois. Mais informações no site da FIEB.  

Alunos do SENAI-MA realizam desfile de Moda Sustentável, em parceria com o Grupo Noroeste de Timon 

A moda sustentável vem ganhando cada vez mais destaque no cenário mundial. E você sabe qual objetivo desse novo segmento?  Ele surgiu para eliminar ou minimizar os impactos ambientais durante o processo de desenvolvimento de produtos até o seu pós-consumo. Essa vertente, ao mesmo tempo que propõe alternativas para que o processo de confecção seja feito de forma menos prejudicial, também nos mostra a importância de se consumir produtos de maneira mais consciente.  

 Pensando nisso, os alunos do curso de Aprendizagem Básica em Costura de Roupas Sob Medida do SENAI-MA em Timon, em colaboração com o Grupo Noroeste, realizaram o Desfile de Moda: “Sustentabilidade, Upcycling e Reciclagem", no auditório Wall Ferraz.   

 O evento destacou a criatividade e habilidades dos participantes, que apresentaram peças de vestuário confeccionadas a partir de materiais reciclados e processos de upcycling. Cada criação contou uma história única de reutilização, evidenciando o compromisso com a preservação ambiental e a redução do impacto da indústria da moda no meio ambiente. Saiba mais no site do SENAI-MA. 

Poder público e setor produtivo lançam o Inspira Brasília 

Em evento no SESI Lab, na manhã desta quarta-feira, 29 de novembro, foi apresentado a empresários, a produtores culturais e à imprensa o Inspira Brasília — movimento a ser realizado em 2024 que tem o objetivo de divulgar produtos, serviços, atrações e eventos que representam a diversidade econômica e cultural da capital do País. 

É uma ação conjunta do governo do Distrito Federal, da Câmara Legislativa, da Federação da Agricultura e Pecuária do DF (Fape-DF), da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do DF (Fecomércio-DF), do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no DF (Sebrae-DF) e das quatro casas da indústria local: Federação das Indústrias do DF (FIBRA), Serviço Social da Indústria do DF (SESI-DF), Serviço Nacional da Indústria do DF (SENAI-DF) e Instituto Euvaldo Lodi do DF (IEL-DF). Mais informações no site da FIBRA.  

Presidente da FINDES apresenta realizações e perspectivas para o setor 

“Nossa responsabilidade enquanto Federação das Indústrias do Espírito Santo é gigante, assim como a nossa indústria capixaba. Estamos fazendo escolhas hoje de olho no futuro que queremos construir.” É o que apontou a presidente da Findes, Cris Samorini, durante o Encontro da Indústria 2023, que aconteceu na última quinta-feira (23), em Vitória. 

O evento anual realizado pela Federação e pelo Centro da Indústria do Espírito Santo (Cindes) reuniu empresários, lideranças e autoridades políticas para reconhecer e homenagear personalidades que se dedicam ao desenvolvimento industrial do Estado e ao crescimento do setor. Leia a matéria completa no site da FINDES. 

Como participar do Brasil Indústria? 

O levantamento semanal de notícias da indústria é feito pela Agência de Notícias da Indústria, com informações dos estados! Para participar, envie sua sugestão de pauta para nosso e-mail: [email protected].

Relacionadas

Leia mais

Os desafios da transição energética e da descarbonização | Um Mundo de Possibilidades
CNI assume presidência do B20, o grupo empresarial do G20: entenda tudo aqui
Muita vaga e pouco estado! 36 mil oportunidades para cursos do SENAI

Comentários