6 cursos da CNI para você começar a exportar

Os cursos formam o programa "Quero Exportar", da Rede CIN, e abordam temas como formação de preço para exportação, contratos internacionais, adequação de embalagem e muito mais

Começou a enxergar oportunidade para seus produtos em outros países, mas não sabe por onde começar a exportá-los? A Confederação Nacional da Indústria (CNI) pode te ajudar. Por meio da Rede Brasileira de Centros Internacionais de Negócios (Rede CIN), a CNI oferece seis cursos sobre assuntos do comércio exterior, com soluções para os principais entraves que os empresários têm quando decidem exportar.

Os cursos estão disponíveis na plataforma ExportaFlix, sendo que três foram desenvolvidos junto com a Fundação Instituto de Administração (FIA) da Universidade de São Paulo (USP), reconhecida como uma das melhores escolas de negócios em educação executiva e consultoria, com soluções customizadas para organizações dos setores privado e público no Brasil e em vários outros países. As aulas são online e compõem a série Quero Exportar.

Veja, a seguir, quais são esses seis cursos e saiba mais sobre cada um deles:

1. Exportação: o passo a passo 

É isso mesmo, esse curso é um BÊ-A-BÁ para quem deseja começar a exportar. Alguns dos assuntos abordados são: o que é e como fazer um plano de exportação, análise de mercado, regimes aduaneiros especiais, formas de pagamento, logística, distribuição e entre outros. Acesse o site do curso e saiba mais.

2. Formação do preço de exportação

Nesse curso, os participantes passam por todas as etapas da definição do preço de mercadorias, além de abordar temas pertinentes a esse cálculo como: o panorama de tributações incidentes para o mercado externo, as regras referentes às condições de venda internacional (os chamados Incoterms ®) e as estratégias de precificação. É isso que você procura? Entre no site do curso.

3. Desenvolvimento e adequação de embalagem para exportação

Dividido em quatro módulos, nesse curso você vai aprender sobre a importância da embalagem para o comércio exterior, como o marketing da empresa é atrelado às embalagens, quais aspectos considerar na criação desse artigo, entre outros pontos importantes. Também são abordadas as ferramentas e técnicas para compreender o mercado-alvo e adequar a embalagem visando esse novo comércio. Veja mais informações no site do curso

4. Contratos internacionais

Esse curso vai proporcionar aos empresários uma visão ampla sobre a relevância dos contratos internacionais para a prática do comércio exterior, tipos, cláusulas usuais e execução. Também vai facilitar a compreensão sobre a utilidade desses contratos, a formação, a negociação e a aplicação em situações práticas, além de apresentar contratos típicos como transporte internacionais, seguro e câmbio. Mais informações no site do curso.

5. Despacho aduaneiro

Entender o que é e como fazer um despacho é bastante importante para um exportador. Por isso, nesse curso, o especialista explica o que é um despacho aduaneiro de importação e de exportação, as funções, as etapas, as regras e os pontos relevantes sob o ponto de vista do setor privado, além de avaliar o processo atual e as mudanças relacionadas ao Portal Único de Comércio Exterior (PUComex). Entenda mais no site do curso.

6. Inteligência comercial

Análise de dados, posicionamento de marca, estudo de mercado, identificação de parceiros comerciais, estratégia de distribuição, análise de barreiras e acordos de comércio são alguns dos assuntos abordados nesse curso. O professor explica também o conceito de inteligência comercial e como utilizar essas ferramentas para apoiar a tomada de decisão. Matricule-se já.

O que é a Rede CIN?

Coordenada nacionalmente pela CNI, a Rede CIN promove a internacionalização das empresas brasileiras por meio de um conjunto de serviços customizados a suas necessidades.

Presente nas 26 federações de indústria dos estados e no Distrito Federal, ela conta com especialistas de comércio exterior que desenvolvem soluções encadeadas e complementares para os diversos níveis de maturidade das empresas brasileiras. Acesse o canal da Rede CIN e saiba mais.

Relacionadas

Leia mais

25 motivos para você amar a Rede CIN
Cartilhas da Rede CIN ajudam sua empresa a se internacionalizar
Mulheres ilustres do e-commerce: conheça mentoras e participantes do novo programa da Rede CIN

Comentários