Conheça os 5 serviços oferecidos pelo SESI para reduzir os afastamentos nas empresas

Programa SESI de Gestão do Absenteísmo tem foco na redução dos impactos causados pelas ausências no ambiente de trabalho

Afastamentos relacionados à saúde do trabalhador geram aumento de custos e queda na produtividade das empresas. Por isso, o Serviço Social da Indústria (SESI) lançou um novo programa com foco na redução dos impactos causados pelas ausências no ambiente de trabalho: o Programa SESI de Gestão do Absenteísmo. Composto por cinco etapas diferentes, ele oferece consultoria e assessoria, possibilitando a identificação e a gestão aplicada, além de propor soluções capazes de mudar a atual realidade empresarial.
 

Conheça as cinco etapas que compõem o programa:
 

1. Avaliação inicial

Diagnóstico com base em perguntas e respostas, por meio de questionário, que retrata a situação atual da empresa, respeitados os aspectos éticos, permitindo classificá-la e ranqueá-la em relação a outras empresas. Feita a avaliação, identificam-se de forma personalizada quais serviços podem ser implementados.

2. Gestão dos Afastamentos 

Apoio no desenvolvimento de política de gerenciamento de afastamentos que norteia a execução do programa na empresa. Nesta etapa, são oferecidas a análise da política da empresa e avaliação médica especializada, se recomendado.

3. Gestão de Nexos Previdenciários 

Serviço customizado de consultoria que apoia a indústria com os tipos de recursos previdenciários cabíveis no INSS além de assessorar  no desenvolvimento de estudos que consideram a relação  dos afastamentos com o trabalho. O objetivo é evitar custos adicionais com o Fator Acidentário de Prevenção (FAP), com a prevenção do enquadramento automático de benefícios acidentários indevidos.

4. Gestão do FAP 

Análise econômica e financeira dos acidentes e afastamentos, visando identificar possibilidades de redução deste imposto e o apontamento dos investimentos necessários que possam melhorar os resultados empresariais.

5. Gerenciamento Epidemiológico dos Afastamentos 

Estudo descritivo que visa conhecer e entender o afastamento de curto e longo prazo, por meio do mapeamento das causas e outras características do absenteísmo, tornando possível o planejamento  de ações que promovam  a redução dos afastamentos.

SAIBA MAIS - Para mais informações sobre o Programa de Gestão do Absenteísmo, acesse a página no site do SESI.

Relacionadas

Leia mais

SESI inaugura Museu Digital de Campina Grande
Alunos do SESI conquistam 26 medalhas na Olimpíada de Astronomia e Astronáutica
5 serviços do SESI que podem aumentar a competitividade da sua empresa

Comentários