Afastamentos relacionados à saúde do trabalhador geram aumento de custos e queda na produtividade das empresas. Por isso, o Serviço Social da Indústria (SESI) lançou um novo programa com foco na redução dos impactos causados pelas ausências no ambiente de trabalho: o Programa SESI de Gestão do Absenteísmo. Composto por cinco etapas diferentes, ele oferece consultoria e assessoria, possibilitando a identificação e a gestão aplicada, além de propor soluções capazes de mudar a atual realidade empresarial.
Conheça as cinco etapas que compõem o programa:
1. Avaliação inicial
Diagnóstico com base em perguntas e respostas, por meio de questionário, que retrata a situação atual da empresa, respeitados os aspectos éticos, permitindo classificá-la e ranqueá-la em relação a outras empresas. Feita a avaliação, identificam-se de forma personalizada quais serviços podem ser implementados.
2. Gestão dos Afastamentos
Apoio no desenvolvimento de política de gerenciamento de afastamentos que norteia a execução do programa na empresa. Nesta etapa, são oferecidas a análise da política da empresa e avaliação médica especializada, se recomendado.
3. Gestão de Nexos Previdenciários
Serviço customizado de consultoria que apoia a indústria com os tipos de recursos previdenciários cabíveis no INSS além de assessorar no desenvolvimento de estudos que consideram a relação dos afastamentos com o trabalho. O objetivo é evitar custos adicionais com o Fator Acidentário de Prevenção (FAP), com a prevenção do enquadramento automático de benefícios acidentários indevidos.
4. Gestão do FAP
Análise econômica e financeira dos acidentes e afastamentos, visando identificar possibilidades de redução deste imposto e o apontamento dos investimentos necessários que possam melhorar os resultados empresariais.
5. Gerenciamento Epidemiológico dos Afastamentos
Estudo descritivo que visa conhecer e entender o afastamento de curto e longo prazo, por meio do mapeamento das causas e outras características do absenteísmo, tornando possível o planejamento de ações que promovam a redução dos afastamentos.
SAIBA MAIS - Para mais informações sobre o Programa de Gestão do Absenteísmo, acesse a página no site do SESI.