8 dicas para empresas durante a pandemia

A lista, elaborada pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), aborda análise de tendências, simulações e atividades de inteligência analítica

No momento de crise sanitária causada pelo novo coronavírus, as indústrias têm papel fundamental na redução de riscos de saúde e segurança de seus acionistas, como também na manutenção de operações essenciais para a sociedade. Mais do que nunca, as empresas precisam realizar planejamentos baseados em evidência e com dados para manutenção e recuperação dos negócios.

Para auxiliar as indústrias, o observatório da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) identificou oito pontos fundamentais para o planejamento e a operação dos negócios.

“A velocidade e a profundidade da repercussão da crise atual demandam esforços de planejamento e operação multifacetados, constantes e efetivos. A tomada de decisão para esses processos não pode ser baseada no empirismo e no senso comum. Deve, portanto, ser fundamentada em conteúdos de fronteira e informações de alto valor agregado”, analisa a gerente executiva do observatório, Marilia de Souza.

A lista traz oito dimensões, que abordam de forma sintética, pontos essenciais para planejamento e operação a serem observados pelas empresas.

 “Esse material integra uma grade robusta de planejamento que está sendo produzida pelo observatório da FIEP, que inclui análise de tendências, construção de relatórios econômicos, simulações e atividades de inteligência analítica”, explica Marilia. 

Confira os oito pontos apontados pela FIEP:

1. Identifique pontos críticos que podem ser afetados pela pandemia

Crie uma lista com os principais itens que serão impactados ou que deverão ser minimamente mantidos durante a pandemia na sua empresa. Considere pontos como: principais processos, recursos e atividades; tecnologias críticas; fornecedores essenciais; colaboradores fundamentais; registros e documentos vitais. 

2. Planeje o impacto da pandemia na empresa

Estabeleça ações e medidas primordiais para conter o impacto negativo da pandemia na produção e comercialização de produtos e serviços. Em primeiro lugar, nomeie uma coordenação ou um comitê de pandemia. Mantenha-se atualizado com informações confiáveis sobre a pandemia e estabeleça um plano de comunicação de emergência.

Em seguida, analise como recursos e processos podem ser realocados e modificados; identifique pontos críticos na cadeia de fornecedores; reveja calendário de viagens corporativas e pondere a necessidade e possibilidade de interrupção das atividades.

3. Planeje o impacto da pandemia para colaboradores e clientes

Guiado por orientações emitidas pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial da Saúde (OMS), estabeleça ações e medidas essenciais para conter o contágio entre as pessoas relacionadas ao negócio. Assim, antecipe e planeje possíveis ausências de colaboradores durante a pandemia e investigue a possibilidade de adoção de formas alternativas de trabalho, como home office.

Também é válido planejar o provável aumento na demanda por serviços de bem-estar por parte dos funcionários. Em relação aos clientes e fornecedores, é o momento de avaliar a necessidade de manter contato físico direto com estes. Também vale considerar a necessidade de revisar o modelo de negócios.

4. Estabeleça ações necessárias durante a pandemia

Identifique medidas essenciais a serem executadas durante esse período, como política para licença médica e retorno ao trabalho, medidas de flexibilização do trabalho (como adoção de trabalho remoto e de turnos alternados) e medidas para afastamento de funcionários com suspeita da doença.

É importante determinar ações para reduzir a propagação do vírus no local de trabalho (como promoção de higiene respiratória e etiqueta de tosse). Esse é o momento de criar seu plano de contingência para os negócios.

5. Proteja colaboradores e clientes

Tendo em vista o bem-estar coletivo, implemente medidas que visem a saúde de pessoas essenciais para a sustentabilidade do negócio. É importante fornecer meios suficientes e acessíveis para reduzir a propagação do vírus, como instalações para lavagem de mãos e produtos de higiene. Estabeleça medidas adicionais para reduzir o risco de infecção, como a limpeza mais frequente em instalações. Crie condições e infraestrutura para trabalho e vendas a distância. Por fim, busque proporcionar atendimento médico.

6. Estabeleça fundos de emergência

Diante do cenário incerto, crie um fundo com recursos que possam ser utilizados durante e a após o surto pandêmico. Analise despesas atuais e gastos adicionais com a pandemia, para rever despesas e investimentos futuros. Tente mensurar o impacto negativo da pandemia sobre os negócios. Avalie a disponibilidade de crédito imediato, elabore uma proposta de empréstimo, financiamento ou investimento e liste bancos, instituições financeiras ou investidores com disponibilidade financeira.

7. Sensibilize seus acionistas

Crie meios para divulgar informações sobre o vírus, a pandemia e as estratégias de proteção. Desenvolva plataformas para comunicar ações e status da pandemia para colaboradores, vendedores, fornecedores e clientes.

8. Envolva-se com a sua comunidade

A pandemia é um problema mundial que requer ações coletivas. Nesse sentido, conheça o planejamento da região ou localidade. Estabeleça contato com agências e responsáveis locais. Compartilhe boas práticas com outras empresas e atores da comunidade.

A Indústria contra o coronavírus: vamos juntos superar essa crise

Acompanhe todas as notícias sobre as ações da indústria no combate ao coronavírus na página especial da Agência CNI de Notícias.

Relacionadas

Leia mais

Aplicativo da FIEG organiza retorno das atividades econômicas
Indústria do aço participa da montagem de hospital em Porto Alegre
SENAI lança primeira plataforma de ensino  adaptativo na educação profissional

Comentários