Israel é considerado um dos países mais inovadores do mundo. É nesse país de 9,2 milhões de habitantes, no Oriente Médio, que a Confederação Nacional da Indústria (CNI) realizará a sua primeira imersão internacional de inovação desde o começo da pandemia. A missão vai começar por Tel Aviv, considerada um dos grandes hubs de startups do mundo.
Com poucos recursos naturais e raras fontes de água, Israel precisou de tecnologia e criatividade para encontrar saídas para a escassez. Hoje, o país é referência em tecnologias de dessalinização da água do mar. O conhecimento é exportado para outras regiões afetadas por secas e estiagens prolongadas, como a Califórnia. Além disso, ali foi inventada a técnica de microirrigação, que viabilizou tornar as terras desérticas em zonas de plantio. O país investe fortemente em ciência, tecnologia e inovação como estratégia de desenvolvimento.
A imersão da CNI vai acontecer entre os dias 12 e 16 de junho.
Veja 7 locais de destaque na área de CT&I que vão ser visitados em Israel
1. SOSA
Grupo global de inovação aberta, o SOSA mantém uma das principais plataformas mundiais de integração entre empresas e startups. Seu trabalho é focado em identificar parceiros para grandes organizações implementarem soluções que geram transformação digital. Com centros de inovação em Tel Aviv, Nova York e Londres, o SOSA tem convênio com o SOSA desde 2020, resultado de uma visita realizada em uma imersão da CNI a Israel.
2. Technion
O Instituto de Tecnologia de Israel se destaca como uma das principais universidades de pesquisa do planeta. É uma espécie de MIT de israelense. Criada em 1912, é a primeira universidade de Israel e hoje se destaca à criação de conhecimento e ao desenvolvimento e capital humano e liderança, com a finalidade de levar ao avanço o Estado de Israel. O Technion reúne 18 departamentos acadêmicos de engenharia, ciências naturais, medicina e arquitetura, além de 60 centros de pesquisa.
3. Sheba Medical Center
O centro para inovação digital do Sheba Medical Center (ARC Center) tem como principal missão redesenhar a saúde, utilizando-se da inovação para gerar valor aos pacientes. O ARC Center mobiliza diferentes atores na medicina digital, como médicos, pesquisadores, líderes industriais, startups, academia e investidores. Em seu campus há um hospital digital, inaugurado em 2004. O ARC Center dedica-se a seis eixos estratégicos: IA e big data, medicina de precisão, telemedicina, virtualização em medicina, inovações em cirurgia e reabilitações.
4. Weizmann
O Weizmann Institute of Science é uma das lideranças mundiais entre as instituições de pesquisa básica em STEM (Science, technology, engineering and mathematics). Tem uma longa histórica de investigação e descoberta, baseados em sua missão de avançar a ciência para o benefício da humanidade. Possui décadas de tradição em inovação e transferência de tecnologia.
5. IAI
Líder nos mercados de defesa e comercial, a IAI produz tecnologias para defesa terrestre, espacial, naval e cibernética, sendo um dos grandes destaques mundiais em todos os setores de defesa. A empresa tem um vasto portifólio de produtos para defesa aérea e antimísseis, e atua de forma colaborativa com outras instituições do ecossistema de inovação israelense.
6. Universidade Hebraica de Jerusalém
Uma das mais tradicionais universidades de Israel abriga o HUJI-Innovate, um centro para o empreendedorismo e inovação da Universidade Hebraica de Jerusalém, onde o principal objetivo é alavancar o potencial inovador da universidade por meio do empreendedorismo. O centro promove um ambiente de apoio à inovação, cultivando uma cultura empreendedora entre os estudantes, pesquisadores e empregados, servindo como um catalizador para o desenvolvimento de startups e de negócios sociais.
7. Israel Innovation Authority
A Autoridade de Inovação de Israel é uma agência independente financiada pelo poder público. Foi criada com a finalidade de oferecer uma variedade de ferramentas práticas e plataformas de financiamento destinadas a atender às necessidades dinâmicas dos ecossistemas de inovação israelenses e internacionais. Atua em diversas frentes, priorizando em sua estrutura seis divisões primárias para inovação: startups, crescimento, infraestrutura tecnológica, colaboração internacional, manufatura avançada e desafios sociais.