6 formas de alavancar sua carreira em momentos de crise

Pesquisa da CNI de janeiro mostrou que o desemprego é uma das maiores preocupações do brasileiro e que a geração de empregos é prioridade para 2016

Em 2015, crise foi a palavra do ano e inegavelmente o país continua passando por grandes dificuldades econômicas. Diante desse cenário complicado e desafiador, o medo do desemprego vem sendo um fantasma cada vez mais presente na vida da população. Pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgada no fim de janeiro mostrou que, no ranking de preocupações do brasileiro, o desemprego subiu de 11º lugar, em 2014, para 6º no passado. O estudo apontou ainda que a geração de empregos é a 3ª prioridade para 2016.

No entanto, a crise também pode se tornar um sinônimo de oportunidade de crescimento, pois esse pode ser um ótimo momento para alavancar uma carreira de sucesso. "Não adianta sair correndo, mudando de profissão ou atividade. É necessário entender o que está acontecendo e tentar ajustar o que é necessário, dada essas novas condições. Essa crise vai virar uma oportunidade e terá um fim", explica o gerente-executivo de desenvolvimento empresarial do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) , Eduardo Alves Fayet.

Veja então seis formas, apontadas por ele, para alavancar sua carreira em momentos de crise:

1. Utilizar a tecnologia a seu favor
“Hoje em dia qualquer profissão ou qualquer atividade requer o entendimento e a utilização desses meios, principalmente das tecnologias digitais como internet, sistemas de mensagens, redes sociais, entre outros. Esses são elementos importantes para qualquer carreira.”

2. Entender o contexto global
“É importante entender como funcionam internacionalmente os contextos de crise econômica para que se compreenda que outros países também tiveram que enfrentá-la, como se adequaram e como estão conseguindo sair desse problema.”

3. Propor soluções criativas
“O profissional que está dentro de uma empresa às vezes precisa buscar soluções para problemas já existentes. Para isso, ele pode se inspirar nas empresas internacionais e criar uma nova ideia que ainda não tenha sido implementada no local em que trabalha.”

4. Desenvolver relacionamento
“O aprofundamento do relacionamento entre as pessoas é muito importante também no ponto de vista profissional. Juntando capacidades técnicas e experiências pode ser possível que se encontre soluções necessárias para que se enfrente esse momento de crise.”

5. Investir em capacitação
“É necessário que as pessoas estejam o tempo todo se capacitando, entendendo melhor como funciona o mundo. A capacitação faz com que você comece a entender mais os aspectos relacionados a alguma atividade empresarial ou industrial. A indústria utiliza tecnologias de diferentes naturezas que precisam ser conhecidas por quem está inserido nesse contexto.”

6. Ter espírito empreendedor
“É sempre válido estimular novas ideias mas, principalmente, aprofundá-las e executá-las, saber encontrar soluções e aproveitar oportunidades para que, mesmo com dificuldades, a ideia saia do papel, consiga resultados e não seja deixada de lado.”

Relacionadas

Leia mais

6 dicas sobre como construir uma carreira profissional de sucesso
Invista em sua carreira! Veja as vagas do SENAI para o primeiro semestre
7 cursos do SENAI pra você dar um show na cozinha

Comentários