5 tendências para o mundo pós coronavírus

A FIEP lançou um olhar para tecnologias e notou a aceleração de alguns movimentos e comportamentos durante a pandemia

A pandemia do coronavírus afundou bolsas, sacudiu mercados, fechou países e colocou sistemas de saúde à prova. A tempestade persiste e indica para um futuro ainda repleto de incertezas. Porém, as mudanças forçadas nos hábitos de compra, nas relações de trabalho, nas experiências de ensino e no consumo de conteúdos apontam para movimentos que irão persistir além do isolamento.

Para apoiar a indústria e a sociedade para o mundo pós Covid-19, a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) identificou cinco tendências que devem ser observadas além da crise sanitária.

“Estar atento às tendências é questão fundamental para a compreensão das novas dinâmicas globais e, sobretudo, para visualizar novos mercados, novas oportunidades e novas formas de se relacionar em sociedade”, explica a gerente executiva do observatório da FIEP, Marilia de Souza.

Mapear tendências é um processo contínuo realizado pelo observatório. “Nossa equipe trabalha com coleta de sinais, escaneamento de drivers de mudança e identificação de tendências que impactam a indústria e seus stakeholders”, conta.

O levantamento das Tendências Covid-19 é fruto da coleta de sinais e de exercícios de curadoria interdisciplinar de pesquisa. A equipe lançou um olhar para tecnologias e comportamentos evidenciados durante a pandemia, nos meses de março e abril, percebendo a aceleração de cinco movimentos e comportamentos em curso. Confira quais são:

1. Ascensão da telemedicina

A ascensão da telemedicina é proveniente do aumento do número de pacientes, da saturação dos sistemas de saúde e do medo da contaminação. Os atendimentos por vídeo chamada mantêm pacientes fora de transporte público, longe das salas de espera e de pessoas em estado crítico.

A necessidade de distanciamento social, enquanto consequência da pandemia, fez com que o Conselho Federal de Medicina passasse a reconhecer e regulamentar o uso da telemedicina no Brasil.

A medida de caráter temporário vigorará até o final da crise de saúde pública. No entanto, após a pandemia podemos nos surpreender com a perenidade dessa tendência no nosso cotidiano.

2. Legislativos virtuais

Acelerados pela necessidade de isolamento social, os legislativos virtuais tendem a se expandir nos próximos anos. O Brasil saiu na frente com o Senado Federal realizando a primeira votação online do mundo. O sistema remoto de votação está sendo adotado por uma série de outros países e impactará também a dinâmica de tribunais, parlamentos e câmaras municipais.

3. Ciência no centro de tudo

A partir da crise do coronavírus, líderes, empresas e cidadãos tendem a buscar mais informações e soluções em conhecimentos científicos. O resgate da ciência no apoio à saúde e ao bem-estar deve ser seguido de maior valorização de conhecimento e experiência de pesquisadores.

Os investimentos em Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação, que vinham sendo reduzidos nos últimos anos, podem sofrer impacto positivo. Entram em cena pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento, desenhando processos produtivos, novos modelos de negócios e novas tecnologias.

4. Marketing de causa

Na fase inicial da crise, organizações desenvolveram ações de conscientização para evitar a disseminação do novo coronavírus. O marketing de causa ganhou expressividade durante a pandemia e acompanhará seus efeitos duradouros. Estratégias genuínas de comunicação e relacionamento resultarão em laços mais estreitos entre marcas, consumidores e cidadãos mais atentos.

5. Emergência do omniconsumidor

A explosão do e-commerce e do delivery na quarentena foi o impulso que faltava para a consolidação do Omniconsumidor, cujas experiências de compra são baseadas na integração das plataformas, na fusão do offline e do online.

O maior engajamento online é o que faltava para a consolidação dessa tendência. Do shopping para o desktop, do aplicativo para a loja mais próxima, o cliente percorre jornadas específicas a cada processo de compra, sem diferenciação de canais.

A Indústria contra o coronavírus: vamos juntos superar essa crise

Acompanhe todas as notícias sobre as ações da indústria no combate ao coronavírus na página especial da Agência CNI de Notícias.

Relacionadas

Leia mais

SENAI lança primeira plataforma de ensino  adaptativo na educação profissional
Confecções se unem para produzir máscaras em Minas Gerais
Zeiss e FIRJAN fecham parceria para doar 2 mil EPIs

Comentários