5 mitos e verdades sobre o estágio

Servir café e tirar xerox não são as principais funções dos estagiários. Todo estágio é seguido por normas, deveres e leis. Confira!

Além de ser uma das portas de entrada para o mercado de trabalho, o estágio é uma etapa importante para formação profissional dos estudantes. Servir café e tirar xerox não são as principais funções dos estagiários. Muito pelo contrário. Todo estágio tem normas, deveres e leis para serem seguidas. Quer saber mais?

Em entrevista à Agência CNI de Notícias, o superintende do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Eduardo Vaz, desmistificou algumas frases comuns sobre estágio. Confira, a seguir, cinco mitos e verdades:

1 - Todo erro é causado pelo estagiário?

MITO! Você já ouviu ou leu aquela frase “errar é humano”, né? Ela também é aplicável aos estagiários, ainda mais porque esse é o momento em que eles colocam em prática os conhecimentos adquiridos durante a graduação.

“Obviamente, a gente não sabe tudo. Vamos estar ali aprendendo coisas novas e reforçando coisas que já aprendemos durante a nossa formação. Nesse momento, o gestor é um mentor”, explica Eduardo Vaz.

2 - No estágio só se faz atividades banais?

MITO! "O estagiário não vem para fazer atividades banais ou atividades rotineiras, que não agreguem valor ao seu desenvolvimento e as necessidades da organização”, afirma Vaz.

Nada de café ou xerox. Essa experiência profissional é composta por três principais elementos: regras, deveres e leis. As regras são as normas da instituição empregadora que o estagiário deve seguir; os deveres são os compromissos do estagiário com suas funções e demandas; já as leis são conhecidas como a Lei do Estágio.

3 - O estagiário tem autorização para errar?

MITO! Apesar de estarmos sempre sujeitos ao erro, o estagiário conta com a supervisão de outro profissional para aperfeiçoar atividades que planeja exercer no futuro.  

"Existe um papel muito claro do mentor de acompanhar esse talento e entender se são erros cometidos por falta de conhecimento ou por falta de orientação. Durante o processo de aprendizagem ter um feedback é importante. Quando erramos na execução de uma tarefa, é importante que quem sabe mais oriente para que o mesmo erro não se repita”, complementa o superintende do IEL.

4 - O estágio não tem limites?

MITO! Os boatos de que estagiário trabalha mais que os outros profissionais não são verdade. Os jovens têm uma carga horária – que pode variar entre 4h ou 6h – definida em lei.  

"A empresa tem que encaixar isso dentro da legislação e é, obviamente, importante que não coincida com os horários de aulas do jovem talento, até porque ele é estagiário e ainda está na escola ou faculdade”, reforça Vaz.

5 - O estagiário nunca é efetivado?

MITO! Existem diversos casos de funcionários que começaram como estagiário e, por demonstrar talento, foram conquistando espaço dentro das empresas.

“Não tem grande segredos. É uma convivência diária, onde você vai se mostrar para a organização nas pequenas atitudes do seu dia a dia. Como você lida com as pessoas, com os problemas e muito mais. Tudo isso conta na hora de decidir pela efetivação”, conta Eduardo Vaz.

EXTRA - O IEL ajuda a conseguir uma vaga de estágio?

VERDADE! O Programa de Estágio do IEL oferece diversas oportunidades e, por meio de um cadastro, faz a seleção, o acompanhamento e a pessoa ainda recebe as oportunidades de emprego referentes ao seu perfil. Confira o levantamento de vagas de estágio do IEL a cada 15 dias aqui, na Agência CNI de Notícias.

Relacionadas

Leia mais

Tem novidade no Prêmio IEL de Estágio
Caça às vagas do SENAI: há oportunidades por todo Brasil
IEL abre mais de 1.000 vagas de estágio pelo país

Comentários