Alunos do SENAI apresentam coleção de moda em noite de glamour e inspiração

Entre as modelos estavam as tops Isabeli Fontana, Izabel Goulart, Ana Beatriz Barros. Todo o processo de criação vai virar um reality show que será exibido na tv a partir de outubro

O aluno Michel Cardoso, do SENAI Cetiqt (RJ), encerrando o desfile com as modelos Carol Trentini e Amanda Fiore

Luz na passarela e muitos aplausos na plateia para uma coleção inédita criada por alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) de nove estados brasileiros. Assim foi a segunda edição do SENAI Brasil Fashion, realizado nesta quinta-feira (13), em São Paulo. Depois de um processo seletivo, nove estudantes de cursos de moda foram selecionados para participar do projeto criado pelo SENAI Cetiqt (Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil). Nessa edição, os trabalhos começaram em junho e, de lá pra cá, os alunos desenvolveram minicoleções inspiradas no tema “A influência do mundo no Brasil”.

Para criar as peças, os jovens estilistas receberam apoio de mentores, dentre os quais estão nomes de peso da moda nacional, como Ronaldo Fraga, Alexandre Herchovitch e Lino Villaventura. Para o estilista Ronaldo Fraga, o diferencial do projeto é justamente essa interação entre os profissionais que estão na ativa, com trabalhos reconhecidos, e aqueles que estão começando. “Durante esse processo, a gente provoca e instiga esses estilistas o tempo todo”, disse.

Fraga destacou que o SENAI Brasil Fashion acaba lançando um novo olhar sobre a educação profissional no país. “Um evento como esse valoriza, e muito, o ensino técnico no Brasil”, afirmou o estilista. Ele ressaltou também o investimento nesse modelo de educação em outros países. Ouça aqui.

GLAMOUR – Na passarela, 30 modelos apresentaram os looks, entre elas as tops Isabeli Fontana, Izabel Goulart, Ana Beatriz Barros, Carol Trentini, Laís Ribeiro, Luciana Curtis, Viviane Orth, Cíntia Dicker e Bruna Tenório. Cada minicoleção tinha três peças: conceito, prêt-à-porter e streetwear. Todo o processo de criação vai virar um reality show que será exibido na tv a partir de outubro, em nove episódios.

Uma das criações apresentadas era da estudante Sabrina Bublitz, que faz o curso superior em Design de Moda no SENAI de Blumenau (SC). Para ela, ver os trabalhos recebendo aplausos na passarela foi como viver um sonho. “Foi incrível, nem sei definir o momento. Estou um pouco anestesiada. É um sonho maravilhoso que se realiza. E tudo que eu conquistei até agora eu aprendi no SENAI”, disse. Sobre o futuro, Sabrina quer se dedicar aos estudos e já pensa em criar uma marca própria.

"Um evento como esse valoriza, e muito, o ensino técnico no Brasil" - Ronaldo Fraga

HOLOFOTES - O SENAI Brasil Fashion atraiu atenção da mídia, especialistas do mundo da moda e blogueiros antenados em novas tendências. Uma das maiores autoridades nacionais quando o assunto é moda, Costanza Pascolato, estava na primeira fileira e gostou do que viu. “Esse tipo de projeto é fundamental. Se você quer que algo floresça, você precisa plantar a semente nas pessoas. É preciso existir conhecimento, o Brasil precisa disso. Tem um caminho a ser trilhado e a gente precisa estimular esse trabalho”, afirmou.

A empresária e consultora de moda, Gloria Kalil, também assistiu ao desfile. Depois de ver as novidades, foram só elogios. “Eu estou participando pela segunda vez e gostei muito. Nós vimos aqui a cereja do bolo. Para ter uma cereja, tem que ter o bolo! Esse bolo foi feito com o trabalho das modelistas, das costureiras e dos cortadores, que fizeram tudo muito bonito. O desfile foi lindo e está ficando cada vez melhor”, finalizou.

SOBRE O SENAI CETIQT – A escola de moda fica no Rio de Janeiro e é o principal centro formador de profissionais para o segmento. O espaço tem plantas-piloto completas que reproduzem o ambiente fabril, além da planta-piloto de confecção, de uma rede integrada de laboratórios e de uma área de inovação. O SENAI Cetiqt oferece cursos técnicos, de qualificação e aperfeiçoamento profissional, de nível superior, pós-graduação e de extensão.

A WORLDSKILLS – O SENAI Brasil Fashion é um dos eventos paralelos à WorldSkills 2015, competição mundial de profissões, realizada até 15 de agosto, em São Paulo. Na disputa, 1.200 jovens de 62 países buscam o título de melhor profissional do mundo em 50 ocupações da indústria e do setor de serviços, como mecatrônica, robótica, manutenção de aeronaves, marcenaria, design gráfico, joalheria, panificação e outras. O evento é realizado pelo Serviço Nacional de aprendizagem Industrial (SENAI) e pela Confederação Nacional da Indústria.

FOTOS DO DESFILE - Veja as fotos do desfile no Flickr da CNI.

Relacionadas

Leia mais

Visitantes da WorldSkills podem fazer medidas do corpo no estande do SENAI CETIQT
Conheça os destaques da programação desta sexta-feira (14) na WorldSkills 2015
Ministro da Educação se encontra com competidores brasileiros da WorldSkills

Comentários