10 motivos para participar da próxima temporada do Torneio de Robótica FLL

O torneio é uma iniciativa do grupo Lego, da Dinamarca, e da organização americana FIRST (For Inspiration and Recognition of Science and Technology)

O tema da temporada 2015/2016 do Torneio de Robótica FIRST LEGO League, promovido no Brasil pelo Serviço Social da Indústria (SESI), já está definido: será Trash trek ou Como cuidamos do nosso lixo . Os competidores terão de desenvolver projetos de pesquisa inovadores que poderão, quem sabe, ajudar milhões de pessoas no futuro. O mundo da robótica pode parecer um pouco complicado no início, mas quem passa a fazer parte dele garante: é impossível sair.

Podem participar do torneio crianças e adolescentes de 9 a 16 anos de escolas públicas, privadas ou grupos de amigos que queiram montar uma equipe. Você está pensando em participar da próxima edição? A Agência CNI de Notícias reuniu alguns motivos para te estimular:

1- Com a robótica, você aprende brincando.
Trabalhar com robôs é muito mais simples do que você imagina. E ainda aprende conceitos de física, matemática e engenharia se divertindo.

2- Você coloca a teoria em prática.
Tudo aquilo que seu professor coloca no quadro, você pode aplicar na montagem do robô e na pesquisa.

3- A diversão é garantida.
Tem muito chapéu diferente, fantasia engraçada, brincadeiras, música e até a famosa dança da galinha!

4- Robótica = novas amizades. <3
Um dos principais valores da competição é a disputa amigável, você compartilha conhecimento com colegas de vários estados do Brasil e até de outros países. Essa aí na foto é a equipe chilena que participou do Festival Internacional de Robótica, em Belo Horizonte.

5- Você vai ter contato com outras culturas.
Dependendo dos resultados, você participa de torneios estaduais, regionais, nacionais e até internacionais. Conhece outras cidades, estados, países e pessoas muito diferentes de você. Abaixo, a equipe americana que esteve aqui no Brasil no ano passado.

6- Os estudantes aprendem e trabalham em equipe.
Todas as tarefas são realizadas em conjunto, compartilhando momentos de ansiedade, alegria e conhecimento.

7- Tem medo de falar em público? O torneio vai te ajudar.
Você pode desenvolver habilidades de comunicação, diminuir a timidez, além de melhorar a autoconfiança.

8- A robótica pode te ajudar a descobrir a profissão que quer seguir.
Depois de participar da competição, vários futuros engenheiros (como essa galera do Amazonas), cientistas e matemáticos saem do torneio com a cabeça no futuro.

9- Programar um robô deixa de ser coisa de outro mundo.
Você vai lidar com um software que não é muito diferente daqueles que estão no seu celular ou laptop.

10- Você pode até mudar o mundo!
Os projetos de pesquisa podem ajudar milhões de pessoas. Um bom exemplo é o trabalho desenvolvido pelo neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis, que estuda mecanismos para que as pessoas movimentem máquinas apenas com o pensamento.

A COMPETIÇÃO – O torneio é uma iniciativa do grupo Lego, da Dinamarca, e da organização americana FIRST (For Inspiration and Recognition of Science and Technology), realizado em mais de 80 países. No Brasil, o SESI é o organizador oficial do evento. Na temporada 2014/2015, o desafio dos estudantes foi pesquisar e apresentar propostas inovadoras para aperfeiçoar o aprendizado, dentro e fora das salas de aula. O objetivo é fazer com que essa experiência criativa desperte o interesse das crianças e adolescentes para as carreiras de engenharia e tecnologia. Saiba tudo sobre a disputa no site do Torneio de Robótica!

MULTIMÍDIA - Todas as fotos do evento estão no perfil da CNI no Flickr. Acompanhe a disputa também pelo Facebook, Instagram, e pelo perfil do Torneio no Snapchat: @roboticafll.

TODAS AS NOTÍCIAS DO TORNEIO

Relacionadas

Leia mais

Torneio de Robótica ajuda participantes a escolherem profissão
VÍDEO: Alunos de escolas públicas disputam o Festival SESI de Robótica FLL
Cinco equipes de robótica de Santa Catarina se classificam para etapa nacional do Torneio FLL

Comentários