Série Turma da Robótica mostra como os robôs mudaram o ensino em sala de aula

Série de TV, fruto de parceria entre SESI e Canal Futura, foi lançada durante a Olimpíada do Conhecimento 2016

A partir da próxima segunda-feira (14), entra no ar, pelo Canal Futura , a série Turma da Robótica. Uma verdadeira viagem pelo Brasil, com visitas a escolas e equipes que encontraram na robótica uma nova maneira de ensino e aprendizagem. A série do Serviço Social da Indústria (SESI) e do Canal Futura foi lançada nesta quinta-feira (10), durante a Olimpíada do Conhecimento 2016 , em Brasília.

A Turma da Robótica estreia na próxima segunda-feira (14), no Canal Futura

O lançamento teve um bate-papo sobre a robótica educacional mediado pelo apresentador Zeca Camargo, da TV Globo. Para um dos participantes, o especialista em robótica e professor do Centro Universitário da FEI, de São Bernardo do Campo (SP), Flávio Tonindandel, a forma de ensino mudou. “E essa mudança é importante para termos crianças inovadoras e criativas. Em vez de você ensinar matemática, química e física simplesmente, você ensina robótica. E com isso, no meio da robótica, você ensina todos os conceitos dessas disciplinas que o aluno precisa aprender”, explica.

A indústria também está de olho nessa mudança. O gerente de Comunicação para a América Latina da John Deere, Guilherme Sierra, ressalta que a robótica trabalha questões como companheirismo, comprometimento e ética. “Para a empresa, isso também é importante. Nossa finalidade é produzir máquinas e vender, mas hoje em dia não é só isso, porque nós participamos da sociedade. Não é o jovem que eu vou empregar agora, mas é uma maneira de devolver para a sociedade um conhecimento que nós já temos” diz. A John Deere, fabricante de máquinas agrícolas e de construção civil, é patrocinadora de equipes de robótica.

A Turma da Robótica revela que a atividade de construir robôs pode auxiliar no processo de aprendizagem. Com 13 episódios, a série retrata situações vividas junto a 39 equipes de robótica de várias partes do Brasil. A ideia é mostrar que o estímulo ao ensino prático, à interdisciplinaridade e ao trabalho em equipe, com aparatos tecnológicos de ponta, é uma abordagem capaz de gerar ótimos resultados no processo de ensino e aprendizagem.

A cada episódio, o telespectador acompanhará o trabalho das equipes de alunos com os robôs, além de conhecer um pouco mais sobre a montagem de máquinas e de como as teorias das disciplinas exatas podem ser aplicadas.

PRIMEIRO EPISÓDIO – O episódio que abre a série começa pela cidade de São Caetano do Sul (SP) para mostrar uma equipe que se inspira no rock. De São Paulo, segue para Sergipe, onde uma turminha explica como a humildade e a dedicação se tornaram as chaves para o aprendizado. Por fim, em Brasília, o capítulo mostra uma equipe que busca, nos ensinamentos dos deuses gregos, todo conhecimento necessário para descobrir mais e mais sobre o mundo da robótica. Assista! Você não pode perder!

OC2016 – A nona edição da Olimpíada do Conhecimento é realizada até 13 de novembro, em Brasília, e reúe 1.200 estudantes em uma estrutura montada ao lado do ginásio Nilson Nelson, em Brasília. Além da competição principal, que contempla sete desafios multidisciplinares, haverá outras provas: desafios individuais, Avaliação Prática do Estudante, Inova SENAI e o Festival SESI de Robótica FLL.

Realizada de dois em dois anos pelo SENAI e pelo SESI, o evento reune jovens que fizeram ou estão concluindo cursos técnicos ou de aprendizagem profissional do SENAI ou dos Institutos Federais, estudantes do SESI e de escolas públicas.

Com provas que exigem habilidade técnica e conhecimento sobre o mercado de trabalho, a competição tem novos desafios que envolvem muita criatividade. Durante os quatro dias de torneio, os estudantes serão provocados a apresentar soluções e produtos para empresas e para a comunidade, além de participar de provas individuais que exigem precisão e raciocínio rápido.

SÉRIE TURMA DA ROBÓTICA
Estreia no Canal Futura: 14 de novembro, às 20h30
Exibição: segundas-feiras, às 20h30
Reprise: sábados, às 14h30 e segundas-feiras, às 14h
Todos os episódios da série estarão disponíveis no site do Canal Futura após a exibição na TV.

Relacionadas

Leia mais

Escola SESI SENAI do Futuro apresenta novas ferramentas e tecnologias para a educação
Mostra sobre evolução das profissões recebe 1.300 pessoas no primeiro dia da OC2016
Começa a disputa eletrizante do Festival SESI de Robótica

Comentários