Novo presidente da FIEPE quer fortalecer relação com lideranças e expandir atuação do Sistema Indústria em Pernambuco

Recém eleito para comandar a Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco, o economista, nascido em Goiana, ocupou a vice-presidência da casa por 12 anos

A relação entre o pernambucano  Ricardo Essinger e o Sistema Indústria é de longa data. Recém eleito para comandar a Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco, o economista, nascido em Goiana, ocupou a vice-presidência da casa por 12 anos. Antes disso, acumulou vasta experiência  ao longo de duas décadas de atuação em entidades sindicais no estado. Aos 74 anos, espera fazer uma gestão que aproxime ainda mais as lideranças empresariais do Sistema FIEPE. Quer ainda consolidar o trabalho das unidades regionais na prestação de serviços à indústria. "Buscamos atrair os associados para que todos tenham visão mais ampla da FIEPE", afirma.

Confira a entrevista concedida por ele à Agência CNI de Notícias.

Agência CNI de Notícias – Em junho, o senhor assumiu a presidência da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE).  Qual será o foco da sua gestão quanto ao fortalecimento dos sindicatos e à promoção do associativismo?

Ricardo Essinger - Estamos implantando nova cultura associativa, processo que vem sendo amadurecido nas últimas gestões, com ênfase na profissionalização dos serviços internos para oferecer aos associados oportunidades de mais conhecimento dos problemas que atingem a atividade industrial e as possíveis soluções que o Sistema FIEPE oferece, encaminha ou resolve. Buscamos atrair os associados para que todos tenham visão mais ampla da FIEPE, por meio de constantes palestras, cursos, missões, ampliando, ao mesmo tempo, conhecimento aprofundado do alcance das nossas atividades.

Paralelamente, promovemos maior integração do Sistema FIEPE (SESI, SENAI, IEL) possibilitando melhor proveito, com atendimento integrado junto às empresas. Com isso, teremos melhores resultados na oferta de mão de obra, na segurança no trabalho, e nas  práticas inovadoras. Esperamos que isso reflita positivamente tanto no ambiente dos negócios quanto na inserção do comércio internacional.

Todo esse processo e as ações do Sistema FIEPE  são realizadas com base na transparência, , disponibilizando o acesso às informações a todos os interessados. Essas informações dizem respeito à administração do Sistema, às ações propostas e aos recursos disponíveis.

Agência CNI de Notícias – A FIEPE disponibiliza aos sindicatos filiados o Programa de Gestão Desenvolvimento Sindical (PGDS). Conte-nos um pouco mais sobre o programa, os principais benefícios e como tem sido a adesão dos sindicatos.

Ricardo Essinger - O fortalecimento dos sindicatos é uma das metas principais, buscando sempre aplicar com eficácia os recursos que dispomos e explorar as condições favoráveis para continuar aprimorando as relações associativas. Temos um leque de alternativas e pessoal qualificado. Com certeza, teremos a efetiva participação das lideranças sindicais.

Agência CNI de Notícias – Recentemente, a FIEPE reuniu uma delegação de sindicatos e realizou duas visitas de benchmarking às federações do Paraná e de Santa Catarina. Como foi a experiência?

Ricardo Essinger - A experiência observada pelos dirigentes sindicais após participarem das visitas foi a de que essas federações mantêm um relacionamento bastante integrado com os sindicatos e as demais entidades do sistema dessas federações.

No momento, os resultados que já tivemos na FIEPE foi uma aproximação maior dos executivos sindicais com o corpo técnico dessas federações de Santa Catarina e do Paraná. Mais resultados surgirão logo após a elaboração do relatório do projeto Foco nos Sindicatos.

Agência CNI de Notícias – O Sistema FIEPE possui três unidades regionais distribuídas pelo estado, em Araripina, Caruaru e Petrolina. Em que medida essas estruturas permitem a aproximação e o fortalecimento do vínculo entre empresas, sindicatos e federação?

Ricardo Essinger - A interiorização do Sistema FIEPE possibilita levar às mais diferentes regiões do Estado os serviços, a orientação e as ações das atividades industriais, que passaram a ter peso preponderante nas atividades da Federação. Nos últimos anos, a FIEPE desenvolveu amplo estudo para conhecer melhor as dificuldades e propor medidas para enfrentá-las, envolvendo todos os segmentos da sociedade numa grande parceria em prol do desenvolvimento industrial e dos novos  empreendimentos.

Trata-se da Proposta de uma Política Industrial para o Estado de Pernambuco, que vem sendo implantada pela FIEPE, com apoio da CNI, enfatizando a superação dos desafios que afetam as atividades industriais, principalmentee no interior. Daí a importância da criação das Unidades Regionais da FIEPE, em Caruaru, Petrolina e na Região do Sertão do Araripe, rica produtora de gesso.

Além de incentivar a vocação industrial da região, formulando políticas adequadas, colocando à disposição dos empreendedores todo o portfólio de produtos e serviços do Sistema, as Unidade Regionais contarão com permanente apoio da FIEPE. Desde cursos, palestras e capacitações voltados aos empresários e executivos da indústria até instalações adequadas e intercâmbio com o Sistema e outros setores que apoiam as atividades industriais.

Relacionadas

Leia mais

Empresários de Araripina participam de curso sobre mercado internacional, promovido pela FIEPE e CNI
Dia do Empresário da Indústria do Recife foi comemorado na FIEPE com palestra sobre produtividade

Comentários