Federação das Indústrias de Mato Grosso amplia ações de estímulo ao associativismo

Para conhecer mais detalhes dessa experiência, o Portal da Indústria entrevistou o presidente da FIEMT, Jandir José Milan

Duas iniciativas vêm marcando a atuação da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (FIEMT) na promoção do associativismo nos últimos anos: a criação e o funcionamento do Conselho Temático de Desenvolvimento Sindical e uma maior aproximação com os sindicatos e indústrias do interior do estado.

Para conhecer mais detalhes dessa experiência, o Portal da Indústria entrevistou o presidente da FIEMT, Jandir José Milan. Confira os principais trechos:

Portal da Indústria - Em 2011, a FIEMT inovou e criou o Conselho de Desenvolvimento Sindical. Em que medida ele tem contribuído para os resultados alcançados pela federação quanto ao fortalecimento dos sindicatos e à promoção do associativismo?

Jandir José Milan - O Conselho Temático de Desenvolvimento Sindical foi criado em conformidade com uma das principais premissas estabelecidas pela nossa gestão, que é o fortalecimento da nossa base sindical, uma vez que temos a convicção de que a eficiência das ações do Sistema FIEMT passam, necessariamente, pela existência de sindicatos fortes e atuantes. O Conselho surgiu a partir do desmembramento do Conselho Temático de Relações do Trabalho, após identificarmos a necessidade de uma atuação mais direcionada às demandas específicas dos nossos sindicatos.

Inovamos também na composição do Conselho por meio da participação dos executivos sindicais dos mais variados sindicatos, segmentos e regiões, que com o seu conhecimento prático e vivência têm oferecido uma valiosa contribuição na realização das ações. Um dos pontos fundamentais de destaque para o sucesso do Conselho é o fato do mesmo possuir atuação vinculada diretamente às iniciativas do Programa de Desenvolvimento Associativo da CNI (PDA). Essa dinâmica tem favorecido diretamente a ampliação da eficiência nas ações do programa, uma vez que as atividades de planejamento e execução são alinhadas em conjunto entre a equipe técnica responsável pela execução do PDA e o Conselho Temático, além de também fortalecer a participação dos sindicatos filiados e da própria diretoria da FIEMT nessas iniciativas.

Portal da Indústria - O senhor pode citar exemplos de resultados positivos relacionados à atuação do Conselho de Desenvolvimento Sindical?

Jandir Milan - Dentre as principais ações podemos citar a criação de uma Política Comercial do Sistema FIEMT, contendo condições exclusivas para indústrias associadas, a realização de grandes eventos destinados ao fortalecimento do relacionamento entre os sindicatos e as empresas industriais, como por exemplo, o ‘Dia do Empresário da Indústria’, que estamos realizando com enorme sucesso em diversas cidades polo de Mato Grosso, além dos cursos específicos do PDA, onde superamos todas as metas de presença.

Temos outras ações importantes como a aquisição de softwares de gestão sindical modernos e o fortalecimento dos canais de comunicação com a implantação de novos sites. Outra importante atividade que estamos realizando para o fortalecimento da base sindical é a execução de um plano de ação previamente estabelecido em nosso planejamento estratégico, que visa obter a regularização legal de 100% dos sindicatos filiados à FIEMT, inclusive resolvendo questões pontuais de base territorial, documentação etc.

Portal da Indústria - Já é possível sentir os efeitos dessa maior aproximação com os sindicatos e empresas do interior do estado?

Jandir Milan - O evento ‘Dia do Empresário da Indústria’ é um forte exemplo de ação bem sucedida, pois foi realizado em cinco cidades polo, onde as ações de planejamento e mobilização foram desenvolvidas diretamente pelos próprios sindicatos, com o apoio da FIEMT e CNI. Esse tipo de iniciativa aproxima as indústrias e sindicatos, fortalecendo diretamente o associativismo. Durante os eventos, as empresas têm a oportunidade de conhecer mais sobre a atuação dos sindicatos e do próprio Sistema FIEMT, e o acesso direto a informações sobre a importância de se associarem.

Cito como outra ação importante a realização do projeto COOPERAS/PDA, que tem por objetivo realizar visitas às 400 maiores indústrias não associadas aos nossos sindicatos com dois focos fundamentais: identificar as razões pelas quais essas empresas não estão associadas, suas necessidades e seu perfil, e realizar uma apresentação sobre a importância e benefícios da filiação dessas indústrias. Durante essas visitas, a equipe técnica também faz a entrega dos portfolios dos sindicatos, elaborados pela CNI e FIEMT, por meio do Conselho Temático de Desenvolvimento Sindical. As informações obtidas se tornarão importantes subsídios para a definição de futuras ações a serem desempenhadas pelos sindicatos e pelo próprio Sistema FIEMT.

Portal da Indústria - Quais são os planos da FIEMT para dar continuidade ao fortalecimento dos sindicatos e ao incentivo ao associativismo?

Jandir Milan - Sabemos que as ações para o fortalecimento do associativismo são permanentes e, por isso, além da execução das atividades que ainda temos estabelecidas, estamos planejando e intensificando novas iniciativas na capital e principalmente no interior do estado, com o apoio do Conselho Temático de Desenvolvimento Sindical, para melhorarmos a atuação dos nossos sindicatos.

Dentre as nossas futuras ações cito a realização de cursos para empresários, diretores e executivos sindicais, a ampliação das nossas parcerias comerciais, novos projetos inovadores, dentre outras. Todas visam demonstrar às indústrias quais as vantagens que tem a empresa em ser associada a um Sindicato Patronal Industrial, principalmente do ponto de vista da sua competitividade e crescimento.

Relacionadas

Leia mais

Simno e Fiemt oferecem curso sobre as NRs que mais impactam as indústrias
Fiemt é destaque nacional pelo Programa de Desenvolvimento Associativo

Comentários