Conselhos de Claudia Rocha para você inovar na sua empresa

A consultora de captação de recursos públicos e privados explica o que é um projeto de inovação, como ele auxilia o crescimento de uma empresa e dá dicas de por onde começar

"Projetos de inovação são o planejamento e a execução de ideias transformadoras" - Claudia Rocha

Empresas de todos os setores precisam estar atualizadas para não deixar a "peteca cair" e os projetos de inovação são ferramentas que podem ajudar nisso. Normalmente, eles surgem para solucionar um problema ou para oferecer uma oportunidade de crescimento no mercado.

A consultora de captação de recursos públicos e privados Claudia Rocha, é especialista no assunto e trouxe algumas dicas para quem deseja criar um projeto de inovação. Ela é professora do curso online Projetos de inovação: do projeto à captação de recursos oferecido pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL), a partir do próximo dia 31 de maio, por meio da plataforma de Educação Executiva

Confira, a seguir, os conselhos para inovar na sua empresa que Claudia Rocha deu em entrevista para a Agência CNI de Notícias: 

AGÊNCIA CNI DE NOTÍCIAS - O que é um projeto de inovação?

CLÁUDIA ROCHA - Projetos de inovação são o planejamento e a execução de ideias transformadoras. Eles costumam dar origem a novos produtos, serviços, processos, ferramentas, modelos de comunicação, entre outros recursos que a empresa utiliza para aumentar os resultados positivos. 

Os projetos de inovação podem ser criados para resolver problemas ou explorar oportunidades.

Uma inovação incremental é a forma mais comum dentro das empresas. Nesse tipo de projeto, melhorias são acrescentadas a um produto já existente. Um exemplo são as versões de smartphones criadas pelas empresas Apple e Samsung, onde cada novo aparelho traz diferenças de tela, câmera e hardware

Já um exemplo de inovação disruptiva, ou seja, que rompe os padrões da empresa, é o case da Connekt que integra o programa Natura Startups. Eles inovaram na forma de recrutar candidatos por meio de um processo digital e com isso o tempo para selecionar colaboradores caiu de 15 para 5 dias. A ferramenta deu fim a triagens, ligações e entrevistas tradicionais e possibilitou um corte de gastos inovador para a empresa. 

AGÊNCIA CNI DE NOTÍCIAS - Na sua opinião, por onde uma pessoa/empresa deve começar um projeto de inovação?

CLÁUDIA ROCHA - Existem várias ferramentas e metodologias que ajudam nesse processo, vou exemplificar algumas:

  1. Mapa de empatia: ouça os seu consumidores, são eles que mais conhecem seus produtos e serviços, busque todas as informações que puder quanto às dores e necessidades dos seus clientes;
  2. Design thinking: tem como objetivo desenvolver uma experiência de consumo, que seja altamente desejável pelo consumidor, viável tecnologicamente e rentável para o seu negócio, utilizando a empatia, experimentação e prototipação;

Depois de ouvir seus clientes e identificar as oportunidades que a empresa pode inovar, coloque o projeto no papel. Algumas perguntas podem guiá-lo nesse processo.

  • Who (quem): Para quem seu projeto é destinado?
  • What (o quê): Como define seu projeto? O que ele é? O que faz?
  • Why (por quê): Por que ele deve ser desenvolvido?
  • When (quando): Quando ele deve ser implementado? Para suprir qual necessidade?
  • Where (onde): Onde é o melhor local para inserir seu projeto?
  • Whom (para quem?): Para quem você está desenvolvendo esse projeto?
  • How (como): Como ele deve ser inserido? O que se espera alcançar?
  • How much (quanto): Quanto ele irá custar?
  • How Many (quantos): Quantas pessoas/recursos serão necessários?

Quando todas as perguntas tiverem respostas, a empresa terá um projeto inovador.

AGÊNCIA CNI DE NOTÍCIAS - Qual a maior dificuldade que podem encontrar durante a criação de um projeto de inovação?

CLÁUDIA ROCHA - Como dito nas respostas anteriores, um projeto de inovação nasce de uma necessidade ou oportunidade mapeada, para oferecer uma chance de explorar mercados em rápido crescimento, nos quais a empresa possui baixa ou nenhuma participação até o momento. 

O maior problema que vejo é um elevado grau de desconhecimento sobre a gestão da inovação. Em sua grande maioria, as organizações não incorporam práticas de gestão da inovação ou veem o tema apenas como aquisição de máquinas e equipamentos para seus processos produtivos, com pouca ou quase nenhuma ênfase à inovação de produtos e serviços. 

A cultura de inovação também é um dos pontos frágeis, pois é vista frequentemente como o principal obstáculo ao sucesso. Profundamente arraigada, e muitas vezes sutil, ela acaba sendo uma das coisas mais lentas a mudar.

Criar uma cultura de inovação requer habilidades de liderança e de pessoas, uma mudança de mentalidade e ações concretas para refletir esses novos valores. 

A solução está na gestão de inovação, pois, por meio dela, é possível gerenciar ideias inovadoras e avaliar o potencial de cada projeto, as adaptações necessárias, os benefícios e qual é o retorno que pode ser obtido. Mas para implementação, é preciso considerar o modelo de negócios, as estratégias da empresa, os processos organizacionais, a governança corporativa e os recursos que podem ser destinados às novas ideias.

AGÊNCIA CNI DE NOTÍCIAS - Quais recursos são necessários para tirar um projeto do papel? As ferramentas disponíveis no mercado são suficientes?

CLÁUDIA ROCHA - Inicialmente, é necessário que o empreendedor planeje de forma racional todos os recursos necessários para alavancar e tirar a sua ideia do papel. 

Estipule os custos indispensáveis como estrutura, material, equipe e riscos eventuais. Pois sabendo quais serão os custos, o empreendedor irá buscar as melhores fontes de fomento para viabilizar o projeto. 

No nosso país temos, desde fomentos reembolsáveis (linhas de financiamento à inovação), até fomentos não reembolsáveis (editais) e incentivos fiscais à inovação.

Alguns exemplos de financiadores são a Financiadora de Inovação e Pesquisa (Finep), o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), as Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs), os bancos de desenvolvimento, o Sistema S, a Embrapii, entre outros. Não falta recursos, mas falta bons projetos.

IEL oferece curso online sobre projeto de inovação

Nos dias 31 de maio e 2, 7 e 9 de junho, o IEL vai oferecer o curso online Projetos de inovação: do projeto à captação de recursos. As aulas vão preparar o aluno(a) para estruturar ou aperfeiçoar a busca das melhores opções de fomento para projetos de inovação. Além disso, também vai capacitar os profissionais com os principais conceitos, métodos e técnicas para elaboração, gestão e submissão dos projetos junto às agências de fomento e financiamento para a inovação do país. Acesse o site para mais informações

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