A inovação anda de mãos dadas com a eficiência

O mestre em estratégia e planejamento Adriano Bertoldo explica que as empresas não precisam escolher entre as duas características, mas investir em ambas. IEL oferece o curso Construindo Eficiência e Inovação

Bertoldo afirma que não há uma contradição, mas uma competição de recursos das empresas para aperfeiçoamento do presente e para busca do futuro

Ser eficiente é apresentar resultados de qualidade em menos tempo que o normal. Dentro de uma empresa, essa característica, combinada com a inovação, pode gerar um novo método de gestão, um produto melhor ou um serviço inédito, por isso é tão requisitada nos currículos.

O mestre em estratégia e planejamento Adriano Bertoldo explica que apesar dos empresários ainda pensarem que só conseguem investir recursos em uma das frentes - seja a busca por inovação ou por eficiência -, o recomendado é conciliar as duas. 

Bertoldo é especialista nos conceitos que equilibram as estratégias, processos e pessoas, para aprimorar os resultados empresariais. Ele vai ministrar o curso Construindo Eficiência e Inovação, do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), oferecido a partir do dia 5 de julho, no site de Educação Executiva

Em entrevista para a Agência CNI de Notícias, ele fala sobre as dificuldades que as empresas enfrentam e dá dicas para quem quer ser eficiente e inovador. Confira a seguir:

AGÊNCIA CNI DE NOTÍCIAS - Existe contradição entre a busca de eficiência e de inovação?

ADRIANO BERTOLDO - Não há uma contradição, mas uma competição de recursos da empresa para aperfeiçoamento do presente e para busca do futuro. Para que uma empresa tenha mais competitividade, recomenda-se a conciliação entre esforços para aperfeiçoamento do presente e busca do futuro, entre busca de eficiência e de inovação.

AGÊNCIA CNI DE NOTÍCIAS - Alguns empresários ainda acreditam que a inovação é algo para empresas com “muito dinheiro”. Como poderíamos desmistificar esse pensamento?

ADRIANO BERTOLDO - A inovação é importante para uma empresa com “muito dinheiro”, que pode investir e correr mais riscos buscando desenvolver uma inovação disruptiva, assim como a busca de inovação incremental é importante para uma empresa com “pouco dinheiro” ganhar eficiência e, com isso, aumentar sua lucratividade e poder “ganhar mais dinheiro”.

AGÊNCIA CNI DE NOTÍCIAS - Na sua opinião, qual a maior dificuldade que uma empresa encontra para conciliar eficiência e inovação?

ADRIANO BERTOLDO - Em minha opinião a maior dificuldade é a empresa harmonizar as dimensões processos e pessoas para alcance de sua estratégia. Em outras palavras, o desafio é garantir que os processos e comportamentos das pessoas estejam alinhados com as diretrizes estratégicas da organização. As empresas que superarem este desafio terão maior chance de desenvolver as competências aprendizado e adaptabilidade, cruciais para sua sobrevivência e perpetuidade.

AGÊNCIA CNI DE NOTÍCIAS - Quais dicas você dá para empresa que precisa ser mais eficiente e não sabe por onde começar?

ADRIANO BERTOLDO -  Primeiro é preciso compreender quais são os processos mais críticos para sua eficiência. Depois definir um plano de ação para melhorar as causas menos difíceis e com maior impacto em seus resultados; avaliar evolução do plano de ação, ajustando sempre que necessário; e por fim preparar as pessoas para compreender a estratégia da empresa, avaliar efetividade de suas ações, promovendo o aprendizado organizacional.

AGÊNCIA CNI DE NOTÍCIAS - O que é necessário para dar início a essa transformação? As ferramentas disponíveis no mercado são suficientes?

ADRIANO BERTOLDO - São necessários: conhecimento, pessoas preparadas e gestão. Há muitas teorias e ferramentas disponíveis, o desafio é identificar quais que mais se adequam à sua estratégia e alcançar assertividade na execução.

IEL oferece curso online sobre eficiência e inovação

A partir do dia 5 de julho, o curso Construindo Eficiência e Inovação será ministrado pelo professor Adriano Bertoldo. As aulas desenvolverão competências essenciais como harmonizar as dimensões estratégia-processos-pessoas para alcançar eficiência e inovação; como “desenhar” uma estrutura dinâmica para execução da estratégia; e práticas inovadoras aplicadas em startups e corporações no Brasil e no mundo.

Ao final, espera-se que os alunos sejam capazes de realizar um diagnóstico, bem como promover ações para aperfeiçoamento da eficiência e inovação em sua empresa. Acesse o site para mais informações.

Relacionadas

Leia mais

Vagas de estágio: vem que tem no IEL
Conselhos de Claudia Rocha para você inovar na sua empresa
IEL e IPT lançarão nova edição do Inova Talentos

Comentários